segunda-feira, 8 de março de 2021

15 habilidades e competências que valorizam o currículo

 Conheça habilidades que são pontos fortes e que você precisa trabalhar

Algumas habilidades e competências podem diferenciar um profissional de outro durante o processo seletivo ou mesmo na hora de definir qual deles será promovido. 

As capacidades de trabalhar sob pressão e se adaptar a mudanças rapidamente, por exemplo, são cada vez mais valorizadas pelas empresas. Neste post, vamos listar habilidades e competências que podem fazer a diferença tanto para você conquistar uma vaga quanto para se desenvolver na empresa em que trabalha. 

Neste artigo você verá:

Habilidades e competências mais valorizadas

Como é o profissional que as empresas mais valorizam atualmente? Com certeza é alguém que sabe lidar com desafios, consegue se comunicar bem e é capaz de trabalhar com disciplina mesmo quando ninguém está olhando. Confira a seguir 15 habilidades e competências que podem fazer toda a diferença na sua carreira neste momento. 

1. Comunicação

Saber se comunicar é importante para praticamente todo trabalho que você quiser desenvolver. Empresas valorizam pessoas que sabem se expressar, que conseguem transmitir ideias com clareza. É importante lembrar que a boa comunicação ainda inclui a capacidade de ouvir e entender o que é dito. 

2. Foco em resultados

Ter foco em resultados significa ser capaz de empenhar a sua energia para alcançar a meta proposta para você. As empresas valorizam esse perfil profissional porque elas mesmas precisam alcançar resultados cada vez melhores com menos recursos. Para saber se você tem essa competência e como pode desenvolvê-la confira nosso post Aprenda a mostrar resultados e ser notado no trabalho.

3. Liderança

A liderança não é importante apenas para aqueles que ocupam cargos de gestão. A capacidade de envolver e motivar as pessoas para atingir as metas da empresa é sempre bem-vinda, em qualquer área de qualquer segmento de empresas de todos os portes. 

4. Brilho nos olhos

Pessoas que vestem a camisa da empresa, trabalham com entusiasmo e brilho nos olhos são sempre valorizadas. 

5. Mão na massa

O que é um profissional “mão na massa”? É aquele que se envolve com os projetos, encara os desafios e não mede esforços para ajudar a alcançar os objetivos da empresa. 

6. Pensamento de dono

Você trabalha como se a empresa fosse sua? Essa postura também é bem-vinda nas empresas, que cada vez mais precisam de profissionais que enxergam soluções onde a maioria só vê problemas. 

7. Equilíbrio emocional

Em situações caóticas, o equilíbrio emocional é necessário para manter o foco e a produtividade.

8. Flexibilidade e capacidade de se adaptar a mudanças

Essa competência muitas vezes aparece até como requisito para determinadas vagas. Empresas precisam de profissionais que consigam manter a qualidade das entregas mesmo em situações adversas e que mudam rapidamente. Saiba mais sobre esta competência no nosso post “Procura-se profissional com capacidade de adaptação às mudanças”

8. Criatividade

A capacidade de buscar soluções não convencionais e “pensar fora da caixa” é muito relevante para que empresas de todos os segmentos continuem relevantes para seus consumidores.

9. Aprendizado contínuo 

Tudo muda o tempo todo. Por isso, profissionais se mantêm atualizados por conta própria, buscando cursos, seminários, livros que ajudem a desenvolver novos conhecimentos são jóias raras para os empregadores. 

10. Pensamento crítico

Pessoas capazes de analisar cenários para buscar soluções ajudam as empresas a superar desafios. 

11. Resiliência profissional

Resiliência é a capacidade de se manter “inteiro” (e produtivo) mesmo em situações complicadas em que há muita tensão e pressão por resultados. Se você não conhece muito bem esse termo e quer entender melhor, confira Resiliência profissional: o que é e como desenvolvê-la

12. Colaboração e trabalho em equipe

Situações complexas exigem mais jogo de cintura para colaborar e trabalhar em equipe. Mesmo que cada um esteja fisicamente em um lugar, o trabalho precisa fluir bem entre todos. 

13. Capacidade de trabalhar remotamente

Há quem diga que os escritórios nunca mais serão os mesmos. E faz sentido considerando que muitas empresas entenderam que pelo menos parte da sua equipe pode trabalhar remotamente. Se você já desenvolveu essa capacidade e se adaptou bem ao home office, pode considerar que já tenha alguns pontos positivos no currículo. Precisa de uma ajuda? Temos este post para você: 10 dicas para ser produtivo em home office.

14. Comprometimento

Nada de ser aquele profissional que faz somente o necessário, independentemente do que esteja acontecendo na empresa ou nas suas entregas. Se você quiser se destacar, precisa ter e demonstrar comprometimento – com a empresa, com os objetivos e com as necessidades da equipe. 

15. Capacidade de inovação

Toda empresa precisa inovar ou corre o risco de desaparecer. E, para inovar, a empresa precisa de profissionais capazes de gerar novas ideias, avaliar riscos, buscar referências. Essa é uma daquelas competências que devem ter vida longa no mercado de trabalho. 


fonte:

https://www.vagas.com.br/profissoes/habilidades-e-competencias/

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