segunda-feira, 21 de novembro de 2022

O que são competências técnicas e comportamentais e quais as mais valorizadas para colocar no currículo

 Competências técnicas e comportamentais

Neste artigo você verá:

O termo competências técnicas e comportamentais é muito utilizado em processos seletivos. Entenda o que esses conceitos significam e saiba o que você precisa desenvolver para aumentar sua empregabilidade. 

Os termos competências técnicas e competências comportamentais são amplamente utilizados em processos de recrutamento e desenvolvimento profissional. 

A grande questão é que nem sempre entendemos o que eles significam  — e por que são tão importantes. 

Neste post, vamos explicar tudo isso. Assim, você saberá o que é preciso desenvolver para aumentar sua empregabilidade! 

Competências técnicas e comportamentais: o que são?

Competências técnicas e comportamentais, ou simplesmente competências profissionais, são qualidades que você pode desenvolver por meio de cursos, treinamentos ou pela própria experiência na sua função. 

Muitas vezes utilizamos os termos habilidades e competências como sinônimos, mas eles têm uma diferença interessante. 

A habilidade é algo que você tem e que não precisou fazer nada para desenvolver. Você pode, por exemplo, ter uma grande facilidade com números desde sempre. Essa é uma habilidade.

Porém, tendo ou não essa habilidade, você pode fazer cursos aprofundados de cálculo para desenvolver essa competência, se ela for importante para você. 

Entende a diferença?

O que são competências técnicas?

Competências técnicas são competências que você desenvolve por meio de cursos. 

Também chamadas hard skills, essas competências podem ser formação superior ou técnica, nível de conhecimento de idioma, especialização, cursos extras que você tenha feito (como o avançado em cálculo que citamos acima). 

Esse tipo de competência pode ser “medido” por meio de testes ou comprovado por meio de certificados de conclusão de curso. 

Por exemplo, uma empresa pode avaliar seu nível de conhecimento de inglês aplicando um teste, certo? Isso é possível porque estamos falando de uma hard skill. 

O que são competências comportamentais?

Competências comportamentais são aquelas que dificilmente podem ser medidas ou comprovadas. 

Você pode, claro, fazer um curso de liderança, mas esse curso não garante que você tenha essa competência comportamental. 

O que ele indica é que você buscou conhecimento sobre o assunto e (possivelmente) tentou desenvolver a competência, mas não existe um teste para saber se você é nível básico, intermediário ou avançado em liderança. 

Competências desse tipo, que também são conhecidas como soft skills, são características de comportamento que determinados profissionais desenvolvem para evoluir na carreira. 

No passado, as empresas valorizavam muito mais as competências técnicas – e quase não ligavam para as competências comportamentais. 

Era comum, por exemplo, que os requisitos para ocupar determinadas vagas se resumissem a formação, cursos e experiência. 

Mais recentemente, no entanto, as empresas foram percebendo que pode ser mais fácil desenvolver competências técnicas do que comportamentais em seus funcionários. 

Elas observaram, por exemplo, que é mais fácil treinar um profissional para aprender espanhol do que para ser um bom líder de pessoas. 

A partir dessa descoberta, muitas delas passaram a valorizar mais as soft skills do que as hard skills. 

Essa tendência ainda é bem forte. Hoje é cada vez mais comum encontrar testes comportamentais que ajudam as empresas a identificar o perfil comportamental dos profissionais e as entrevistas por competências, que buscam entender como o profissional se comporta em determinadas situações. 

Saiba mais aqui O que é entrevista por competências e como se destacar nela?

Quais são as principais competências técnicas mais valorizadasr?

É muito difícil listar as principais competências técnicas exigidas pelas empresas porque – exatamente por serem técnicas – elas são muito específicas para cada cargo, área, segmento etc. 

O que podemos listar são competências técnicas bem-vindas para profissionais de todas as áreas. Confira algumas delas!

Conhecimento de informática

Você não precisa saber programar, mas mandar bem no computador e celular pode ser um diferencial para praticamente toda carreira, desde o técnico de enfermagem até o engenheiro civil. 

Se vale a pena colocar no currículo? Isso depende muito da sua área de atuação. O ideal é relacionar o conhecimento que você tem com a função que você quer exercer. 

Se ela exige que você saiba trabalhar de forma colaborativa com o Google Drive, por exemplo, esse é um diferencial interessante para o cv. 

Saiba mais sobre esse tipo de hard skill aqui: Competências digitais no currículo: quais valem a pena mencionar?

Inglês

Uma competência técnica sempre útil para qualquer profissional é inglês. Portanto, se você tem conhecimento do idioma, seja qual for o seu nível, inclua essa informação no currículo. 

Ainda que para sua função esse não seja um requisito obrigatório, ele sempre pode ser um diferencial. 

Apenas atente para o fato de que é preciso ser sincero na descrição. Se seu nível for básico, não dê uma ajuda colocando “pré-intermediário”, ok? 

Lembre-se de que esta é uma competência técnica facilmente testável – e mentir no currículo pode acabar com suas chances de ser chamado para a entrevista. 

Se não estiver convencido, confira nosso post completo Idiomas no currículo: você precisa ser sincero

Outros idiomas

Sempre, sempre, sempre destaque no currículo o conhecimento que você tem de idiomas estrangeiros. 

Você pode achar bobagem ter estudado italiano quando era adolescente porque depois descobriu que o idioma não tem muita utilidade, mas – acredite! – ele pode fazer toda diferença na sua vida profissional se uma empresa estiver buscando alguém com essa competência técnica. 

Conhecimento de Excel

Esta é outra competência técnica que pode não ser obrigatória, mas fazer a diferença no seu currículo, principalmente se você tiver conhecimento avançado. 

Saber trabalhar com planilhas sempre pode ser útil para algum empregador. 

Quais são os tipos de competências comportamentais mais procuradas pelos recrutadores?

Ao contrário das hard skills, as principais competências comportamentais podem ser listadas porque boa parte das empresas procura profissionais com características que colaborem para atingir resultados e, ao mesmo tempo, promovam um bom ambiente de trabalho. Confira 5 das principais soft skills mais valorizadas. 

1. Comunicação

Não importa a sua função, a capacidade de comunicação é essencial para qualquer profissional, inclusive para aqueles que trabalham sozinhos olhando para a tela do computador ou na linha de fábrica.

Todos precisamos entender o que é dito e fazer nossa mensagem chegar de forma adequada a quem precisa dela. 

2. Capacidade de adaptação e flexibilidade

Não há como lutar contra mudanças, elas podem vir de todos os lados o tempo todo e resistir a elas pode atrasar tanto a sua carreira quanto os objetivos principais da empresa.

É por isso que são cada vez mais valorizadas e importantes as pessoas dispostas a se adaptar e começar a fazer o que fazem de alguma forma nova. 

3. Liderança

Quem quer assumir um cargo de gestão algum dia precisa desenvolver essa competência o tempo todo. 

Você não precisa ser chefe para ser líder. Isso porque a capacidade de liderança é muito mais sobre motivar pessoas, ser ouvido e visto como um exemplo do que sobre dar ordens. 

4. Automotivação

Sabe aquela vontade de fazer acontecer que algumas pessoas têm dentro de si? Isso é automotivação. 

Um profissional automotivado não depende de nada e ninguém para vestir a camisa da empresa e batalhar pelos seus objetivos. Entende por que essa é uma competência tão importante?

5. Proatividade

Proatividade é o contrário de falta de iniciativa. Um profissional proativo é aquele que toma para si a responsabilidade de fazer alguma coisa dar certo. 

Ele não espera que alguém diga o que ele precisa fazer quando sabe o que deve ser feito. 

Também não é o tipo de profissional que percebe um problema com cliente, por exemplo, e cruza os braços. Ele faz de tudo para resolver a situação antes que algo mais grave aconteça. 

Entendendo que é essa competência dá para imaginar por que as empresas querem profissionais proativos, não?


fonte:

https://www.vagas.com.br/profissoes/competencias-tecnicas-comportamentais/

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