Conheça habilidades que são pontos fortes e que você precisa trabalhar

Algumas habilidades e competências podem diferenciar um profissional de outro durante o processo seletivo ou mesmo na hora de definir qual deles será promovido.
As capacidades de trabalhar sob pressão e se adaptar a mudanças rapidamente, por exemplo, são cada vez mais valorizadas pelas empresas. Neste post, vamos listar habilidades e competências que podem fazer a diferença tanto para você conquistar uma vaga quanto para se desenvolver na empresa em que trabalha.
Neste artigo você verá:
Habilidades e competências mais valorizadas
Como é o profissional que as empresas mais valorizam atualmente? Com certeza é alguém que sabe lidar com desafios, consegue se comunicar bem e é capaz de trabalhar com disciplina mesmo quando ninguém está olhando. Confira a seguir 15 habilidades e competências que podem fazer toda a diferença na sua carreira neste momento.
1. Comunicação
Saber se comunicar é importante para praticamente todo trabalho que você quiser desenvolver. Empresas valorizam pessoas que sabem se expressar, que conseguem transmitir ideias com clareza. É importante lembrar que a boa comunicação ainda inclui a capacidade de ouvir e entender o que é dito.
2. Foco em resultados
Ter foco em resultados significa ser capaz de empenhar a sua energia para alcançar a meta proposta para você. As empresas valorizam esse perfil profissional porque elas mesmas precisam alcançar resultados cada vez melhores com menos recursos. Para saber se você tem essa competência e como pode desenvolvê-la confira nosso post Aprenda a mostrar resultados e ser notado no trabalho.
3. Liderança
A liderança não é importante apenas para aqueles que ocupam cargos de gestão. A capacidade de envolver e motivar as pessoas para atingir as metas da empresa é sempre bem-vinda, em qualquer área de qualquer segmento de empresas de todos os portes.
4. Brilho nos olhos
Pessoas que vestem a camisa da empresa, trabalham com entusiasmo e brilho nos olhos são sempre valorizadas.
5. Mão na massa
O que é um profissional “mão na massa”? É aquele que se envolve com os projetos, encara os desafios e não mede esforços para ajudar a alcançar os objetivos da empresa.
6. Pensamento de dono
Você trabalha como se a empresa fosse sua? Essa postura também é bem-vinda nas empresas, que cada vez mais precisam de profissionais que enxergam soluções onde a maioria só vê problemas.
7. Equilíbrio emocional
Em situações caóticas, o equilíbrio emocional é necessário para manter o foco e a produtividade.
8. Flexibilidade e capacidade de se adaptar a mudanças
Essa competência muitas vezes aparece até como requisito para determinadas vagas. Empresas precisam de profissionais que consigam manter a qualidade das entregas mesmo em situações adversas e que mudam rapidamente. Saiba mais sobre esta competência no nosso post “Procura-se profissional com capacidade de adaptação às mudanças”
8. Criatividade
A capacidade de buscar soluções não convencionais e “pensar fora da caixa” é muito relevante para que empresas de todos os segmentos continuem relevantes para seus consumidores.
9. Aprendizado contínuo
Tudo muda o tempo todo. Por isso, profissionais se mantêm atualizados por conta própria, buscando cursos, seminários, livros que ajudem a desenvolver novos conhecimentos são jóias raras para os empregadores.
10. Pensamento crítico
Pessoas capazes de analisar cenários para buscar soluções ajudam as empresas a superar desafios.
11. Resiliência profissional
Resiliência é a capacidade de se manter “inteiro” (e produtivo) mesmo em situações complicadas em que há muita tensão e pressão por resultados. Se você não conhece muito bem esse termo e quer entender melhor, confira Resiliência profissional: o que é e como desenvolvê-la.
12. Colaboração e trabalho em equipe
Situações complexas exigem mais jogo de cintura para colaborar e trabalhar em equipe. Mesmo que cada um esteja fisicamente em um lugar, o trabalho precisa fluir bem entre todos.
13. Capacidade de trabalhar remotamente
Há quem diga que os escritórios nunca mais serão os mesmos. E faz sentido considerando que muitas empresas entenderam que pelo menos parte da sua equipe pode trabalhar remotamente. Se você já desenvolveu essa capacidade e se adaptou bem ao home office, pode considerar que já tenha alguns pontos positivos no currículo. Precisa de uma ajuda? Temos este post para você: 10 dicas para ser produtivo em home office.
14. Comprometimento
Nada de ser aquele profissional que faz somente o necessário, independentemente do que esteja acontecendo na empresa ou nas suas entregas. Se você quiser se destacar, precisa ter e demonstrar comprometimento – com a empresa, com os objetivos e com as necessidades da equipe.
15. Capacidade de inovação
Toda empresa precisa inovar ou corre o risco de desaparecer. E, para inovar, a empresa precisa de profissionais capazes de gerar novas ideias, avaliar riscos, buscar referências. Essa é uma daquelas competências que devem ter vida longa no mercado de trabalho.
fonte:
https://www.vagas.com.br/profissoes/habilidades-e-competencias/
Nenhum comentário:
Postar um comentário