segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Como funciona o 13º salário: direitos e dicas

 O 13º salário é uma bonificação salarial que pode ser investida de forma inteligente para render mais. Entenda como funciona e os seus direitos relacionados.

imagem de uma calculadora e itens financeiros, representando a capa do conteúdo sobre como funciona o 13º salário

Uma das grandes alegrias do fim do ano é ver a conta bancária engordar temporariamente com a bonificação de final de ano, não é?  Mas você sabe como funciona o 13º salário e quem tem direito? E como calcular quanto você receberá dessa bonificação ao final do ano?

Além de trazer todos os direitos envolvidos, vamos dar dicas de como investir esse dinheirinho extra, ou melhor, como não gastá-lo à toa. Confira!  

Neste artigo você verá:

O que é o décimo terceiro salário?

O 13º Salário, conhecido popularmente como gratificação de natal, é um direito fundamental garantido aos trabalhadores com carteira assinada, aposentados, pensionistas do INSS, entre outros previstos em lei. 

Na prática, é como se esses beneficiários recebessem um salário a mais — com os mesmos descontos da remuneração normal — ao final do ano.

A lei 4.090, de 13 de julho de 1962, foi instituída no governo de João Goulart, mas sua proposta data de antes. Ela foi o resultado de lutas sindicalistas e dos trabalhadores e uma forma de combater questões como a inflação e alta nos preços.

Quem tem direito a receber o décimo terceiro salário?

Aprenda como calcular e como dar entrada no seguro desemprego

 Saiba como dar entrada no seguro desemprego e o que você precisa para obter o benefício em 2023

Nota de cem reais

Seguro desemprego é o benefício pago em dinheiro pelo Governo Federal, que pode ser recebido por um período de três a cinco meses, dependendo do tempo que você trabalhou. O benefício é oferecido a pessoas que foram dispensadas sem justa causa. Para saber mais sobre os tipos de dispensa, confira nosso post Demissão, dispensa ou justa causa?.

Neste artigo você verá:

Quem tem direito ao seguro desemprego?

De forma geral, se você trabalhou em uma empresa com registro em Carteira de Trabalho e foi dispensado sem justa causa, você pode dar entrada nesse benefício. É preciso ficar atento ao prazo porque o pedido precisa ser feito de 7 a 120 após a data de dispensa.

Você também pode solicitar o benefício se tiver registro em Carteira de Trabalho, mas estiver com o contrato de trabalho suspenso para participar de algum curso ou qualificação oferecido pela empresa em que trabalha.

Vagas de segunda-feira 30/01/2023 a sexta-feira 03/02/2023

 












fonte: fonte própria