terça-feira, 31 de outubro de 2023
segunda-feira, 30 de outubro de 2023
Perigos da síndrome de burnout e como ela impacta a produtividade no trabalho
Exaustão, irritabilidade e apagões na memória. Veja como reconhecer alguns sintomas do burnout e como se precaver do esgotamento total.
A maioria dos profissionais passa por situações estressantes e desafiadoras no ambiente de trabalho. Problemas com prazos de entrega apertados, falta de comunicação e reuniões delicadas de feedback. Mas e quando esse estresse avança e se torna crônico? Neste caso, provavelmente você está com burnout.
Essa palavra em inglês, traduzindo para o português, significa que você está esgotado mentalmente. E um estudo revela que você não está sozinho nessa: um a cada cinco brasileiros estão sentindo na pele os efeitos do burnout.
Mas como sei que estou esgotado? De que forma consigo retomar minha saúde mental e como consigo evitar esse estresse? Continue neste post que você descobrirá as respostas para essas e outras perguntas relacionadas à síndrome do esgotamento profissional.
Veja também: Como melhorar sua qualidade de vida no trabalho?
Neste artigo você verá:
O que é a síndrome de burnout?
A síndrome de burnout é um estado de exaustão mental e física. É como se a pessoa sentisse um apagão e o cérebro chegasse ao limite.
Você já sentiu aquela exaustão que parece interminável, onde a energia parece ter se esgotado completamente? A dificuldade em se concentrar, o desânimo e a sensação de fracasso podem ser avassaladores.
Na visão da Organização Mundial da Saúde (OMS), o burnout é o resultado do “estresse crônico no local de trabalho” e foi considerado uma doença, de fato, apenas em 2019.
No entanto, há estudos que indicam que não se trata de uma doença exclusiva do ambiente de trabalho. Mães e pessoas que cuidam de pessoas idosas também estão expostas aos sintomas da doença.
Como colocar o trabalho temporário no currículo e potencializar sua experiência para o mercado de trabalho?
Veja como incluir informações sobre experiências temporárias para atrair atenção dos recrutadores e mostrar que você preenche requisitos da vaga que quer conquistar
Uma dúvida comum entre os profissionais é como colocar o trabalho temporário no currículo. Saiba que essa modalidade de trabalho pode ser muito valorizada no mercado, pois, mesmo com a experiência curta, você pode adquirir competências e colocá-las em prática durante o trabalho temporário.
Neste post, vamos explicar o passo a passo de como colocar o período de trabalho no currículo da melhor forma.
Confira todos os detalhes!
O que é trabalho temporário?
O trabalho temporário é aquele em que você é contratado para atuar em uma empresa por um período específico. Um exemplo de trabalho temporário é o de atendente de loja no período de festas de final de ano ou dia das mães, quando o comércio fica com mais movimento.
Outro exemplo de trabalho temporário é a atuação na produção de uma fábrica de chocolate para atender a demanda da Páscoa, que é muito maior que a demanda do restante do ano.
Também é comum que trabalhadores temporários sejam contratados para substituir efetivos em férias ou afastados da sua função por qualquer que seja o motivo.