segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

O que faz o gestor de tráfego e como se especializar na área?

 O gestor de tráfego é o profissional responsável por criar estratégias e campanhas, em mídias pagas, que gerem tráfego e conversões para os domínios da empresa

imagem de um gestor de tráfego na frente de um computador e analisando dados e resultados

Você certamente já fez uma pesquisa sobre um produto no Google e, depois, passou a ver banners ou propagandas deste produto enquanto navega em outras páginas — isso é o resultado de uma parte do trabalho de um gestor de tráfego.

Esse profissional é indispensável nas empresas que querem marcar presença no mundo digital, criando oportunidades de tráfego e vendas, vindas de ambientes online.

Mas existem outras atribuições para quem deseja ingressar nessa carreira. Continue a leitura para entender o que faz um gestor de tráfego, qual seu escopo de trabalho e como ingressar na área! 

Neste artigo você verá:

O que é a gestão de tráfego?

A primeira ideia que se tem quando falamos de tráfego é trânsito. Isso mesmo, a quantidade de carros que circulam pelas ruas e avenidas de uma cidade.

Seguindo esse raciocínio, a gestão de tráfego é o conjunto de ações que visa manter esse volume de veículos circulando sem problemas, de forma fluida, organizada, de um lado para outro.

No entanto, quando falamos de ambiente digital, o trabalho do gestor de tráfego tem uma missão mais específica: a de levar o maior número de “carros” para um lugar. Em outras palavras: o objetivo de uma boa gestão de tráfego, na internet, é conduzir o maior número de usuários para um site, blog ou página em rede social.

Para que esse fluxo aconteça, são necessárias ações e estratégias para chamar a atenção da pessoa, incentivá-la a acessar um novo endereço na web e, a depender do objetivo da empresa, converter esse usuário em um comprador ou cliente. 

E como pode ser esse fluxo?

Esse tráfego pode ocorrer de forma orgânica ou paga. 

Quando você faz uma busca no Google, por exemplo, por um produto ou serviço, como um par de tênis, encontra uma página de resultados. Os primeiros são os anúncios pagos, geralmente destacados com o aviso “Ad”. Já as demais opções, sem essa sinalização, são as orgânicas. 

Os anúncios pagos, como o próprio nome indica, são provenientes de um investimento das empresas que querem aparecer nessa parte destacada da página de busca. Já os resultados orgânicos são provenientes de estratégias de marketing, para que os resultados das buscas apareçam em primeiro lugar no Google.

O trabalho de um gestor de tráfego pago está no primeiro exemplo, em que a empresa investe em um anúncio patrocinado.

Como o próprio nome diz, ele tem como um de seus pilares o investimento financeiro para as ações, a compra de espaços para divulgar o site de uma companhia, a compra de mailing para o envio de algum conteúdo.

O que fazer um gestor de tráfego?

Vimos que há o tráfego orgânico e o pago. O trabalho de um gestor de tráfego abarca com mais ênfase as ações que são pagas. Dessa forma, quando se fala em gestor de tráfego, geralmente associamos o trabalho com mídias pagas.

Dentre os verbos que estão associados a essa função de trabalho, podemos citar: 

  • Planejar;
  • Criar;
  • Otimizar;
  • Gerenciar;
  • Analisar;
  • Testar;
  • Propor;
  • Distribuir.

Colocando todas essas ações juntas, temos a seguinte definição do que é ser um gestor de tráfego: é aquele profissional que faz o planejamento de ações estratégicas ou de campanhas para uma empresa atingir um determinado objetivo no meio digital. 

Isso envolve criar conteúdos, testar quais funcionam da melhor forma, propor os canais mais interessantes para vinculá-los, distribuir a verba de mídia (publicidade) da empresa para esses canais a partir da análise de dados e resultados do desempenho desses anúncios. Tudo isso gerenciando e acompanhando a performance das campanhas.

Tipos de gestor de tráfego

Para cada canal de comunicação, há um tipo de gestor de tráfego. Já falamos aqui que este profissional lida com o orçamento de uma empresa para gerenciar campanhas pagas na internet, mas para onde exatamente vai esse dinheiro das empresas?

Na maioria dos casos, para campanhas em mídias sociais como Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter. Mas há também campanhas pagas em outras plataformas, tais como blogs, sites de notícias e o Google Ads, anúncios pagos que aparecem no topo das buscas por palavras-chave.

Em resumo, dado o potencial do marketing digital, o ideal é ter um especialista de tráfego em cada uma dessas mídias sociais e plataformas, afinal, o mecanismo de busca, ranqueamento e envio de anúncios funciona de forma distinta nesses canais. Portanto, podemos ver os seguintes tipos de gestor de tráfego:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • Twitter Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Pinterest Ads;
  • Gestor de tráfego multidisciplinar (esse é o generalista dos gestores de tráfego, vai fazer as campanhas em diferentes plataformas).

Qual a importância do gestor de tráfego?

Com muitas empresas investindo na presença digital, seja para serem mais conhecidas ou para venderem mais seus produtos e serviços, a principal importância do gestor de tráfego é simples: ajudar a empresa a atingir seu objetivo.

E isso não significa apenas levar mais visitantes para o site ou converter essas visitas em um número maior de vendas. Existem outros benefícios a reboque. O gestor de tráfego contribui para:

  • ampliar o conhecimento sobre a empresa ou marca, levando-a para mais pessoas;
  • aumentar o número de visitas em um site;
  • converter ou aumentar o número de visitantes para compradores;
  • conquistar novos mercados, até além-fronteiras;
  • segmentar um público;
  • melhorar a reputação da marca;
  • investir melhor a verba da empresa e aumentar o ROI.

Neste último item vale uma explicação: como o trabalho do gestor é analisar e propor mudanças a partir dos dados de desempenho dos anúncios, fica mais fácil alocar a verba certa para os canais mais produtivos. Isso é gastar o justo ou até menos para obter o maior retorno.

Qual é o salário de um gestor de tráfego?

Falamos tanto em investimento, e qual o investimento que as empresas fazem nos gestores de tráfego? Quanto ele ganha?

Profissionais em início de carreira podem ter uma remuneração por volta de R$ 2.500,00.

Aqueles com mais experiência (acima de cinco anos de mercado), o valor pode variar de R$ 5.000,00 a R$ 7.000,00.

Porém, temos algumas considerações:

  • o gestor de tráfego pode trabalhar em uma agência ou empresa por um salário fixo;
  • o gestor pode ser um profissional freelancer, que faz sua oferta salarial e ainda pode propor uma espécie de taxa de sucesso; 

O que é isso, taxa de sucesso? É um percentual a partir de um determinado resultado atingido além do esperado. 

Por exemplo: a empresa quer aumentar as vendas em 30%. Se o trabalho do gestor levar a um aumento de 50% das vendas, ele ganha um percentual sobre as vendas a mais do estipulado.

O que é preciso para ser um gestor de tráfego?

Um bom gestor tem um perfil pessoal e profissional definido, que envolve as chamadas soft skills e as hard skills (em português, as habilidades comportamentais e técnicas). 

Skills (soft e hard) 

Como ele lida com a criação e implementação de estratégias e planos, podemos entender que um bom gestor de tráfego deve:

  • ser organizado;
  • gostar de números e dados;
  • ter capacidade analítica;
  • ter capacidade de fazer correlações;
  • ser criativo;
  • estar atendo a detalhes;
  • saber fazer e manter relações interpessoais.

Sobre essas relações interpessoais: não apenas para lidar com os clientes, para explicar melhor seu plano, mas também pensando em criar relações com possíveis futuros clientes, caso seja um gestor freelancer.

Quais cursos fazer para atuar na área?

Os cursos mais importantes de serem feitos são os relativos às ferramentas que serão usadas no dia a dia. Assim, fazer os cursos da Google Academy, para entender sobre o Google Ads, e os cursos do Facebook, para os anúncios nas redes sociais Meta, são imprescindíveis.

Além disso, é importante ter conhecimento em copywriting, neuromarketing e gatilhos mentais. Para cada um desses pontos, também existem formações individuais e focalizadas. 

E há sempre um ponto que vai fazer a diferença entre um gestor de tráfego e um excelente gestor de tráfego: disposição para aprender sempre!

Lembre-se: a onda do marketing digital ganha a cada dia mais importância e é difícil encontrar um profissional que tenha todos os atributos (ou até metade) dos que citamos aqui. Pense nisso com carinho caso queira mudar de carreira ou começá-la. 



fonte:

https://www.vagas.com.br/profissoes/o-que-faz-um-gestor-de-trafego/

Nenhum comentário:

Postar um comentário