Saiba como investir na sua marca pessoal e conquistar novas oportunidades na carreira com a ajuda das plataformas digitais
Todo mundo tem uma marca pessoal, certo? Quer você queira ou não, a sua forma de agir, falar e até de se vestir já informam alguns elementos da sua personalidade e da sua marca. E lembre-se: hoje essas informações ficam armazenadas e compiladas na internet a alcance de todos.
É isso mesmo, quer ver só? Digite seu nome completo no Google e veja as informações que ele traz sobre você. Acredite: é essa a primeira impressão que as pessoas, inclusive os recrutadores, terão de você.
Portanto, se você quer melhorar essas informações e se tornar mais notável para os recrutadores, não deixe de investir fortemente no seu personal branding. Como? Acompanhe esse nosso post que você entenderá tudo sobre o tema.
Veja também: Autoavaliação profissional: como identificar seus pontos fortes e fracos
Neste artigo você verá:
O que é ter uma marca pessoal?
Ter uma marca pessoal, ou personal branding, o termo usado em inglês, define quem você é como pessoal e profissional. Além disso, ela ajuda a mostrar ao mundo o que você espera alcançar em sua carreira.
Quando as pessoas ouvem seu nome, elas devem pensar imediatamente nas qualidades que o definem, seus valores e o que você representa.
Em resumo, uma marca pessoal eficiente vai diferenciar você dos concorrentes e permitir que você conquiste a confiança de potenciais empregadores.
O que significa dizer que você é sua marca?
Significa que sua marca pessoal é a sua história contada para os outros. Isso mesmo, e nessa história você relatará seus talentos, valores e propósitos. Um bom começo é responder às seguintes perguntas:
- O que te motiva a sair todo dia da cama para trabalhar?
- Como você enxerga o mundo do trabalho e dos negócios?
- Como você lida com colegas e outros profissionais, dentro ou fora do ambiente de trabalho?
- Quais são seus talentos?
- Quais são seus pontos fracos?
Pense sempre nesses pontos para desenvolver seu personal branding de forma orgânica no dia a dia de trabalho.
Como construir uma marca pessoal?
Para construir uma marca pessoal forte que chame a atenção dos outros, invista fortemente nos elementos que compõe esse branding:
Autoconhecimento
Sim, não adianta fugir desse olhar para você mesmo. Antes de expor sua marca pessoal você precisará entender quem é você, quais são suas fraquezas e fortalezas. E como você vai expor esses elementos.
Só após essa autoanálise, é possível seguir adiante com a construção de sua marca pessoal.
Autenticidade
Você não pode falsificar sua marca. Fazer isso só levará a inconsistências na forma como você se apresenta, o que as pessoas perceberão mais cedo ou mais tarde. Seja autêntico.
Valores
Os valores da sua marca são suas características e traços que as pessoas associam a você. Dependendo do seu setor, profissão e público, essas características podem ser certos aspectos de você mesmo que você deseja ampliar.
Para ficar mais claro, vamos a um exemplo prático: se você está estudando na área de Direito, comece a postar e a comentar notícias sobre o tema. Deixe suas impressões pessoais e, de leve, comentários que identifiquem seus valores e propósitos.
Integridade
Construir uma marca pessoal não é apenas obter sucesso. Trata-se também de definir e manter seus princípios e não permitir que outras pessoas comprometam sua integridade.
Dica: não caia em debates virtuais que possam expor sua integridade como questões ligada a partidos políticos ou candidatos. Fuja dessa armadilha!
Veja também: 15 habilidades e competências para deixar o seu currículo perfeito
Qual a importância de desenvolver sua marca pessoal para sua carreira?
Criar uma marca pessoal ajuda a construir confiança e credibilidade com seu público-alvo. Ao compartilhar sua experiência e conhecimento, você pode se posicionar como uma fonte confiável de informações, o que pode levar a mais oportunidades de empregos e até parcerias.
De acordo com o estudo da CareerBuilder, 7 em cada 10 recrutadores utilizam as redes sociais para buscar candidatos.
A mesma pesquisa ainda destaca que 43% dos empregadores afirmaram que ficam de olho nas redes sociais dos empregados, sendo que cerca de 34% já chegaram a reprimir ou até demitir pessoas por conta do conteúdo postado por elas nas redes sociais. Portanto, ter um bom personal branding on-line também é muito relevante para sua carreira.
E quer saber mais? Os empregadores consideram que ter funcionários que investem em suas marcas pessoais é um benefício para as organizações. Isso porque, quando um profissional representa sua empresa em um evento ou uma conferência, ele não está apenas se autopromovendo, mas também está dando mais exposição à organização.
Além disso, uma marca pessoal pode ajudá-lo a se tornar referência. Pessoas querem fazer negócios com pessoas, não com corporações sem rosto.
Ao criar uma marca pessoal que destaca sua personalidade, interesses e peculiaridades, você pode se conectar com seu público em um nível mais profundo e construir relacionamentos duradouros. Pense nisso!
Como fortalecer sua marca pessoal?
Até aqui você descobriu como começar sua marca pessoal e a importância de investir nela para novas oportunidades no mercado de trabalho, que tal agora saber como fortalecê-la? Separamos a seguir algumas dicas de como você pode dar um up no seu branding pessoal:
Pense em como você quer ser conhecido
Depois de descobrir quem você é hoje (autoconhecimento), você pode começar a se concentrar em quem você quer ser amanhã. Nessa jornada, tente não focar muito nas coisas que deseja na vida, mas nos hábitos necessários para ser a pessoa que consegue essas coisas.
Pense grande, mas divida os objetivos maiores em pequenos passos alcançáveis. Siga seu PDI. Dessa forma, você pode medir seu progresso real mais facilmente mais tarde.
Defina seu nicho
Seu objetivo nunca deve ser tentar agradar a todos com sua marca pessoal. É um desperdício de energia e recursos. Em vez disso, concentre seus esforços em definir seu nicho e trabalhar para atrair seu público específico.
Crie sua rede
As pessoas não te conhecerão até que você se torne conhecido ou pelo menos visível o suficiente para que seja encontrado. É por isso que a construção do seu network tem uma importância fundamental no fortalecimento da sua marca pessoal.
A mídia social é definitivamente a melhor maneira de expandir sua rede digital. Mas não é a única. Participe como ouvinte ou até palestrante de eventos (virtuais ou não) dentro do segmento que você quer atingir, por exemplo.
Envolva-se com sua comunidade
Embora a conexão seja o primeiro passo na construção de uma rede, o envolvimento é crucial para manter essa rede. Você pode ter 50.000 seguidores, mas pode não estar realmente conectado com eles, ou seja, eles não sabem quem você é, o que você faz e o que você oferece. Deixe isso muito claro.
Otimize sua relação com o público-alvo
Pergunte onde essas pessoas podem ser encontradas e o que estão procurando. Depois de responder a essas perguntas, comece a construir sua presença online para atendê-las.
Onde quer que você promova e interaja, lembre-se de que a consistência é vital. Certifique-se de que o tom e a imagem abrangentes que você apresenta on-line permaneçam semelhantes em todas as plataformas e também na vida real.
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