Entenda por que competências comportamentais são tão importantes para as empresas
Soft skills são competências comportamentais, ou seja, são capacidades que você tem para se relacionar com as outras pessoas sem criar conflitos desnecessários ou para trabalhar sob pressão e se adaptar a novas (e complicadas) situações.
Neste artigo você verá:
Qual a diferença entre hard skills e soft skills?
Ao contrário das soft skills, as hard skills são as competências técnicas. Graduação em Administração, inglês avançado, conhecimento de Pacote Office, domínio de mídias sociais são alguns exemplos de hard skills. Esse tipo de competência é mais simples de avaliar com um teste, por exemplo. Soft skills, por outro lado, são facilidade de interagir com as pessoas, empatia, liderança, boa capacidade de comunicação. Entende a diferença?
Por que soft skills são tão valorizadas
Muitos empregadores consideram que é mais difícil treinar uma pessoa em uma competência comportamental do que em uma competência técnica. Por isso, as soft skills são tão valorizadas. Muitas vezes, por exemplo, uma empresa pode decidir contratar o profissional que tem boa capacidade de se relacionar com outras pessoas em vez daquele que tem um nível mais alto de inglês. A regra também vale na hora de considerar um ou outro profissional para uma promoção de cargo.
5 passos para desenvolver soft skills
Como as soft skills não são técnicas, elas dificilmente serão aprendidas apenas em sala de aula. Para desenvolvê-las, você precisa primeiramente se conhecer bem, saber quais são seus pontos fortes e também os pontos que precisa melhorar para evoluir na carreira. Confira a seguir os principais passos para desenvolver competências comportamentais.
Busque autoconhecimento
Busque autoconhecimento para identificar quais soft skills você tem e quais precisa desenvolver. Você se relaciona bem com as pessoas no trabalho? Sabe como colocar suas ideias nas reuniões? As pessoas ouvem quando você fala? Se tiver dificuldade para identificar esses pontos fortes e fracos, peça ajuda de pessoas que trabalham com você. Elas podem ajudar a entender o que você faz bem e o que ainda precisa melhorar.
Faça pequenos treinos
Saia da sua zona de conforto. Você precisa trabalhar melhor em equipe? Participe de projetos em que você será desafiado a fazer isso. É como fazer uma imersão em um idioma. Quanto mais você treinar, melhor.
Participe dos treinamentos da empresa
Se a sua empresa oferecer treinamento em alguma competência que você precisa desenvolver, ela está sinalizando que essa competência é importante para ela. Ou seja, participe sempre que possível. Muitas investem em treinamentos que simulam jogos. São divertidos e eficientes.
Identifique referências
No seu trabalho – ou mesmo fora dele – procure pessoas que sejam muito boas nas competências que você quer desenvolver. Um líder incrível, alguém que se dá bem com todo mundo, aquela pessoa que tem sempre algo positivo (e sensato) para falar mesmo nos momentos mais complicados. Observe como elas fazem e aprenda com o comportamento delas. Também vale a pena buscar vídeos no Youtube, livros e cursos que ajudem a desenvolver suas competências comportamentais.
Peça feedback
Sempre que estiver se esforçando para melhorar uma competência comportamental, peça feedback para aquelas pessoas que ajudaram a identificar seus pontos fortes e fracos. Pergunte se elas notaram alguma evolução e se podem indicar mais pontos que você possa desenvolver.
Exemplos de soft skills mais demandadas pelas empresas
Confira a seguir algumas das soft skills mais buscadas e valorizadas pelos empregadores.
1. Comunicação
A capacidade de se comunicar, como dissemos, é importante em quase todo tipo de emprego. Ela é extremamente útil para falar com clientes, colegas, chefes ou fornecedores, seja pessoalmente, por telefone ou email.
A boa comunicação engloba tanto a capacidade de se expressar quanto a de ouvir o que as pessoas dizem. Os empregadores querem funcionários que possam não apenas comunicar suas idéias, mas também saibam ouvir os outros com empatia. Quer saber mais sobre empatia? Aqui: 3 maneiras de aumentar a empatia no trabalho.
Em trabalhos de atendimento ao cliente, por exemplo, ouvir é uma habilidade particularmente importante.
2. Pensamento crítico
Não importa qual seja o emprego, as empresas querem pessoas que possam analisar uma situação e tomar a melhor decisão. Quer você esteja trabalhando com dados, ensinando alunos ou consertando um sistema de aquecimento doméstico, você precisa entender os problemas, pensar criticamente e encontrar soluções.
3. Liderança
Embora nem todas as vagas sejam de liderança, a maioria das empresas quer saber se você já tem a capacidade de gerenciar situações e pessoas. Essa competência é ainda mais indispensável quando você está de olho em um cargo com potencial de promoção. Naturalmente, o empregador vai querer saber se você tem o que é preciso para se tornar um líder no futuro. A capacidade de liderança inclui a capacidade de resolver problemas e conflitos entre pessoas e de inspirar colegas a se engajar em um objetivo maior.
4. Atitude positiva
Os empregadores estão sempre procurando alguém que leve uma atitude positiva para o escritório. Isso significa que eles buscam funcionários que sejam amigáveis uns com os outros, queiram trabalhar bastante e, geralmente, sejam pessoas agradáveis de se ter por perto.
5. Trabalho em equipe
As empresas também procuram pessoas que possam trabalhar bem em equipe. Ninguém quer problemas (muito menos as empresas!). Algumas competências relacionadas ao trabalho em equipe incluem a capacidade de negociar com os outros e aceitar a diversidade. Outra competência relacionada é a capacidade de aceitar e dar feedback.
6. Ética de trabalho
Os empregadores também querem candidatos que trabalhem com ética. Eles entendem que pessoas com essa característica costumam concluir tarefas no prazo, manter o foco e a organização. Além disso, conseguem tanto trabalhar de forma independente quanto seguindo instruções.
Como ensinar ética de trabalho é complicado, as empresas costumam dar preferência para quem consegue demonstrar essa competência logo no processo seletivo.
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