Desta
forma, é importante conhecer o objetivo de cada uma das mídias sociais, e
entender a melhor forma de tirar proveito de seus recursos. Como o conteúdo
muitas vezes pode ter caráter público, é interessante tomar cuidado na postura
adotada, mantendo sempre uma imagem positiva. Diversos recrutadores fazem
pesquisas nas mídias sociais para conhecer melhor os candidatos.
Pensando
em auxiliar os aspirantes a novos empregos utilizando os recursos disponíveis nas
redes sociais, foi elaborado um apanhado de dicas a serem utilizadas no seu dia
a dia virtual.
As redes sociais
São
muitas as redes sociais existentes atualmente, e apesar de a maioria ser
destinada ao público em geral, algumas delas são específicas para quem está
atrás de emprego ou procurando um reposicionamento profissional. Algumas das
mais conhecidas e importantes são:
Facebook
É
simplesmente a maior rede social do mundo, atualmente conta com mais de 900
milhões de usuários. Através dela é possível participar de grupos
específicos para anúncios de vagas de empregos, estágios e concursos. Além
destes grupos, é possível ainda aumentar a rede de contatos e interagir com
pessoas que atuam na mesma área, aumentando assim as possibilidades de
encontrar uma boa oportunidade.
Twitter
O Twitter
é uma poderosa rede de contatos que conta com milhões de usuários em
todo mundo, incluindo diversas empresas que utilizam a plataforma para divulgar
vagas e encontrar possíveis funcionários. O engajamento entre os usuários é
também uma estratégia para uma boa indicação de emprego.
LinkedIn
O
LinkedIn é uma rede social especializada em carreira, sendo possível
cadastrar e atualizar constantemente seu currículo, que fica disponível aos
usuários. É possível ainda adicionar pessoas, solicitar recomendações e
indicações de vagas e empregos. Diversas empresas e recrutadores utilizam o
LinkedIn em busca de profissionais específicos para determinadas vagas. É
possível ainda participar de grupos de determinadas áreas profissionais e
especificar diversas habilidades. Conta atualmente com mais de 200 milhões de
usuários em 200 países.
Google Plus
O Google
Plus (ou Google+) é a rede social desenvolvida pelo Google, foi criada
em paralelo com o extinto Orkut. Ela ainda não possui a fama de seu rival
Facebook, mas, ainda assim, é uma ótima ferramenta para buscar oportunidades e
troca de informações entre seus contatos. O Google está investindo cada vez
mais em sua rede social, e integrando todos os perfis das contas de seus
serviços. Desta forma, é interessante investir em seu perfil público e
aproveitar as oportunidades que estão por vir pelo crescimento da rede.
Boas Maneiras
Para
serem efetivamente benéficas aos usuários, é importante seguir uma conduta
positiva nas redes sociais. Elaboramos algumas dicas essenciais de “boas
maneiras” para auxiliar na utilização de seu perfil social na internet. Estas
dicas são extremamente válidas para garantir uma boa imagem, caso um recrutador
busque mais informações sobre você.
Informações e Publicações
Evite
inserir muitas informações
pessoais nesses sites, restrinja seu perfil ao estritamente necessário. O ideal
é inserir dados sobre sua vida acadêmica e profissional, além de projetos e
cursos que participou. Procure ser coerente e cuidado com o que é compartilhado
e dito em suas publicações!
Interesses
As
páginas e grupos de seu interesse falam muito sobre sua personalidade,
por isso é importante ser seletivo e cuidadoso ao invés de participar de tudo
que vê pela frente. Procure demonstrar interesse que agreguem valor ao seu
perfil, como grupos de estudos, pesquisas, notícias, entre outros.
Escrita
Outro
fator de grande importância é a escrita. Não é necessário escrever como
em cartas nas redes sociais, é comum que aconteça abreviações e troca de letras
em que haja economia de digitação, porém há escritas que demonstram erros
graves da norma culta do idioma, e tais deslizes não são vistos de forma
positiva pelos recrutadores.
Fonte: Guia da Carreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário