Desenvolver competências e até trabalhar de graça podem fazer você se destacar na multidão
Conseguir emprego sem ter experiência é um desafio no mundo todo. Para superá-lo, Darius Foroux, autor de Think Straight, sugere um caminho que vai além de criar seu primeiro currículo e começar a se candidatar às vagas dos seus sonhos. Ele já avisa que esse caminho pode ser pelo menos duas vezes mais trabalhoso, mas os resultados compensam. Preparado?
Neste artigo você verá:
Como conseguir emprego sem ter experiência
1. Seja a pessoa que você gostaria de contratar
Sabe por que as empresas preferem contratar alguém com pelo menos dois anos de experiência? Embora não pareça fazer muita diferença – não ter experiência ou ter dois anos de experiência – esse quesito pesa para as empresas porque, segundo Foroux, os dois ou três primeiros anos de vida profissional são basicamente voltados a aprender a ser profissional. Especialmente para quem está saindo da faculdade.
“Algumas pessoas nunca se tornam sérias em relação ao trabalho”, diz
ele. Elas são as primeiras a sair às cinco da tarde. Elas não fazem
perguntas, não procuram mentores, amam a hora do almoço e batem papo com
os colegas sempre que podem. “Se você fosse o CEO da empresa, iria
querer alguém assim no seu time?”, questiona Foroux.
Ele confessa que já foi assim, mas percebeu que essa postura não levaria
a nada. “Você é recompensado apenas por resultados”, afirma. E o que traz resultados? Ele é categórico na resposta: competências.
2. Busque empresas que valorizam suas competências
Uma boa notícia é que cada vez mais empresas estão focando as competências (e não mais apenas a experiência) dos profissionais que pretendem contratar. “No livro The Virgin Way, Richard Branson, o famoso fundador da Virgin (que emprega aproximadamente 71.000 pessoas), contrata por caráter e competências”, afirma o especialista. “Ele prefere realmente conhecer os candidatos em vez de fazer um monte de perguntas chatas.”
Ou seja, se você buscar empresas com esse foco, terá mais chances de ser contratado – mesmo que você ainda não tenha experiência. E pode começar fazendo um currículo por competências (explicadinho ali no post).
E como você encontra empresas que procurem competências e não necessariamente experiência? Perguntando sobre o processo, conversando com pessoas do RH sempre que possível. “Você pode usar essas informações para se candidatar a vagas de seu interesse”, diz Foroux. E, diferentemente daqueles que se candidatam às cegas, você saberá o que essas empresas estão buscando.
3. Faça algum trabalho não remunerado
Outra dica de Foroux é se oferecer para uma empresa em que você
adoraria trabalhar para desenvolver algum projeto ou trabalho por
determinado período. No Brasil, a prática não é muito comum, pelo menos
por enquanto. Por isso mesmo, desde que seja viável, essa pode ser uma
boa forma de você se destacar dos ccondorrentes.
Para saber o que fazer, ele cita as recomendações do psicólogo Larry Stybel. São basicamente três passos:
- Pense o que você pode fazer pela empresa. Tente contato com alguém lá dentro e proponha o trabalho, sendo honesto sobre o que você de fato pode entregar.
- Seja específico em relação ao que você vai ganhar com isso. Experiência? Oportunidade de ser contratado? Networking?
- Seja claro em relação ao tempo em que realizará o trabalho. Um mês? Duas vezes por semana durante três meses? “Muitas vezes você não pode trabalhar em tempo integral de graça, nem é algo que eu recomendo”, afirma Foroux. Ou seja, é preciso continuar procurando emprego remunerado.
4. Procure um trabalho voluntário
Esta dica não é do especialista, mas já falamos algumas vezes aqui sobre o quanto um trabalho voluntário pode valorizar seu currículo e desenvolver muitas das competências que você precisa para o trabalho remunerado. Se você não se sentir à vontade para seguir a recomendação 3 ou não conseguir sucesso nesse primeiro contato com a empresa, experimente se dedicar a algo que você gosta para ajudar alguém. Pode ser mais recomensador do que você imagina, viu?
Por fim, Foroux afirma que uma das principais lições para quem começa a carreira é se considerar uma máquina de aprendizado. Não seja orgulhoso demais para aprender ou trabalhar de graça. Quanto mais competências você desenvolver, mais chance tem de conseguir o seu primeiro emprego e até o emprego dos seus sonhos.
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/como-conseguir-emprego-sem-ter-experiencia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário