segunda-feira, 25 de setembro de 2023

O que é empatia e como desenvolver no trabalho

 

Entenda por que a empatia é essencial para criar laços de confiança e colaboração no ambiente de trabalho (e fora dele também)

Imagem de colegas de trabalho se ajudando no computador

A empatia é uma habilidade fundamental para se relacionar com outras pessoas. Essa competência envolve a capacidade de escutar e entender emoções e perspectivas do outro. No entanto, muitas vezes, pode ser difícil praticar a empatia, especialmente em situações desafiadoras do trabalho. 

É isso mesmo, escutar e compreender o que as pessoas falam exige muita concentração e uma boa interpretação do cenário. Nem sempre o interlocutor é claro ou a pessoa que recebe a mensagem consegue decifrá-la precisamente. Por isso, profissionais que possuem essa habilidade têm uma grande vantagem competitiva no mercado de trabalho. 

Quer aprender mais sobre esse conceito e como ampliar sua empatia com chefes, colegas de trabalho, clientes e fornecedores? Então continue conosco nesse post!

Veja também: Como falar sobre o ambiente de trabalho ideal para você

Neste artigo você verá:

O que é empatia?

A frase mais comum quando abordamos o significado de empatia é “se colocar no lugar do outro”. Mas como alguns especialistas ressaltam, dentre eles o historiador Leandro Karnal, não há como alguém, de fato, sentir as mesmas dores e alegrias do outro. 

Veja bem, você pode entender o sofrimento de uma mãe que perdeu um filho ou a emoção de um profissional que acabou de ser promovido, mas a sua reação e seus sentimentos diante desses fatos não serão os mesmos da pessoa que está vivenciando isso.  

Na prática, a empatia é a habilidade de compreender e responder adequadamente aos sentimentos de outra pessoa.

Qual é a importância da empatia no local de trabalho?

Quando abordamos a empatia no trabalho, estamos falando da capacidade de assimilar e replicar de forma assertiva os sentimentos e os pensamentos de outros profissionais. 

Essa competência comportamental, é fundamental em ambientes corporativos porque ajuda a reduzir conflitos e mantém a comunicação mais fluída. Por isso, é uma capacidade indispensável para quem quer se desenvolver na carreira.  

Imagine, por exemplo, que um profissional possui excelentes entregas técnicas, sem descuidar de nenhum detalhe, no entanto, esse mesmo profissional não consegue lidar muito bem com colegas de trabalho. Ele não consegue ser empático em situações profissionais.

Aí fica a pergunta: como ele poderá ser promovido a gerente se não consegue gerenciar pessoas, se não compreende suas necessidades e sentimentos? Na prática, ele não consegue e o cargo de liderança será concedido para outra pessoa. 

Em outras palavras, a empatia no trabalho é fundamental para evolução da carreira de liderança.

Quais os tipos de empatia

Existem três tipos de empatia: cognitiva, emocional e compassiva, esta última também conhecida como empatia somática. Vejamos as diferenças entre elas:

Empatia cognitiva

É aquela que permite que a pessoa que recebeu a mensagem compreenda o cenário e as emoções observadas na fala do interlocutor. Essa é a empatia mais comum de ocorrer e ela está geralmente relacionada às questões do ambiente de trabalho.

Exemplo: quando compreendemos quando alguém nos conta porque tomou certa decisão, destacando sentimentos que o conduziram para esse caminho.  

Empatia emocional

Trata-se da empatia na qual interlocutor e ouvinte compartilham emoções. Como mencionado no começo desse post, muitos especialistas dizem que ela sequer existe, outros preferem dizer que ela acontece, porém, a intensidade dessa emoção é diferente, a intensidade do interlocutor será maior do que da pessoa que está ouvindo.

Exemplo: pessoas que choram em casamentos e funerais de pessoas próximas.

Empatia compassiva

É a empatia que parte para a ação. Isso mesmo, é aquela em que a pessoa compreendeu os sentimentos do outro e resolveu agir no sentido de ajudá-lo. 

Exemplo: doar sangue após descobrir que um familiar de um colega está internado precisando de doação sanguínea. 

Veja também: 7 hábitos que você pode mudar para evitar ansiedade

Como aprender a ter empatia no local de trabalho?

Ser empático com os colegas de trabalho pode trazer diversos benefícios, como aumento na colaboração entre as equipes, mais motivação e até aumento na produtividade. Portanto, que tal aprender como ter empatia no local de trabalho? Aqui vão algumas dicas:

Ouça as pessoas

Ouvir as pessoas com atenção e cuidado é o primeiro passo para melhorar e demonstrar sua empatia. Não adianta apenas ouvir por ouvir enquanto divide sua atenção olhando para a tela do seu celular, por exemplo.

É preciso ter mente e coração abertos para entender o que a pessoa tenta comunicar. Preste atenção no tom de voz e nos gestos da pessoa. Você não precisa concordar com tudo, mas deve tentar se colocar no lugar do outro para compreender a situação do seu ponto de vista.

Trate todos com gentileza

No ambiente de trabalho, a empatia é responsável por formar laços de confiança e colaboração entre os profissionais. Trate os outros como você gostaria de ser tratado. Parece óbvio, mas é importante não se esquecer disso, mesmo nos momentos mais estressantes.

Se você tratar os outros com cuidado e gentileza, é muito provável que eles façam o mesmo por você. Desta forma, você pode construir um relacionamento saudável com seus colegas neste momento em que todos estamos mais sensíveis e inseguros.

Coloque-se no lugar do outro

Tente se colocar no lugar de outra pessoa antes de fazer críticas ou julgamentos. Escolha bem as palavras, indique caminhos para ela melhorar e não critique apenas por criticar.

Pense como você se sentiria no lugar dela e o que poderia levar de construtivo dessa conversa. Mostre interesse sincero pelas necessidades e sonhos de outras pessoas

Seja você líder ou não, mostre que você está genuinamente preocupado com os sonhos, problemas e necessidades de cada membro da equipe. As pessoas que percebem que seu líder e/ou colega de trabalho os reconhece dessa maneira se sentem mais engajados a colaborar com eles. 

Demonstre disposição para ajudar 

As linhas entre trabalho e vida pessoal estão cada vez se misturando mais. Pessoas empáticas entendem que os membros de sua equipe são indivíduos dinâmicos que estão assumindo problemas pessoais enquanto mantêm suas responsabilidades profissionais. 

Manter linhas de comunicação abertas e incentivar a transparência é uma boa maneira de promover a segurança psicológica entre o grupo e ajudar os membros da equipe a se sentirem à vontade para compartilhar quando necessário.

Seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, fortaleça sua empatia, pois ela será responsável por abrir novos caminhos e compartilhar experiências incríveis com outras pessoas.


fonte:

https://profissoes.vagas.com.br/aumentar-empatia-no-trabalho/

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