Entenda o termo e saiba o que fazer quando escutá-lo durante o processo seletivo
Vaga congelada. Não são poucos os profissionais que têm calafrios ao ouvir esse termo. Afinal, quem procura emprego possivelmente já tenha passado por aquele tipo de situação desconfortável, em que você envia currículo, faz uma entrevista com o recrutador e, sem mais nem menos, a empresa desaparece. Você não tem retorno e não sabe se o processo foi ou não concluído. Até que é informado de que a vaga foi congelada. Sabe como é?
O que é vaga congelada?
Nem todo mundo, porém, entende o que isso significa. Vaga congelada significa que a empresa decidiu não seguir com aquele processo seletivo naquele momento. Não quer dizer – teoricamente – que a vaga não exista mais e muito menos que tenha sido preenchida. O termo indica que o processo será retomado em outro momento. Saber quando é que é o problema porque muitas vezes nem a própria empresa tem a resposta.
Quais os motivos das vagas congeladas?
Vários motivos levam uma empresa a congelar uma vaga. É comum, por exemplo, que ela faça isso para reduzir custos por um tempo. Também pode ocorrer de a empresa tentar remanejar um profissional internamente para acumular aquela função provisoriamente. Outra razão que também leva muitas empresas a adiar um processo seletivo é a substituição do gestor da vaga.
O novo gerente, por exemplo, possivelmente levará um tempo até desenhar o perfil ideal para a pessoa que quer contratar. E aí o jeito é congelar o processo até que os novos parâmetros sejam indicados por ele. Ou seja, são vários os motivos que podem levar uma empresa a congelar uma vaga, mas muito provavelmente nenhum deles esteja relacionado a você, que estava se candidatando à oportunidade.
O que fazer ao se deparar com uma vaga congelada?
Receber a notícia de que a vaga que você quer ocupar foi congelada é, no mínimo, frustrante. Afinal, você estava apostando suas fichas naquele emprego. O primeiro passo, portanto, é superar esse sentimento de frustração e seguir em frente.
A melhor estratégia é retomar sua busca de emprego, dedicando-se a essa função e criando uma rotina para ela. Afinal, se nem a empresa sabe quando o processo será retomado, o melhor que você tem a fazer é não contar com ele. Precisa de uma ajuda? Temos aqui: 6 estratégias para procurar emprego da melhor forma.
Além de procurar emprego, a dica é que você se mantenha atento às movimentações da empresa que congelou a vaga. Continue checando as mensagens e se atualizando em relação ao processo. Observe, por exemplo, se a empresa voltou a anunciar a vaga ou se alguma mensagem chegou à sua caixa de e-mails. Se tiver contato direto com o recrutador, envie mensagens periodicamente para saber se há novidades. Uma vez por mês, por exemplo, pode ser uma boa ideia. Ainda que você não possa contar com essa oportunidade agora, é importante continuar atento para acompanhar as novidades, principalmente se a emprega e a função forem interessantes para você.
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário