Entenda por que não vale a pena representar um personagem no ambiente corporativo
Seja você mesmo no trabalho. É essa a nossa recomendação para profissionais que querem ter um desenvolvimento profissional consistente. Isso não significa que você possa passar dos limites – em uma discussão, por exemplo – apenas porque você é assim. Não mesmo. Estamos falando sobre você não esconder suas características essenciais.
Sabe por quê? O profissional que pode ser ele mesmo no trabalho tem mais senso de pertencimento, ou seja, ele se sente parte da equipe. Consequentemente, tem mais motivação para trabalhar e se engajar nos objetivos da empresa.
Neste artigo você verá:
3 motivos para que você seja você mesmo no trabalho
Há muitas razões para um profissional ser ele mesmo no trabalho e não esconder características essenciais que formam sua personalidade e sua origem. Listamos os três principais abaixo. Confira.
1. Representar um personagem é cansativo
Imagine o quanto é cansativo e estressante ter de parecer alguém que você não é durante todo o tempo em que você está na empresa. Essa “função” pode acabar com a sua energia e desviar o foco do que realmente interessa, que é a atividade que você deve realizar no trabalho.
2. Autenticidade cria conexões reais
Apenas profissionais autênticos, que não assumem um personagem, podem criar conexões reais e inspirar confiança, tanto dentro da empresa quanto com clientes e fornecedores. Tente se lembrar de alguém que não inspire confiança na empresa. Por que isso acontece? Possivelmente você não saiba quem é aquela pessoa, o que ela pensa, o que ela faz de fato. Certo? Ser autêntico ajuda a desenvolver relacionamentos profissionais indispensáveis para crescer de forma consistente na carreira.
3. Todos se sentem mais seguros e acolhidos
Quando as pessoas podem ser elas mesmas na empresa, o trabalho em equipe flui melhor e o ambiente é mais leve e amigável para todos. Se você começar a ser você mesmo, possivelmente irá influenciar as outras pessoas a fazer o mesmo. E, quando todos puderem ser o que de fato são, sem julgamentos, a equipe será mais produtiva e entrosada.
Seja você mesmo no trabalho: como começar
Se há tempos você representa algum tipo de personagem quando está com o chefe ou os colegas de trabalho e percebe que essa estratégia está atrapalhando seu desenvolvimento, este é o momento de começar a ser mais autêntico no ambiente profissional.
O ideal é que você comece pouco a pouco, dando pequenos passos. É importante fazer essa transição de forma suave para que as pessoas não percam a confiança que têm em você. Uma forma de adquirir coragem é começar a se mostrar primeiramente para aqueles em quem você confia.
Em situações desse tipo, é natural que você tenha medo de ser rejeitado. Uma boa forma de lutar contra esse medo é perceber que as pessoas mais próximas podem aceitá-lo(a) exatamente como você é. Desejamos coragem e sorte nessa jornada.
fonte:
https://www.vagas.com.br/profissoes/seja-voce-mesmo-trabalho/
Nenhum comentário:
Postar um comentário