quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Resumo profissional: destaque os seus diferenciais

 Saiba como preencher esse campo tão importante do currículo e aumentar suas chances

Homem preenche currículo no notebook

Neste post, vamos mostrar como você pode preencher o campo resumo profissional do currículo de forma correta e atrativa. Vamos lá?

h2 O que é resumo profissional?

“Resumo Profissional” ou “Qualificações” é o campo do currículo que apresenta um resumo das suas experiências e realizações. São um ou dois parágrafos que explicam ao recrutador quem você é e o que sabe fazer. 

Neste artigo você verá:

Como o resumo profissional deve ser?

O resumo profissional deve ser bem escrito. O ideal é resumir todas as informações do currículo em poucas palavras. Veja a seguir quais as principais características que seu resumo  profissional deve ter. 

Objetivo

Destaque suas principais experiências, formação, conhecimento em softwares e em outros idiomas.

Focado

Tenha em mente que esse campo deve trazer evidências que reforcem seu objetivo profissional.

Otimizado 

Um em cada 2 currículos lidos pelos recrutadores têm um resumo profissional entre 101 e 500 caracteres (foque nas palavras-chave dos anúncios da sua área, saiba mais em Dicas de SEO para currículo: veja como ser encontrado).

Como fazer resumo profissional 

Veja a seguir exemplos de resumo profissional para três vagas de emprego e observe como montar o texto com todas as informações necessárias. 

Tempo de experiência

Comece dizendo há quanto tempo você atua na área.

Exemplos: 

  1. Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo
    Experiência de 2 anos em rotinas administrativas

  2. Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno
    Experiência de 5 anos em rotinas financeiras

  3. Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos
    Experiência de 12 anos em RH

Áreas em que trabalhou

Em seguida, inclua as áreas em que tem experiência de trabalho. 

Exemplos: 

  1. Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo
    Experiência de 2 anos em rotinas administrativas, como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança.

  2. Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno
    Experiência de 5 anos em rotinas financeiras, como conciliação, lançamentos bancários e contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento pessoal).

  3. Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos
    Experiência de 12 anos em RH, com atuação nas áreas de R&S, T&D e BP. Experiência em projetos de DHO, implantação de programas de incentivo, pesquisa de clima e avaliação 360º. Vivência em empresas nacionais e multinacionais na área de bens de consumo.

Formação profissional

  1. Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo
    Experiência de 2 anos em rotinas administrativas, tais como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança.
    Curso a noite o Técnico de Administração de Empresas pelo Centro Paula Souza (dez/2018) 
  2. Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno
    Experiência de 5 anos em rotinas financeiras, tais como conciliação, lançamentos bancários e contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento pessoal).
    Sou Tecnólogo em Gestão Financeira pela Universidade Anhanguera (dez/2015), atualmente estou cursando MBA em Gestão Financeira pela FGV (jul/2019). 
  3. Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos
    Experiência de 12 anos em RH, com atuação nas áreas de R&S, T&D e BP. Experiência em projetos de DHO, implantação de programas de incentivo, pesquisa de clima e avaliação 360º. Vivência em empresas nacionais e multinacionais na área de bens de consumo.
    Sou Psicóloga formada pela Mackenzie (dez/2009), Coach pelo IBC (jul/2013) e curso MBA em Gestão Empresarial pela FGV (dez/2018). 

Softwares, ferramentas e idiomas

  1. Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo
    Experiência de 2 anos em rotinas administrativas, tais como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança.
    Curso a noite o Técnico de Administração de Empresas pelo Centro Paula Souza (dez/2018) e possuo conhecimento intermediário no sistema de ERP da TOTVS e no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word).

  2. Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno
    Experiência de 5 anos em rotinas financeiras, tais como conciliação, lançamentos bancários e contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento pessoal).
    Sou Tecnólogo em Gestão Financeira pela Universidade Anhanguera (dez/2015), atualmente estou cursando MBA em Gestão Financeira pela FGV (jul/2019). Possuo inglês nível intermediário (cursando) e conhecimento avançado com softwares de ERP (TOTVS e SAP) e Excel.

  3. Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos
    Experiência de 12 anos em RH, com atuação nas áreas de R&S, T&D e BP. Experiência em projetos de DHO, implantação de programas de incentivo, pesquisa de clima e avaliação 360º. Vivência em empresas nacionais e multinacionais na área de bens de consumo.
    Sou Psicóloga formada pela Mackenzie (dez/2009), Coach pelo IBC (jul/2013) e curso MBA em Gestão Empresarial pela FGV (dez/2018). Tenho conhecimento avançado em PowerPoint e Excel, falo inglês fluente 

Certificados e informações complementares

  1. Cargo do anúncio de emprego: Assistente Administrativo
    Experiência de 2 anos em rotinas administrativas, tais como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança.
    Curso a noite o Técnico de Administração de Empresas pelo Centro Paula Souza (dez/2018) e possuo conhecimento intermediário no sistema de ERP da TOTVS e no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word).
    Em maio/2018 fiz um curso de Apresentação do Sistema Tributário pela FGV (5 horas-online).

  2. Cargo do anúncio de emprego: Analista Financeiro Pleno
    Experiência de 5 anos em rotinas financeiras, tais como conciliação, lançamentos bancários e contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento pessoal).
    Sou Tecnólogo em Gestão Financeira pela Universidade Anhanguera (dez/2015), atualmente estou cursando MBA em Gestão Financeira pela FGV (jul/2019). Possuo inglês nível intermediário (cursando) e conhecimento avançado com softwares de ERP (TOTVS e SAP) e Excel. (não tem certificados para incluir, ok)
  3. Cargo do anúncio de emprego: Coordenador de Recursos Humanos
    Experiência de 12 anos em RH, com atuação nas áreas de R&S, T&D e BP. Experiência em projetos de DHO, implantação de programas de incentivo, pesquisa de clima e avaliação 360º. Vivência em empresas nacionais e multinacionais na área de bens de consumo.
    Sou Psicóloga formada pela Mackenzie (dez/2009), Coach pelo IBC (jul/2013) e curso MBA em Gestão Empresarial pela FGV (dez/2018). Tenho conhecimento avançado em PowerPoint e Excel, falo inglês fluente (TOEFL) e fiz um intercâmbio para o Canadá em 2011.

O que colocar no resumo profissional se nunca trabalhei? 

Se você nunca trabalhou, deve utilizar sua experiência acadêmica e voluntária para escrever o texto, seguindo a mesma ordem proposta acima. Aqui vai um exemplo:

Cargo do anúncio de emprego: Jovem Aprendiz

Apesar de nunca ter trabalhado profissionalmente, há 2 anos faço parte de uma ONG e ajudo na organização da festa junina e Natal. Sou responsável pela venda das rifas e consigo gerar cerca de R$ 1 mil de lucro por evento.

Estou cursando o último ano do Ensino Médio no período matutino e tenho conhecimento nível intermediário do pacote office (Excel, PowerPoint e Word).



FONTE: 

https://www.vagas.com.br/profissoes/resumo-profissional-qualificacoes-e-diferenciais/

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