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Saiba o que os recrutadores observam e entenda como é feita esta avaliação.
A dinâmica de grupo ou DG,
como também é chamada, é a etapa do processo seletivo em que os
candidatos interagem cara a cara uns com os outros para desenvolver
tarefas em equipe e mostrar que têm potencial para ocupar a vaga que
estão disputando.
A DG é uma das fases mais temidas do processo seletivo,
mas é também uma das mais decisivas, por isso é importante entender o
que está sendo avaliado nessa hora. “Boa parte da ansiedade dos
candidatos vem exatamente desse desconhecimento”, acredita Fernanda
Montero, da Cia de Talentos, que faz o recrutamento e seleção para
grandes empresas. Quer entender como funciona? Confira!
Como funciona a dinâmica de grupo
Para estruturar uma dinâmica de grupo, os recrutadores passam basicamente por estas etapas:
Definição do perfil profissional que a empresa busca
Todo processo de seleção começa com a definição do
perfil profissional que a empresa precisa buscar para ocupar determinada
vaga – ou mais de uma, quando é o caso de programa de estágio ou
trainee. “Quando recebemos uma vaga, vamos entender o que a empresa
busca, que tipo de profissional ela quer”, diz Fernanda. Essas
características vão muito além daqueles quesitos básicos, como formação,
experiência, idiomas etc.
Entendimento das competências técnicas necessárias para a vaga
Aqui, entram informações sobre os conhecimentos técnicos que o
profissional precisa ter. Sua formação, especialização, idiomas etc.
Definição das competências comportamentais ideais para a vaga
Por exemplo, no caso de uma oportunidade pontual para um cargo de
analista, além desses pré-requisitos citados acima, o recrutador vai
investigar o perfil comportamental que a empresa precisa encontrar. “Se
for para trabalhar com um chefe introspectivo em uma atividade que exige
muita análise, serão essas características de introspecção e
concentração que vamos procurar nos candidatos na dinâmica de grupo”,
afirma.
Se for para responder para dois chefes que ficam fora do escritório,
por exemplo, o recrutador deve buscar pessoas que tenham mais iniciativa
e saibam trabalhar sozinhas. “São questões assim que levantamos com a
empresa e traduzimos em competências”, explica ela.
Escolha de atividades que revelem características e competências buscadas
Neste momento, os avaliadores definem as atividades que serão
propostas aos participantes. “Se precisamos buscar uma pessoa bem
organizada, temos de levar uma atividade em que os candidatos possam
demonstrar essa característica.”
O que é avaliado na dinâmica de grupo
Cada dinâmica de grupo avalia determinados pontos da personalidade
dos profissionais. Esses pontos, obviamente, são sigilosos. Desse
sigilo depende a eficiência do processo seletivo. Se todo mundo souber
que a empresa busca um profissional introspectivo e organizado, esse
comportamento será simulado pela maioria.
De qualquer forma, não acredite naquela história de que quem fala
mais e mais alto leva sempre a melhor. É mito! E, se você insistir
nisso, assumindo um personagem que nada tem a ver com o seu
comportamento, pode jogar pelos ares as chances de conquistar uma vaga
que seria perfeita para você.
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/acontece/no-mercado/o-que-e-dinamica-de-grupo-e-o-que-ela-avalia/
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