segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Inteligência emocional: qual a importância e como desenvolver essa soft skill

 

A inteligência emocional é uma das competências mais procuradas por recrutadores. Saiba como lidar com os seus sentimentos e conquistar novos saltos na carreira

blocos de montar simbolizam inteligência emocional

A inteligência emocional no ambiente de trabalho é um tema muito relevante no atual cenário e todo profissional precisa ficar atento a isso. Por quê? 

Na visão das empresas, a inteligência emocional de um candidato pode separar os profissionais de alto desempenho de seus colegas com habilidades e conhecimentos técnicos semelhantes.

É isso mesmo. É pouco efetivo você ter 5, 10 ou 15 certificações de habilidades técnicas, ou até de competências sociais, se você não lida bem com as suas emoções (e dos outros) no dia a dia. 

Não por acaso, o relatório do Fórum Econômico Mundial 2020 “Futuro dos Empregos” diz que a inteligência emocional é uma das dez habilidades mais procuradas até 2025.

Já deu para perceber a importância dessa competência, certo? Então, se você quer saber tudo sobre inteligência emocional no trabalho, fique atento a leitura deste post!  

Neste artigo você verá:

O que é inteligência emocional e como ela se aplica no ambiente de trabalho? 

Inteligência emocional é a habilidade para lidar com mudanças e incertezas que a todo momento surgem na nossa vida.

De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a facilidade com que uma pessoa consegue identificar seus sentimentos e suas emoções e também as de outros indivíduos. 

A inteligência emocional no trabalho é uma competência comportamental baseada na facilidade com que uma pessoa consegue identificar e lidar com sentimentos e emoções no ambiente profissional.

Quanto maior a capacidade de entender o que está sentindo, maior é a chance de saber como lidar com esse sentimento ou essa emoção sem afetar o seu trabalho e o dos outros. E esse autocontrole é fundamental quando trabalhamos em equipe e de forma colaborativa, como veremos mais adiante neste post. 

Benefícios da inteligência emocional para a carreira profissional

Um dos grandes benefícios da inteligência emocional é a gestão de emoções  no ambiente de trabalho. E no que isso contribui? 

Isso ajuda a diminuir o estresse e evitar outros problemas, como o burnout, a ansiedade e conflitos entre colegas no ambiente de trabalho. 

Por este motivo, a inteligência emocional é vista como um diferencial e está entre as competências comportamentais mais valorizadas no mercado de trabalho atual. 

Quem trabalha no desenvolvimento dessa autoconsciência consegue:

  • raciocinar mesmo sob pressão; 
  • tende a manter o equilíbrio nas situações mais adversas; 
  • faz uma melhor gestão dos outros. 

Um profissional com essa competência dificilmente será visto com alguém de temperamento “explosivo”. Isso porque a inteligência emocional ajuda a pessoa a gerenciar seus sentimentos e comunicá-los de uma forma compreensível, sem grandes rompantes de emoções –, sem gritos, choro ou atitudes mais drásticas, que afetam o clima positivo do ambiente de trabalho.

Como desenvolver a inteligência emocional?

Agora que você já conhece a importância e os benefícios da inteligência emocional nas empresas, que tal praticá-la a partir dos 4 pilares dela: autoconhecimento, autocontrole, empatia e relacionamento interpessoal? 

É isso mesmo, se hoje você ainda não é capaz de controlar suas emoções, fique atento às nossas dicas para começar trilhar o seu caminho do autoconhecimento. Vamos nessa? 

Observe seu comportamento e suas reações

Um componente-chave da inteligência emocional, a autoconsciência é a capacidade de reconhecer e entender seu próprio caráter, humor e emoções e seus efeitos sobre os outros. 

Este é o primeiro passo para você desenvolver inteligência emocional. Quando você se deparar com um sentimento muito bom ou muito ruim, observe como você reage física e mentalmente a situação 

É importante perceber como as suas reações têm impacto sobre as outras pessoas e sobre o ambiente em que você está. Se você reagir mal a uma notícia ou uma crítica, por exemplo, avalie cuidadosamente como você se sentiu, o que pensou e o que fez com que reagisse daquela forma. Aí está uma oportunidade e tanto de melhoria. 

Controle suas reações

A vida profissional nos coloca diante de cada situação estressante que parece que estamos sendo colocados à prova todos os dias, certo? 

Para controlar suas emoções quando isso acontecer e evitar reações explosivas no ambiente de trabalho, não se esqueça de respirar.  Sim, caso não consiga raciocinar diante do estresse, peça um tempo para pensar na situação, antes de tomar uma decisão ou reagir de maneira intempestiva.

A dica é importante especialmente quando a situação está relacionada a sentimentos ruins como raiva, insegurança, medo e tristeza. 

Entenda o que te motiva

Todo mundo tem uma motivação central quando inicia um projeto. A dificuldade é manter essa força motriz em mente quando a adversidade aparece. Muitas vezes, as pessoas iniciam um projeto, mas não conseguem concluí-lo porque perdem a motivação para fazê-lo. Reserve um tempo para entender o que o motiva e use-o para empurrá-lo até a linha de chegada.

Reconheça seus gatilhos emocionais

Indivíduos autoconscientes são capazes de reconhecer suas emoções quando elas ocorrem. É importante ser flexível com suas emoções e adaptá-las à sua situação. Não negue o tempo de palco de suas emoções, mas também não seja rígido com elas, reserve um tempo para processar suas emoções antes de comunicá-las.

Pratique a escuta ativa 

Antes de ser capaz de negociar com alguém no ambiente de trabalho ou na vida pessoal,  primeiro você precisará entender o que eles estão dizendo. Envolve deixá-los falar sem interrupção, preconceitos, ceticismo e colocar seus próprios problemas em pausa para permitir que você absorva a situação deles e considere como eles estão se sentindo antes de reagir.

Reserve um tempo para celebrar o positivo

Uma parte fundamental da inteligência emocional é celebrar e refletir sobre os momentos positivos da vida. As pessoas que experimentam emoções positivas geralmente são mais resilientes e mais propensas a ter relacionamentos gratificantes, o que as ajudará a superar as adversidades do ambiente de trabalho.

Pense em soluções e não problemas 

Durante conflitos, explosões emocionais e sentimentos de raiva são comuns. A pessoa emocionalmente inteligente sabe como manter a calma durante situações estressantes. Eles não tomam decisões impulsivas que podem levar a problemas ainda maiores. Eles entendem que em tempos de conflito o objetivo é uma resolução e fazem uma escolha consciente de se concentrar em garantir que suas ações e palavras estejam alinhadas com isso.

Aceite bem as críticas

Uma parte importante do aumento de sua inteligência emocional é ser capaz de receber críticas. Em vez de se ofender ou ficar na defensiva, as pessoas com alta inteligência emocional no trabalho levam alguns momentos para entender de onde vem a crítica, como ela está afetando os outros ou seu próprio desempenho e como podem resolver construtivamente quaisquer problemas.

Aprenda a priorizar

Tudo muda o tempo todo nas empresas e, para não viver em pânico, você precisa aprender a separar urgências do que pode ser deixado para depois.

Saber priorizar é muito importante especialmente para quem trabalha sob pressão de metas e prazos.

Desenvolva sua resiliência 

A resiliência no trabalho é a capacidade que a pessoa tem de continuar “inteira” apesar das adversidades e da pressão que vem de todos os lados.

Um profissional com resiliência consegue absorver os impactos da rotina e manter o foco no que precisa ser feito. Além de também ser bastante valorizada pelas empresas, essa competência ajuda muito a desenvolver inteligência emocional.

Técnicas para lidar com situações estressantes e pressões no trabalho

Apesar de todas as dicas aqui mencionadas, sabemos o quão difícil é lidar com situações estressantes e pressões no trabalho. Por isso, separamos aqui algumas orientações extras para você controlar sua inteligência emocional nestas situações: 

Não se esqueça de respirar

Às vezes, surtos emocionais ocorrem porque não paramos para desacelerar e processar como estamos nos sentindo. Dê a si mesmo uma pausa e faça um esforço consciente para ler um livro, assistir uma série, caminhar um pouco no parque – um pouco de escapismo faz maravilhas. E então, da próxima vez que você tiver uma reação emocional a algo, tente fazer uma pausa antes de reagir.

Preste atenção em como você se comporta

Enquanto estiver praticando sua consciência emocional, reserve um tempo para observar seu comportamento também. Observe como você age quando está experimentando certas emoções e como isso afeta sua vida cotidiana. Gerenciar nossas emoções se torna mais fácil quando nos tornamos mais conscientes de como reagimos a elas.

Assuma a responsabilidade por seus sentimentos

Suas emoções e comportamento são sua responsabilidade, não é culpa do outro que você perdeu a cabeça em certa situação. Uma vez que você começa a aceitar a responsabilidade por como se sente e como se comporta, isso terá um impacto positivo em todas as áreas da sua vida.

Pratique técnicas de relaxamento

Técnicas de meditação e mindfulness  podem ajudar a acalmar a mente e o corpo. É útil praticar regularmente essas técnicas de relaxamento para que você possa usá-las mais facilmente quando estiver estressado.

Melhore seus hábitos de sono

Os adultos devem dormir entre 7 a 9 horas por dia, mas muitos de nós não conseguimos seguir essa rotina. E o que isso causa?

A deficiência de sono pode prejudicar o funcionamento diário, a produtividade, o foco e o julgamento, bem como frustração, irritabilidade e preocupação. Por isso, comece a repensar sua rotina de sono, ela fará toda a diferença para lidar com situações estressantes no ambiente de trabalho. 

Como a inteligência emocional pode ajudar no processo de busca por emprego

Como você já sabe, em uma entrevista de emprego, você está sendo avaliado a cada momento: ao preencher seu currículo, ao falar com recrutadores e ao responder perguntas na entrevista. Ter o controle emocional da situação pode ser o seu diferencial diante dos demais candidatos. Por quê? 

Na maioria das vezes, após a seleção de currículos para entrevista com recrutadores ou até com a pessoa gestora da vaga, todas as pessoas candidatas estão no mesmo nível de competição. Todos têm a mesma senioridade, experiências e habilidades técnicas. O diferencial, neste momento, será exatamente suas habilidades emocionais, incluindo a principal delas, a inteligência emocional. 

Como mencionamos, um dos passos para você desenvolver a sua inteligência emocional, é se autoconhecer. Nesse sentido, que tal fazer uma autoavaliação profissional para você saber seus pontos fracos e positivos? Comece hoje mesmo a melhorar sua inteligência emocional para novas conquistas na carreira! 


fonte:

https://profissoes.vagas.com.br/importancia-inteligencia-emocional/

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