Saiba como preencher esse campo tão importante do currículo e aumentar suas chances
Neste post, vamos mostrar como você pode preencher o campo resumo profissional do currículo de forma correta e atrativa. Vamos lá?
h2 O que é resumo profissional?
“Resumo Profissional” ou “Qualificações” é o campo do currículo que apresenta um resumo das suas experiências e realizações. São um ou dois parágrafos que explicam ao recrutador quem você é e o que sabe fazer.
Neste artigo você verá:
Como o resumo profissional deve ser?
O resumo profissional deve ser bem escrito. O ideal é resumir todas as informações do currículo em poucas palavras. Veja a seguir quais as principais características que seu resumo profissional deve ter.
Objetivo
Destaque suas principais experiências, formação, conhecimento em softwares e em outros idiomas.
Focado
Tenha em mente que esse campo deve trazer evidências que reforcem seu objetivo profissional.
Otimizado
Um em cada 2 currículos lidos pelos recrutadores têm um resumo profissional entre 101 e 500 caracteres (foque nas palavras-chave dos anúncios da sua área, saiba mais em Dicas de SEO para currículo: veja como ser encontrado).
Como fazer resumo profissional
Veja a seguir exemplos de resumo profissional para três vagas de emprego e observe como montar o texto com todas as informações necessárias.
Tempo de experiência
Comece dizendo há quanto tempo você atua na área.
Exemplos:
- Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo
Experiência de 2 anos em rotinas administrativas - Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno
Experiência de 5 anos em rotinas financeiras - Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos
Experiência de 12 anos em RH
Áreas em que trabalhou
Em seguida, inclua as áreas em que tem experiência de trabalho.
Exemplos:
- Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo
Experiência de 2 anos em rotinas administrativas, como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança. - Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno
Experiência de 5 anos em rotinas financeiras, como conciliação, lançamentos bancários e contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento pessoal). - Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos
Experiência de 12 anos em RH, com atuação nas áreas de R&S, T&D e BP. Experiência em projetos de DHO, implantação de programas de incentivo, pesquisa de clima e avaliação 360º. Vivência em empresas nacionais e multinacionais na área de bens de consumo.
Formação profissional
- Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo
Experiência de 2 anos em rotinas administrativas, tais como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança.
Curso a noite o Técnico de Administração de Empresas pelo Centro Paula Souza (dez/2018) - Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno
Experiência de 5 anos em rotinas financeiras, tais como conciliação, lançamentos bancários e contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento pessoal).
Sou Tecnólogo em Gestão Financeira pela Universidade Anhanguera (dez/2015), atualmente estou cursando MBA em Gestão Financeira pela FGV (jul/2019). - Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos
Experiência de 12 anos em RH, com atuação nas áreas de R&S, T&D e BP. Experiência em projetos de DHO, implantação de programas de incentivo, pesquisa de clima e avaliação 360º. Vivência em empresas nacionais e multinacionais na área de bens de consumo.
Sou Psicóloga formada pela Mackenzie (dez/2009), Coach pelo IBC (jul/2013) e curso MBA em Gestão Empresarial pela FGV (dez/2018).
Softwares, ferramentas e idiomas
- Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo
Experiência de 2 anos em rotinas administrativas, tais como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança.
Curso a noite o Técnico de Administração de Empresas pelo Centro Paula Souza (dez/2018) e possuo conhecimento intermediário no sistema de ERP da TOTVS e no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word). - Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno
Experiência de 5 anos em rotinas financeiras, tais como conciliação, lançamentos bancários e contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento pessoal).
Sou Tecnólogo em Gestão Financeira pela Universidade Anhanguera (dez/2015), atualmente estou cursando MBA em Gestão Financeira pela FGV (jul/2019). Possuo inglês nível intermediário (cursando) e conhecimento avançado com softwares de ERP (TOTVS e SAP) e Excel. - Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos
Experiência de 12 anos em RH, com atuação nas áreas de R&S, T&D e BP. Experiência em projetos de DHO, implantação de programas de incentivo, pesquisa de clima e avaliação 360º. Vivência em empresas nacionais e multinacionais na área de bens de consumo.
Sou Psicóloga formada pela Mackenzie (dez/2009), Coach pelo IBC (jul/2013) e curso MBA em Gestão Empresarial pela FGV (dez/2018). Tenho conhecimento avançado em PowerPoint e Excel, falo inglês fluente
Certificados e informações complementares
- Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo
Experiência de 2 anos em rotinas administrativas, tais como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança.
Curso a noite o Técnico de Administração de Empresas pelo Centro Paula Souza (dez/2018) e possuo conhecimento intermediário no sistema de ERP da TOTVS e no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word).
Em maio/2018 fiz um curso de Apresentação do Sistema Tributário pela FGV (5 horas-online). - Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno
Experiência de 5 anos em rotinas financeiras, tais como conciliação, lançamentos bancários e contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento pessoal).
Sou Tecnólogo em Gestão Financeira pela Universidade Anhanguera (dez/2015), atualmente estou cursando MBA em Gestão Financeira pela FGV (jul/2019). Possuo inglês nível intermediário (cursando) e conhecimento avançado com softwares de ERP (TOTVS e SAP) e Excel. (não tem certificados para incluir, ok) - Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos
Experiência de 12 anos em RH, com atuação nas áreas de R&S, T&D e BP. Experiência em projetos de DHO, implantação de programas de incentivo, pesquisa de clima e avaliação 360º. Vivência em empresas nacionais e multinacionais na área de bens de consumo.
Sou Psicóloga formada pela Mackenzie (dez/2009), Coach pelo IBC (jul/2013) e curso MBA em Gestão Empresarial pela FGV (dez/2018). Tenho conhecimento avançado em PowerPoint e Excel, falo inglês fluente (TOEFL) e fiz um intercâmbio para o Canadá em 2011.
O que colocar no resumo profissional se nunca trabalhei?
Se você nunca trabalhou, deve utilizar sua experiência acadêmica e voluntária para escrever o texto, seguindo a mesma ordem proposta acima. Aqui vai um exemplo:
Cargo do anúncio de emprego: Jovem Aprendiz
Apesar de nunca ter trabalhado profissionalmente, há 2 anos faço parte de uma ONG e ajudo na organização da festa junina e Natal. Sou responsável pela venda das rifas e consigo gerar cerca de R$ 1 mil de lucro por evento.
Estou cursando o último ano do Ensino Médio no período matutino e tenho conhecimento nível intermediário do pacote office (Excel, PowerPoint e Word).
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/resumo-profissional-qualificacoes-e-diferenciais/
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