As etapas do processo de seleção são essenciais para a empresa checar se os candidatos atendem aos requisitos da vaga e da cultura organizacional.
A ansiedade e a preocupação são elementos presentes na vida de um candidato sempre que ele aplica seu currículo para uma vaga. O grande segredo para contornar esses sentimentos é conhecer todas as etapas do processo seletivo.
Quanto mais um profissional conhece as etapas do processo e as expectativas dos recrutadores, mais ele pode se preparar para cada uma delas.
Acompanhe esse nosso post que vamos te contar todos os detalhes dessas etapas, como se preparar para elas e como aprender algumas lições de recrutamentos que você participou e que não deram certo. Confira!.
Quantas e quais são as etapas de um processo seletivo?
De forma geral, os processos seletivos têm de 6 a 7 etapas, tudo vai depender da cultura da empresa e do cargo da vaga anunciada. Em algumas organizações para cargos mais especializados, podem existir etapas adicionais, como apresentação de case ou entrevistas com clientes potenciais.
Mas seguindo a regra da maioria dos processos seletivos encontramos as seguintes fases de recrutamento e seleção:
1. Anúncio da vaga
É o primeiro contato entre a empresa contratante e o possível candidato. Nessa etapa, a empresa anuncia a vaga de emprego em diversos canais para atingir o público-alvo da vaga. O anúncio inclui detalhes sobre o cargo, requisitos, responsabilidades e informações sobre como se candidatar.
2. Testes e avaliações
Algumas empresas podem exigir que os candidatos realizem testes de habilidades específicas, como inglês e lógica, ou testes comportamentais. Essas avaliações podem ser aplicadas antes ou depois da fase de triagem, a depender do melhor fluxo para a empresa contratante
3. Triagem de currículos
É nessa hora que a equipe de recrutamento (ou um algoritmo) revisa os currículos, cartas de apresentação e demais documentos enviados pelos candidatos para selecionar aqueles que melhor atendem aos critérios da vaga.
4. Entrevistas
Os candidatos pré-selecionados na triagem são convidados para entrevistas. Em geral, há uma entrevista prévia do recrutador com o candidato para ver se de fato há fit entre o profissional e a vaga e depois segue-se o rito das demais entrevistas com diferentes membros da equipe de recrutamento e com a liderança da área.
5. Verificação de referências
É quando a empresa checa se tudo aquilo dito pelo candidato durante a seleção, de fato, é um retrato da realidade. Como? Entrando em contato com referências fornecidas pelo profissional que relataram como foi trabalhar com o candidato e quais são seus pontos fortes e negativos. Geralmente, essa fase é usada mais para cargos mais seniores ou de liderança.
6. Oferta de emprego
Se um candidato for selecionado, o recrutador da vaga entrará em contato com o candidato e enviará uma oferta formal de emprego. Neste documento, serão mencionados detalhes como salário, benefícios e outros assuntos relacionados à vaga.
7. Aceitação da oferta
O candidato avalia a oferta e decide se aceita ou nega a posição. Em caso de aceitação, no Brasil, ele terá de fazer exame médico admissional e assinar outros documentos relacionados ao emprego.
Como se preparar para cada etapa do processo seletivo?
Agora que você já sabe todo o passo a passo de como acontece o processo seletivo, chegou a hora de se preparar para o seu próximo desafio: ser aprovado para aquela vaga dos sonhos.
Veja aqui nossas dicas de como se preparar para cada etapa do processo seletivo:
Como montar o currículo perfeito no Vagas.com
Como vimos anteriormente, um dos primeiros passos de um processo seletivo é a triagem. Esse é o momento em que o recrutador vai decidir se você segue ou não adiante no jogo. Por isso, você precisa caprichar nessa primeira impressão que será baseada nas informações de seu currículo e da carta de apresentação.
Na plataforma Vagas.com, fornecemos todos os eventuais campos de interesse do recrutador, tais como objetivos, informações de contato e resumo profissional.
A dica para montar um currículo vencedor na Vagas.com é primeiro escrever todos os tópicos ali descritos, de forma concisa e objetiva. Também recomendamos que você customize o seu currículo de acordo com a vaga, selecionando palavras-chaves que estão na descrição do anúncio.
Mas lembre-se: você precisa ser sempre autêntico e dizer a verdade sobre sua trajetória profissional. Nada de aumentar feitos ou criá-los só para tentar passar para próxima etapa do recrutamento.
Como criar uma carta de apresentação
A carta de apresentação é um documento que permite que você destaque suas qualificações e motivos para o interesse no cargo e na empresa.
Ao contrário do currículo, que é um processo burocrático onde você apenas precisa inserir informações, a carta de apresentação será o coração da sua inscrição e o momento de conexão entre você e a empresa contratante. Por quê?
Nela, você explicará seu interesse na empresa, como seus valores se conectam com o propósito corporativo dela e destacará o que você pode oferecer à empresa e de que forma essas habilidades podem contribuir para o sucesso dos negócios dela.
Neste documento, demonstre seu entusiasmo pela oportunidade e pela empresa. Mais uma dica importante: revise sua carta de apresentação para evitar erros de ortografia e gramática. Um pequeno deslize gramatical pode desqualificá-lo para a vaga.
Existe uma maneira correta de responder o teste comportamental?
Não existem respostas absolutamente certas ou erradas quando se trata de testes comportamentais; eles são, em essência, uma ferramenta de avaliação. O ponto crucial ao enfrentar esses testes é manter a autenticidade e a consistência em suas respostas.
É fundamental não tentar moldar suas respostas para se ajustar ao que você acha que o empregador deseja ouvir. A sinceridade é apreciada e valorizada.
Antes de iniciar o teste, dedique um tempo para ler as instruções com atenção. Isso o ajudará a compreender claramente o que está sendo perguntado e como suas respostas serão avaliadas.
Tente responder de maneira consistente ao longo do teste, pois inconsistências podem levantar bandeiras vermelhas e sugerir falta de clareza ou autenticidade em suas respostas.
Lembre-se de que esses testes não buscam julgar suas respostas de forma isolada, mas sim criar um perfil comportamental mais amplo. Portanto, seja verdadeiro consigo mesmo e confiante em suas respostas. Isso ajudará a revelar uma imagem mais precisa de quem você é como profissional.
A importância da pesquisa sobre a empresa
Pesquisar sobre a empresa antes de uma entrevista de seleção é de extrema importância e pode fazer a diferença entre você seguir adiante no processo ou não. Aqui estão algumas razões pelas quais a pesquisa sobre a empresa é importante:
- demonstra interesse genuíno pela vaga anunciada;
- compreensão da cultura empresarial;
- mostra conhecimento sobre concorrentes e setor.
Técnicas de comunicação assertiva na entrevista
Pesquisar sobre a empresa antes de uma entrevista de seleção é de extrema importância e pode fazer a diferença entre você seguir adiante no processo ou não. Aqui estão algumas razões pelas quais a pesquisa sobre a empresa é importante: Se você quer garantir a sua vaga dos sonhos, não deixe de seguir as seguintes dicas:
- mantenha contato visual: olhe nos olhos do entrevistador enquanto ele fala. Isso demonstra confiança e interesse na conversa;
- postura corporal: mantenha uma postura endireitada. Evite cruzar os braços, o que pode parecer defensivo, e gesticule com naturalidade, sem muitos exageros, durante a sua fala;
- fale de forma clara: ao responder as perguntas e expor seus argumentos, fale em um tom de voz claro e compreensível. Evite falar muito rápido ou muito devagar.
- escute atentamente: para responder adequadamente a cada pergunta, você precisará manter a escuta ativa, ou seja, prestar atenção no que o entrevistador está te questionando. Essa escuta ativa envolve ainda evitar interromper o entrevistado quando ele está falando.
Como realizar a negociação salarial
Negociar o salário é uma parte importante do processo de aceitação de uma oferta de emprego. Mas há um momento certo para fazê-la. Não adianta querer falar sobre salário já na primeira entrevista com o recrutador. Isso porque ele, normalmente, é o último item a ser discutido.
Um bom recrutador já deve ter sondado a pretensão do candidato no momento do primeiro contato ou na entrevista e só deveria dar prosseguimento no processo com profissionais próximos à faixa salarial (ou dispostos a negociar).
Aqui estão algumas etapas e dicas para realizar uma negociação salarial eficaz:
- prepare-se com antecedência: pesquise a faixa salarial para o cargo e a região em que você está se candidatando;
- considere seu histórico profissional, experiência e qualificações;
- avalie a oferta: análise todos os aspectos dela, incluindo salário, benefícios, bônus, day off, flexibilidade no horário de trabalho, entre outros incentivos:
- considere nessa avaliação seus próprios padrões financeiros, necessidades e metas;
- se for o caso, prepare uma contraproposta de forma educada e fundamentada.
- seja claro e específico em relação ao salário desejado e, se possível, forneça justificativas baseadas em sua pesquisa e experiência. Esteja disposto a ceder em alguns pontos;
- depois da negociação, se todos os pontos foram atendidos, seja do seu lado como da empresa, solicite a oferta por escrito ao RH da companhia.
Avaliação mútua: como o candidato se prepara a cada não recebido
A avaliação do que foi aprendido em cada etapa de um processo seletivo é uma parte importante do desenvolvimento profissional. Mesmo que você receba um não, há sempre lições que podem ser aprendidas e aplicadas para outras vagas.
Aqui estão algumas maneiras de avaliar e utilizar o aprendizado obtido em cada etapa do processo:
- faça uma autoavaliação honesta: reflita sobre como você se saiu, quais foram seus pontos fortes e áreas que precisam de melhoria;
- busque feedback: pergunte aos entrevistadores ou à equipe de recrutamento sobre o que você fez bem e onde pode melhorar;
- mantenha um registro de aprendizado: anotações sobre as perguntas que você teve de responder, suas respostas e os desafios que enfrentou ao longo do processo;
- compare com experiências anteriores: avalie as habilidades que você aprimorou durante o processo seletivo e compare com experiências anteriores;
- identifique gaps: com base em sua autoavaliação e feedback, identifique quaisquer lacunas em suas habilidades ou conhecimentos que você deseja abordar.
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