quarta-feira, 28 de julho de 2021

Manterrupting: como ser ouvida no trabalho

 Conheça estratégias para anular o hábito masculino de interromper a fala feminina

Você já tentou ser ouvida no trabalho sem sucesso? Infelizmente, quem é mulher sabe muito bem do que estamos falando. Apresentar uma ideia em uma reunião liderada por homens é um desafio. Discordar de uma ideia masculina, então, pode ser ainda mais desafiador. 

Isso porque, ainda que as mulheres levem o estigma de falarem mais do que os homens, a maioria ainda tem muita dificuldade de expor suas opiniões e oferecer contribuições no ambiente corporativo. E essa dificuldade não diminui à medida em que elas sobem na hierarquia das empresas. Pelo contrário, as pesquisas indicam que quanto mais alto é o cargo que elas ocupam, maior é a dificuldade de tomar a palavra de seus colegas e superiores homens. 

Neste artigo você verá:

O que é Manterrupting?

Manterrupting é um termo que vem ganhando destaque recentemente para definir o hábito de (muitos) homens de interromper a fala de uma mulher no ambiente profissional até que ela não consiga se expressar e desista de continuar falando. 

Por que mulheres ainda são menos ouvidas do que homens?

Mulheres são menos ouvidas do que homens porque mulheres ainda sofrem muita discriminação no trabalho. O fato de a mulher ter dificuldade para ser ouvida no trabalho é apenas uma das faces dessa discriminação. Infelizmente essa é a realidade – e não há como negar. 

Segundo dados do IBGE, as mulheres são maioria – 52,3% – entre a população em idade de trabalhar e são também mais escolarizadas que os homens. A proporção de mulheres de 25 anos ou mais de idade com ensino superior completo é de 23,5% enquanto a dos homens fica em 20,7%. Na taxa de frequência escolar do Ensino Médio, elas também são mais bem representadas – são 73,5% contra 63,2% dos homens. 

Ainda assim, as mulheres representam apenas 43,3% das pessoas que trabalham e, apesar de estudarem mais, elas ganham 21,2% menos que os homens. 

Em cargos gerenciais, a discriminação é ainda mais claro. Também de acordo com dados do IBGE, 60,9% dos cargos gerenciais públicos ou privados são ocupados por homens contra apenas 39,1% ocupados por mulheres. 

Ou seja, a mulher não apenas é menos ouvida que os homens, mas também tem menos chances de trabalhar, ganha menos e é menos promovida. 

Dicas para ser ouvida no trabalho

Algumas estratégias podem ajudar as mulheres a serem mais ouvidas no ambiente de trabalho. Confira abaixo algumas delas e prepare para enfrentar essa batalha em alto e bom som. 

Saiba o que você quer dizer e quando

Uma dica simples para ter mais força na sua fala é, sempre que possível, preparar o que você vai dizer e o momento certo de falar. A dica vale especialmente para reuniões, em que muitas vezes a fala feminina é abafada pela masculina. Se você tem ideias, projetos ou resultados para apresentar, prepare o que vai falar com antecedência, como se fosse de fato uma apresentação formal. Saiba exatamente o que você quer dizer, com que palavras e em que momento. Isso ajuda a não perder a concentração e o raciocínio em caso de manterrupting. 

Eleve um pouco o tom se necessário

Quando você se sente insegura (e é natural que você se sinta assim com tantos homens interrompendo a sua fala o tempo todo), a tendência é de você baixar a voz. A dica é não deixar isso acontecer. Se você falar baixo demais, qualquer pessoa que consiga falar mais alto será mais bem ouvido. Portanto, mantenha sua voz em alto e bom som. E, se for necessário, eleve um pouco o tom para se fazer ouvir ainda que seja interrompida. Quer um exemplo para se inspirar? Lembre do debate presidencial dos EUA de 2020, quando Kamala Harris foi interrompida por Mike Pence e se fez respeitar com um sonoro “Mr. Vice President, I’m speaking”.

Em reuniões online, utilize o chat ou o recurso de “levantar a mão” para pedir a palavra formalmente. 

Apóie suas críticas em dados e fatos

Discordar de uma ideia ou dar um feedback negativo para um colega homem pode ser arriscado para uma mulher – e todas nós sabemos bem disso. Para minimizar o risco de ser ignorada ou até perder o seu emprego, a recomendação é apoiar a crítica ou o feedback em dados numéricos ou fatos objetivos. Evite comentar a forma de trabalho do colega ou algum fator pessoal. Quanto mais objetiva você for, melhor. 

Ajude outras mulheres a serem ouvidas

Apoiar o direito de outras mulheres que trabalham com você falarem e serem ouvidas é uma excelente estratégia para fortalecer os laços que existem entre vocês e estabelecer uma relação do tipo ganha-ganha. Isso porque, quanto mais as mulheres se apoiam mutuamente, mais elas se tornam fortes e empoderadas no ambiente de trabalho. O nome desse apoio entre mulheres é sororidade. Para entender melhor o que é isso e por que é importante, confira Sororidade no trabalho: saiba a importância de apoiar outras mulheres.

Não é culpa sua

Por fim, é importante entender que a dificuldade de ser ouvida no trabalho não é exclusivamente sua e não ocorre por culpa sua.  Infelizmente, como dissemos, ainda existe um longo caminho a ser percorrido contra a discriminação de gênero no ambiente corporativo. Este é um problema estrutural, ou seja, não é que você esteja fazendo algo errado para que isso aconteça, ok? Siga as nossas dicas e seja firme para fazer valer a sua voz. Estamos juntas e vamos em frente.  


fonte:

https://www.vagas.com.br/profissoes/ser-ouvida-no-trabalho/

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