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Confira quais são os principais tópicos e em que ordem eles precisam aparecer no documento.
O principal objetivo de qualquer currículo
é deixar claro o conhecimento, a experiência e as realizações de um
candidato.
E, para fazer o melhor currículo da sua vida, você precisa
saber o que deve ser destacado e em que ordem as informações precisam
aparecer. Confira as recomendações da especialista Karina Freitas, da
empresa de recrutamento Stato, e comece a escrever o seu agora mesmo.
Como fazer currículo: 7 tópicos que precisam ser destacados
1. Dados pessoais
São obrigatórios nome completo, e-mail e telefone. “Idade e
estado civil podem estar no campo Informações Complementares”, afirma
Karina. Pretensão salarial, neste campo, nem pensar.
2. Objetivo profissional
“A informação deve ser apresentada de forma objetiva”, diz Karina. Por exemplo: “executivo comercial” ou “executivo financeiro”.
3. Resumo das qualificações
Esse resumo deve estar em tópicos, com os conhecimentos e as
principais realizações, sempre relacionados ao posicionamento desejado
pelo profissional. “Deve-se evitar mencionar competências
comportamentais, como ser ‘comunicativo’ ou ser ‘entusiasta’, entre
outras, porque isso não demonstra como você poderá contribuir com os
resultados da empresa em que passará a atuar.”
4. Experiência profissional
Este tópico deve estar em ordem cronológica decrescente no currículo,
desta forma: nome da empresa, período em que atuou (utilizando a
estrutura de mês/ano), cargo e escopo (a quem se reporta ou reportava,
número de pessoas na equipe e principais responsabilidades).
5. Realizações
É importante, na sequência, destacar em tópicos duas ou três
realizações que devem estar claramente descritas. O que você
desenvolveu, como desenvolveu e quais resultados foram
trazidos para a organização. “Por exemplo: a elaboração da estratégia
comercial e sua implementação no mercado externo que fizeram a empresa
conquistar ou exportar para mais de 20 países”, explica Karina.
6. Formação acadêmica e idiomas
Sua formação acadêmica também entra em ordem cronológica decrescente –
ou seja, do mais recente para o mais antigo. Cite os cursos que você
fez, a instituição em que estudou e o ano de conclusão.
No quesito idiomas, é importante deixar claro seu nível de
conhecimento em cada língua. Pense que, se for entrevistado,
possivelmente terá que comprovar essa informação.
7. Informações complementares
Neste campo você deve destacar o que é interessante e pertinente à
vida profissional, mas que não se enquadrou nos campos anteriores:
cursos relevantes (os que foram realizados há mais de oito anos devem
ser descartados), participação em comitês, entidades ou fóruns da sua
área de atuação, atividades voluntárias, atividades paralelas à vida
corporativa como professor, conselheiro ou consultor.
Atenção: evite
descrever hobbies, pretensão salarial e referências. “Estas informações serão solicitadas oportunamente pelo recrutador”, finaliza a especialista.
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/como-fazer-curriculo-guia-para-destacar-o-que-e-mais-importante/
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