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Afinal, o que é Ética Profissional?
No contexto profissional,
a Ética diz respeito ao conjunto de comportamentos que promovem um
ambiente organizacional regulado por valores construtivos. Na hora de
uma contratação a expectativa pela conduta ética está sempre presente.
São vários os comportamentos esperados pelos mais diversos profissionais
para que sejam considerados éticos, como veremos a seguir.
São
muitas as pressões que o indivíduo sofre para forçá-lo a agir sem ética.
Isso ocorre porque, numa visão de curto prazo, um comportamento não
pautado pela ética pode aparentar ser mais vantajoso para o indivíduo.
Os
resultados das condutas éticas muitas vezes são intangíveis para o
indivíduo, mas suas consequências são sempre positivas. Isso porque
contribuem para uma sociedade mais justa e honesta, numa visão de longo
prazo.
Apesar de vivermos numa sociedade capitalista, é importante
perceber que todos os projetos pelos quais trabalhamos, visam o bem
maior: a vida do ser humano. Esta percepção é o melhor motivador para
adotarmos um comportamento ético como profissionais.
Exemplos de dilemas éticos na conduta profissional
Técnico de Informática
Após
receber um notebook de uma cliente cujo sistema operacional não
carregava, o técnico identificou que a origem do problema estava numa
micro pendrive conectada que havia passado despercebida. O equipamento
tentava procurar o sistema operacional na pendrive e não encontrava. Ao
constatar o problema, o técnico indicou para a cliente qual era a
questão e devolveu o notebook sem cobrar.
Médico
Após a
anamnese, um conceituado cirurgião plástico constata que sua paciente
não se encontra psicologicamente equilibrada o suficiente para tomar
decisões. Sendo assim, ele sugere que a paciente tire um período para
pensar melhor ao invés de marcar a data da cirurgia.
Advogado
Apesar
de estar passando por uma grave crise financeira, um famoso advogado
recusou a proposta de um agenciador de causas para assinar um contrato
de captação. O contrato citava o pagamento de uma comissão de 20% ao
agenciador do montante recebido pelo réu a título de honorários
contratuais.
Dentista
Sentindo-se grato por ter aliviado a
sua dor, um paciente ofereceu uma quantia de gratificação para o seu
dentista. Como o atendimento havia sido realizado pela rede pública, o
dentista negou o recebimento.
Enfermeiro
Durante um fim
de semana na casa de amigos, um enfermeiro foi questionado sobre um
incidente com um paciente no hospital onde trabalha. Educadamente ele
evitou o tema e mudou de assunto, evitando quebrar o sigilo a respeito
das condições do paciente.
Contador
Pressionado para dar
um parecer diferente a respeito da realidade tributária da empresa
durante uma reunião de diretoria, o contador colocou o seu cargo a
disposição após ponderar a respeito das possíveis consequências da
proposta. Era evidente a intenção de fraude fiscal.
Personal Trainer
Durante
o intervalo do exercício de um cliente na academia, um personal trainer
notou que um colega de profissão havia deixado um cliente sozinho e ele
estava executando um exercício incorretamente. Ao invés de falar sobre o
erro diretamente com o cliente, ele apenas solicitou que a pessoa
interrompesse o exercício e imediatamente procurou o colega para alertar
sobre o erro.
Designer de Moda
Ao decidir quais materiais
usar na nova coleção da sua grife, o Designer de Moda optou pelo uso de
matéria-prima ecologicamente correta, ainda que os preços estivessem um
pouco acima da média das concorrentes. Ele decidiu compensar o custo,
diminuindo um pouco a sua margem de lucro.
Bombeiro Civil
Durante
o atendimento num acidente, um bombeiro se recusou a dar maiores
explicações aos membros da imprensa que estavam no local. Desta maneira
ele impediu que informações sensíveis vazassem, prejudicando o andamento
das operações e o sigilo das informações sobre os acidentados.
Gerente de Logística
Ao
tentar trocar de fornecedor, um gerente de logística recusou uma oferta
de pagamento deste antigo fornecedor para manter o contrato. Sua
decisão foi contra a maioria dos membros do seu departamento, mas a
troca de fornecedor acabou por resultar numa grande economia para a
empresa.
Princípios éticos valorizados em qualquer profissão
Alguns princípios éticos são esperados de qualquer profissional, independente de sua área de atuação.
Honestidade
A
honestidade pode ser definida como a característica que faz com que o
indivíduo baseie suas ações e decisões na verdade. No ambiente de
trabalho, esta é a capacidade que permite que o profissional assuma seus
próprios erros.
Solidariedade
Comportamento baseado na
empatia. É quando o indivíduo ao se colocar no lugar do outro em
dificuldade, oferece ajuda. No contexto organizacional, isso se traduz
na capacidade de trabalhar em equipe, cooperando com os outros
colaboradores para o alcance de um objetivo comum.
Lealdade
Baseada
na gratidão, a lealdade garante que o grupo pode contar com o
indivíduo, sempre que necessário. Na vida profissional, esta é uma
característica que permite relações saudáveis entre os colaboradores,
diminuindo a necessidade de mecanismos reguladores por parte dos
gestores.
Responsabilidade
O indivíduo responsável é
aquele capaz de responder pelos seus atos, independente das
consequências. Como profissional, ser responsável diz respeito a ser
capaz de responder pelo trabalho realizado, seja individualmente ou por
uma equipe.
Integridade
No sentido pessoal, a integridade
diz respeito a coerência entre o discurso e as ações. Em termos
organizacionais este valor ético é capaz de gerar maior confiabilidade
entre os colaboradores.
Justiça
O indivíduo que age de uma
forma justa é aquele que procura, na medida do possível, usar critérios
de avaliação imparciais. Esta é uma capacidade imprescindível numa
posição de liderança dentro de uma organização. Ela permite que o líder
avalie imparcialmente seus subordinados.
FONTE:
TODA CARREIRA
https://www.todacarreira.com/etica-profissional-exemplos-principios-valorizados/
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