Marketing pessoal é uma estratégia utilizada para promover uma imagem
com a intenção de alcançar algum objetivo. Através do marketing
pessoal, o indivíduo é capaz de adequar seu comportamento para atender
um fim específico.
Em termos profissionais, o marketing pessoal
pode ser encarado como uma ferramenta utilizada para beneficiar a
própria carreira. Assim, o funcionário consegue se destacar diante dos
superiores e dos outros colaboradores de forma eficaz.
Veja a seguir como incrementar o seu marketing pessoal e conquistar resultados arrasadores!
Como melhorar o seu marketing pessoal?
1. Tenha paciência
A
falta de paciência com o desenvolvimento da própria carreira é um dos
maiores obstáculos para o desenvolvimento do marketing pessoal.
Não
respeitar o tempo necessário para o amadurecimento da carreira pode
fazer de você um profissional irritado e impaciente com os outros. E com
você mesmo.
2. Seja otimista
Apesar
de todas as pressões naturais do trabalho moderno, procure manter o
otimismo diante do estresse. Todos nós gostamos de uma pessoa otimista
ao nosso lado quando nos encontramos diante de um desafio.
Ser otimista, de modo realista, serve como combustível para motivar os outros colaboradores.
3. Tenha empatia
Antes
de fazer uma crítica, procure sempre se colocar no lugar do outro. Isso
vale para os outros colaboradores, clientes, fornecedores e até mesmo
para os líderes.
A empatia no ambiente de trabalho é cada vez mais
valorizada. Isto porque a falta de empatia gera a maioria dos conflitos
dentro das equipes.
O resultado desta falta pode resultar no
isolamento dos colaboradores, por causa de perspectivas diferentes a
respeito do trabalho.
4. Se mantenha visível
Sabemos
que para pessoas com personalidades mais introvertidas pode ser mais
difícil se expor em reuniões, dando contribuições. Mas para quem deseja
melhorar seu marketing pessoal, manter a visibilidade é imprescindível.
Sempre
que possível, procure contribuir com pequenas ideias. Se você é
introvertido, desenvolva forças para levantar a mão na hora que o líder
perguntar se alguém tem alguma sugestão para dar.
5. Mantenha sua integridade
Procure
ser conhecido pela sua integridade. Se você firmar um compromisso com
algum colega de trabalho, procure sempre cumprir o que foi prometido.
Não
há como sustentar o marketing pessoal através da falta de integridade.
Ninguém, em nenhuma situação, fica feliz em descobrir que alguém não
cumpriu com o que prometeu.
6. Aprenda a ser um mediador
A
capacidade de mediar conflitos com o foco na resolução que traga paz e
harmonia para as partes contribui muito para a construção de uma imagem
de sucesso. Dê preferência para as soluções baseadas na comunicação
assertiva.
Evite a todo custo entrar em discussões e acabar
criando uma inimizade com algum colega. Nada pior do que trabalhar em um
lugar onde o ambiente ficou pesado por causa de um conflito não
resolvido. Este tipo de situação não contribui com seu marketing
pessoal.
7. Trabalhe em equipe
Nunca
atropele os seus colegas pensando apenas em si mesmo. Jamais se
aproprie do trabalho alheio para o seu mérito. O respeito pelos outros é
um dos pilares principais na construção de uma boa imagem profissional.
Atropelar
os outros pensando apenas no próprio progresso pode até trazer
resultados imediatos em ambientes mais tóxicos. Mas, em ambientes onde a
cooperação é valorizada, irá prejudicar muito a sua imagem
profissional.
8. Desenvolva uma visão estratégica
Sempre
que estiver diante de uma tarefa, procure responder para si mesmo porque
está fazendo isso. Saiba dizer também como os resultados do seu
trabalho influenciam o trabalho de outras pessoas.
A visão
estratégica tem relação com a capacidade de enxergar o “quadro maior”.
Procure sempre ampliar seu pensamento para vislumbrar como a sua parte
do trabalho afeta a organização como um todo.
9. Fortaleça sua autoconfiança
A
falta de autoconfiança pode atrapalhar muito quem tem o objetivo de
fortalecer seu marketing pessoal. Confiar em si mesmo é um pressuposto
para quem deseja trabalhar sua imagem profissional. Caso contrário, tudo
ficará artificial.
Para desenvolver sua autoconfiança, procure
lembrar de todos os sucessos que você obteve até aqui. Faça um
inventário das situações em que foi bem-sucedido. Releia periodicamente a
lista que você criou.
10. Seja uma inspiração para os outros
Sempre
que possível, procure se colocar disponível para ajudar seus colegas.
Procure dar sugestões construtivas sobre a forma de execução das
tarefas.
Dentro das organizações, sempre existem aqueles
colaboradores que são formadores de opinião. Geralmente, eles são
respeitados pela maioria dos colegas. Se você conferir, irá constatar
que são profissionais que possuem um ótimo marketing pessoal.
11. Saiba elogiar e aceitar elogios
De
acordo com a nossa autoestima, podemos não aceitar muito bem elogios
dos outros colaboradores e de superiores. Fique atento se você não se
enquadra nesta situação.
Procure se trabalhar internamente para
aceitar elogios, e descubra as razões pelas quais você se incomoda com
eles, se for o caso. Aceite e agradeça.
Também cultive o hábito de
elogiar os outros, quando for justificado. Faça a diferença no seu
ambiente de trabalho. Não fique indiferente diante de um trabalho bem
realizado por um colega.
12. Acredite na mudança
Para
trabalhar sua imagem profissional, é necessário acreditar na mudança.
Evite cultivar pensamentos de estagnação e de que nada mudará. Fique
atento se você não está em uma zona de conforto que não contribui para o
seu desenvolvimento.
13. Use a inteligência emocional
Saber
se controlar emocionalmente diante de situações adversas ajuda muito na
construção de uma imagem profissional sólida e madura. Este é, sem
dúvida, um dos aspectos mais valorizados pelas empresas na atualidade.
Pessoas
que possuem a tendência para explosões emocionais e gostam de criar
situações dramáticas acabam por transmitir uma imagem de instabilidade e
insegurança. É óbvio que isso não contribui em nada para melhorar o
marketing pessoal.
14. Tenha cuidado com as redes sociais
Seja
comedido nas redes sociais. Procure não usar as redes sociais como um
local para extravasar frustrações ou entrar em discussões a respeito de
assuntos sensíveis.
A maioria das empresas investiga os perfis das redes sociais durante processos seletivos. Lembre-se disso e contenha seu ímpeto!
15. Aprofunde o seu autoconhecimento
Se
conhecer melhor é sempre a melhor dica, independente do assunto que
estamos tratando. Somente através do autoconhecimento podemos saber
quais são os nossos valores, por exemplo.
Assim, fica mais claro definir o significado de sucesso nos nossos termos.
Somos
capazes de vender apenas aquilo em que nós acreditamos. Em se tratando
de marketing pessoal, somos obrigados a acreditar em nós mesmos. Apenas
através do autoconhecimento podemos conhecer melhor o que estamos
vendendo.
Faça o seu marketing pessoal com consistência
Lembramos
que nada adianta possuir grande marketing pessoal se o funcionário não
tem conhecimento técnico para executar adequadamente as suas tarefas.
Uma
pessoa que vive apenas da imagem, sem cuidar do seu aprendizado
contínuo, não consegue se sustentar por muito tempo dentro de uma
organização. Evite se tornar uma propaganda enganosa de si mesmo!
Com o aumento da competitividade do mercado, o nível técnico tende a se tornar cada vez mais parecido entre os candidatos.
Neste
contexto, o marketing pessoal se torna um grande diferencial na
carreira, contribuindo para ajudar no desenvolvimento da sua vida
profissional. Mantenha sua atenção na construção da sua imagem
profissional e muito sucesso!
FONTE:
https://www.todacarreira.com/marketing-pessoal/
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