Entenda como funciona o trabalho temporário e por que essa modalidade de trabalho pode ser uma boa alternativa tanto para enriquecer seu currículo quanto para gerar oportunidades de emprego efetivo.
O trabalho temporário pode ser a solução para quem está desempregado ou quer mudar de área, mas não consegue encontrar uma oportunidade efetiva.
Confira como funciona essa modalidade e entenda se ela é adequada para o seu momento profissional.
Neste artigo você verá:
O que é trabalho temporário?
Trabalho temporário é um tipo de trabalho em que o profissional é contratado para atender uma demanda específica por um prazo determinado.
Isso significa, por exemplo, que um trabalhador temporário pode ser contratado para trabalhar em uma loja em outubro, novembro e dezembro, porque as vendas no final de ano costumam ser muito maiores do que em outras épocas.
Vale o mesmo para trabalhadores temporários contratados para trabalhar em fábricas de chocolate para produzir ovos de Páscoa no período que antecede essa data festiva.
Como funciona um contrato de trabalho temporário?
O contrato de trabalho temporário é a modalidade de contratação de pessoas feita com intermédio de uma empresa especializada — as chamadas ETTs, (empresas de trabalho temporário) — registrada no Ministério do Trabalho e Emprego.
Além da obrigatoriedade de ser intermediado por uma empresa especializada, a regra básica desse tipo de contrato é que ele não pode ultrapassar 180 dias (consecutivos ou não), que são prorrogáveis por mais 90 dias (também consecutivos ou não).
Depois desse período, a empresa precisa esperar um intervalo de 90 dias para contratar o profissional temporário novamente.
Quanto tempo dura o trabalho temporário?
O trabalho temporário pode durar quanto tempo a empresa quiser. A regra é a citada acima: não pode ultrapassar os 180 dias, prorrogáveis por mais 90 dias. Ou seja, o trabalho temporário não pode ultrapassar o total de 270 dias, consecutivos ou não.
Diferença entre trabalho temporário e terceirização
Uma das principais diferenças entre o trabalho temporário e a terceirização é que o temporário, como o próprio nome indica, tem um limite máximo de duração, enquanto o trabalho terceirizado não tem essa limitação.
Outra diferença fundamental é que, no trabalho temporário, a empresa especializada contrata uma pessoa para executar determinada atividade por tempo limitado em determinada empresa.
Para isso, é preciso que a empresa tenha em seu quadro de funcionários alguém que já execute aquela função para que o trabalhador temporário tenha atividades e remuneração compatíveis com a do trabalhador efetivo.
Na terceirização, a empresa que precisa de mão de obra transfere a execução da atividade para uma prestadora de serviços. Ou seja, há um contrato de prestação de serviços e é a prestadora quem se responsabiliza pela contratação, remuneração e coordenação do trabalho dos seus contratados.
Neste caso, não há obrigatoriedade de equiparação de atividades ou de salários.
Recentemente, a nova Lei da Terceirização (Lei 13.429/2017) determinou que uma empresa pode terceirizar a execução de qualquer tipo de serviços, inclusive sua atividade principal, o que era proibido até então.
Direitos do trabalhador temporário
A agência que contrata o trabalhador temporário deve garantir a ele os mesmos direitos garantidos pela CLT. Aqui estão os principais deles:
- registro na carteira como trabalhador temporário;
- férias proporcionais;
- descanso semanal remunerado;
- jornada de oito horas (com acréscimo de 50% para horas extras);
- adicional noturno.
Por que investir em um trabalho temporário pode ser uma boa?
Investir em um trabalho temporário tem vantagens tanto para profissionais no início da carreira quanto para aqueles que, por algum motivo, acabaram se afastando da sua área ou do seu mercado de trabalho.
Confira algumas delas.
Fonte de renda para quem está desempregado
A fonte de renda sem dúvida é o item número um da lista das vantagens de investir em um trabalho temporário.
Especialmente para quem está sem emprego, este tipo de contrato pode ser a melhor alternativa para não ficar parado e conseguir pagar as contas sem maiores apertos.
Forma de enriquecer o currículo
Ganhar experiência em alguma nova área ou começar a trabalhar na área em que você quer atuar também são benefícios que podem ser alcançados pelo trabalho temporário.
Se você não tem experiência profissional para colocar no currículo, esta pode ser a melhor forma de inaugurar esse item e começar a mostrar seu potencial para futuros empregadores.
Por outro lado, se você já tem experiência, mas está fora do mercado, o trabalho temporário pode ser a melhor forma de não deixar uma lacuna muito grande no seu currículo.
Ele demonstra que você não ficou parado e buscou alternativas para ganhar renda e se desenvolver, ainda que as condições econômicas do país, por exemplo, não fossem favoráveis naquele momento.
Forma de ganhar experiência prática em determinada área
Se você está tentando mudar de área ou começar a trabalhar em uma área específica, o trabalho temporário pode ser uma excelente porta de entrada.
Ainda que você seja contratado para executar determinada função por apenas dois ou três meses, por exemplo, essa experiência vai valorizar seu currículo e demonstrar que você já tem alguma experiência prática na função.
Forma de conhecer pessoas da área e fazer networking
Conhecer pessoas e fazer networking é sempre uma boa estratégia para aumentar sua empregabilidade.
O que isso significa? Que quanto mais pessoas você conhecer na área em que atua, mais chances você tem de saber de vagas abertas com o seu perfil. Além disso, você tem mais oportunidades de ser indicado por essas pessoas para empresas que elas têm bons contatos.
O networking muitas vezes é um motor fundamental para o nosso desenvolvimento profissional.
Por isso, se você tiver a chance de atuar na sua área, mesmo que seja em um trabalho temporário, aproveite para mostrar seu potencial, fazer contatos e estabelecer relacionamentos profissionais que possam render frutos no futuro.
Possibilidade de efetivação
O melhor dos mundos, claro, quando você começa um trabalho temporário e gosta dele é conseguir a efetivação.
Essa é, sem dúvida, uma das vantagens desse tipo de contrato.
Se a empresa perceber que você tem perfil para trabalhar ali e que você faz boas entregas, pode existir a possibilidade de se tornar um profissional efetivo e ser contratado diretamente pela empresa em que está trabalhando temporariamente.
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário