Entenda por que esse documento é tão importante para todas as etapas da sua carreira
Muita gente pensa que o objetivo do currículo é simplesmente o de formalizar sua candidatura a uma vaga de emprego. Se você pensa dessa forma, provavelmente esteja trabalhando nesse documento ou preenchendo um formulário online da forma errada. Isso porque o currículo pode fazer muito mais pela sua carreira.
De forma geral, ele deve ser a sua melhor publicidade como profissional. E deve resumir suas experiências, realizações, competências, conhecimentos e formação.
Neste artigo você verá:
Objetivo do currículo: o que ele pode fazer por você
Contar a sua história
O currículo permite que você conte sua história profissional de forma clara e objetivo. Além de descrever sua experiência, você pode mencionar seus principais resultados ao longo do documento. A ideia principal é contar a história de quem você é e o que você já fez, destacando os principais pontos.
Descobrir quem você é
Você já se surpreendeu com a quantidade de coisas interessantes que já fez na carreira ao escrever seu currículo? Se você estiver começando a vida profissional, talvez ainda não tenha passado por isso, mas ainda vai passar. Muitas vezes, vamos acumulando resultados e experiências e nem nos damos conta do quanto já evoluímos desde o nosso primeiro emprego. O currículo ajuda a ver tudo isso para descobrir quem nós somos profissionalmente.
Falar por você
Na primeira etapa do processo seletivo, você não está frente a frente com o recrutador. É o currículo que fala por você e se apresenta. Portanto, se for bem escrito e organizado, ele demonstrará que você tem capacidade de comunicação e organização.
Conseguir uma entrevista
No final das contas, o objetivo do currículo é fazer com que você passe pelo primeiro funil do processo seletivo e consiga chegar a uma entrevista com o recrutador ou, pelo menos, a uma dinâmica de grupo. Se você conseguir chegar até aí, o currículo cumpriu seu papel.
fonte:
https://www.vagas.com.br/profissoes/qual-e-o-objetivo-curriculo-afinal/
Nenhum comentário:
Postar um comentário