segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

O que faz um assistente administrativo? Entenda mais sobre a profissão.

 Organizar, planilhar e apoiar os gestores são funções normalmente atribuídas aos assistentes administrativos. Confira o que fazem esses profissionais e entenda se essa pode ser uma boa alternativa de carreira para você.

ilustração mostrando o que faz um assistente administrativo, com uma mulher, profissional, organizando documentos e analisando algo no computador

Ser assistente administrativo é mais ou menos como se tornar a pessoa que coloca ordem em tudo. 

Vagas para esse profissional não faltam, porque ele pode atuar em empresas de praticamente todos os segmentos e tamanhos. E tem mais: nem sempre os empregadores exigem uma formação específica para isso. 

Gostou da ideia? Confira neste texto o que faz um assistente administrativo, quanto ganha um profissional e o que você precisa para conseguir um emprego na área.

Neste artigo você verá:

O que faz um assistente administrativo?

O cargo de assistente administrativo é responsável por apoiar um gestor ou um departamento da empresa, cuidando de assuntos operacionais e burocráticos.

É esse profissional que cuida do envio, recebimento e armazenamento de documentos e correspondências. 

Ele também costuma organizar as agendas dos gestores e, muitas vezes, ainda se responsabiliza pela checagem e a priorização de e-mails.

Faz parte das funções o controle de contas a pagar e receber, a emissão de notas fiscais, a elaboração de relatórios financeiros e a atualização de cadastros de clientes e fornecedores.  

Muitas vezes, é também o assistente administrativo quem se responsabiliza pela compra de material para uso interno da área ou empresa. É ele quem costuma saber quando precisa comprar material de higiene ou papel para a impressora, por exemplo. 

Diferenças entre auxiliar administrativo e assistente administrativo

Nem todas as empresas fazem distinção entre os cargos de auxiliar administrativo e assistente administrativo. Em muitos casos, os termos são usados como sinônimos, sem que exista alguma grande diferença na atuação de cada profissional. 

No entanto, embora não seja uma regra, é interessante saber que parte das empresas utiliza o cargo de “auxiliar administrativo” para especificar funções mais iniciantes, que não têm tanta responsabilidade.

Nessas empresas, a posição de “assistente administrativo” é reservada a profissionais não tão juniores, que já têm algumas competências específicas e alguma experiência na área. 

Quais são as áreas de atuação de um assistente administrativo?

Um assistente administrativo atua comumente em 7 áreas:

  1. Administrativa;
  2. Financeira;
  3. Compras;
  4. Estoque;
  5. Marketing;
  6. RH;
  7. Logística. 

Além dessas, quando o profissional atua em áreas mais específicas, ele também pode ser chamado de assistente de compras, assistente de crédito, assistente de departamento pessoal e assim por diante, a depender da especialidade.

Quais as funções do assistente administrativo? 

Em geral, as principais funções são:

  • organização de agenda dos gestores ou da área como um todo;
  • recebimento, envio e organização de documentos;
  • organização de compras de material para uso interno do departamento, como material de escritório e higiene;
  • prestação de serviço de apoio para diversos departamentos de uma empresa, em especial administrativo, de recursos humanos, finanças e logística;
  • atendimento a clientes, tirando dúvidas sobre produtos e serviços;
  • comunicação com fornecedores, também para tirar dúvidas ou buscar informações; 
  • organização de documentos, tomando cuidado com armazenamento e sigilo, se for o caso;
  • criação e alimentação de diversos tipos de planilhas, incluindo controle financeiro;
  • organização de contas a pagar e a receber;
  • emissão e recebimento de notas fiscais;
  • elaboração de vários tipos de relatórios;
  • criação e atualização de bancos de dados e cadastros de funcionários, clientes e fornecedores;
  • atendimento a clientes e fornecedores;
  • organização da logística.

O que é preciso para ser um assistente administrativo?  

Geralmente, é preciso ter ensino médio completo. Algumas empresas também exigem que o profissional tenha curso técnico em Administração.

Outras vão além e dão preferência para quem está cursando ou já concluiu a graduação em Administração. 

Além da formação acadêmica, o profissional deve ter:

  • conhecimento de rotinas administrativas;
  • habilidade para trabalhar com computador, impressora, redes;
  • conhecimento de softwares de escritório (contas a pagar e receber, agendas, gerenciamento de fornecedores);
  • conhecimento de pacote Office, principalmente Excel;
  • capacidade de organização;
  • proatividade;
  • boa comunicação oral e escrita.

Onde um assistente administrativo pode atuar?

O assistente administrativo pode trabalhar em praticamente todas as empresas de todos os tamanhos e segmentos. É por isso que seu mercado de trabalho é bastante abrangente e as vagas costumam ser numerosas. 

É possível atuar na área de RH de uma indústria, em um escritório de advocacia ou de contabilidade, bem como em hotéis, restaurantes ou clubes, ou, ainda, em hospitais e clínicas. 

Ou seja, desde que existam rotinas administrativas e financeiras para organizar, existe espaço para a contratação de um profissional para essa função. 

Quanto é a média salarial de um assistente administrativo?  

Segundo dados do Vagas.com.br de setembro de 2022, quem trabalha como Assistente Administrativo ganha em média R$ 1.782 de salário. 

Benefícios da carreira de assistente administrativo

A carreira pode ser ideal para quem gosta de deixar tudo organizado e, ao mesmo tempo, tem habilidade para se comunicar com todos os tipos de pessoas.

Um grande benefício dessa carreira é que ela dá uma visão geral do funcionamento de uma empresa ou área específica. 

Além disso, ela pode ser uma boa porta de entrada para quem quer trabalhar em grandes empresas, mas ainda não tem formação ou não sabe exatamente em que área quer se especializar no futuro. 

Por exemplo, é comum que o assistente administrativo se torne um assistente financeiro, mas essa é apenas uma das trilhas possíveis. 

Quem começa nessa profissão também pode se tornar um especialista em contas a pagar e receber, em rotinas de RH, folha de pagamento ou compras. Percebe como são muitas as possibilidades? 

Isso sem falar que se você for assistente administrativo em uma rede de hotéis, por exemplo, pode buscar uma formação em Turismo e seguir para essa área.

O mesmo vale para quem atua em clínicas e hospitais. Conhecendo a rotina, você pode se especializar em gestão da saúde, por exemplo, ou descobrir que tem vocação para enfermagem. 

Outro grande benefício é que a posição geralmente não exige uma formação específica. Isso quer dizer que com a formação completa no ensino médio (além de algumas das habilidades que já listamos nesse conteúdo) você pode começar a atuar na profissão.


fonte:

https://www.vagas.com.br/profissoes/o-que-faz-um-assistente-administrativo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário