Entenda como o hábito de ler pode ajudar você a alcançar seus objetivos
Criar o hábito de ler livros para desenvolvimento profissional pode ajudar você a se desenvolver e fazer sua carreira evoluir. Se você nunca considerou esta ideia, vamos explicar por que ela pode ser interessante neste momento.
Neste artigo você verá:
Ler livros para desenvolvimento profissional é importante?
Ler é sempre importante. E, quando o assunto é carreira, livros para desenvolvimento profissional são uma excelente fonte de conhecimento. Além disso, a leitura ajuda a desenvolver sua capacidade de comunicação. Já ouviu falar que quanto mais a gente lê, melhor a gente escreve? Claro que aqui estamos falando em ler livros e textos bem estruturados – conversas do whatsapp não valem nesse quesito, ok? 🙂
Como o hábito de ler ajuda em sua carreira
O hábito de ler ajuda a reservar um tempo (ou aproveitar o tempo que sobra) para adquirir conhecimento e desenvolver a sua capacidade de se expressar.
Começar a ler às vezes é complicado. Quem não está acostumado nem sempre consegue se concentrar e – o que é mais importante – gostar de ler.
A dica é criar uma rotina. Se você não tem costume de ler livros, separe alguns minutos do dia para isso. Por exemplo, reserve 15 minutos diários para ler um livro que você esteja interessado. A escolha do livro é muito importante para começar esse hábito. O ideal é começar por um assunto que você gosta e em uma linguagem que seja confortável para você.
Aos poucos você pode ir aumentando o tempo de leitura “obrigatória”. Depois de algumas semanas, possivelmente você vá ultrapassar esse tempo e continuar lendo por vontade própria, sem nem precisar mais do cronômetro.
Confira a seguir alguns dos benefícios que a leitura pode trazer para sua carreira.
Ampliar o conhecimento em sua área (ou em outras)
Livros, como dissemos, são uma incrível fonte de conhecimento. Se você quiser se aprofundar em algum tema específico da sua área, pode buscar um bom livro sobre ele e começar a ler. Se a sua ideia for ganhar conhecimento em uma área diferente da sua, os livros são uma boa porta de entrada.
Conhecer cases reais e métodos utilizados
Boa parte dos livros para desenvolvimento profissional trazem estudos de caso detalhados para você entender na prática qual era o desafio de uma determinada empresa, o que ela faz para superar esse desafio, quais os resultados, o que deu certo etc. Eles costumam trazer também métodos estruturados para alcançar determinados objetivos, vários deles com um com um “how to” que você pode colocar em prática imediatamente.
Aprender com especialistas renomados
Claro que ouvir o que especialistas renomados têm a dizer é sempre bom para sua carreira. Os autores dos livros costumam ser autoridades em determinado assunto. São pessoas que estudaram, que têm de fato algo a dizer.
Aumento de repertório para entrevistas de emprego
Esse é um benefício indireto da leitura de livros para desenvolvimento profissional. Você amplia seu conhecimento e consegue conversar sobre mais assuntos. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, pode ser uma vantagem e tanto – além de demonstrar que você é um profissional atualizado que nunca para de aprender.
Dicas de livros para desenvolvimento profissional
Fizemos uma seleção de livros para conhecimento profissional que podem ajudar a evolução da sua carreira. Se você não tem ainda o hábito de ler, pode experimentar algumas amostras da versão digital que sites como Amazon disponibilizam. É uma boa forma de você checar se gosta do tema e da linguagem antes de comprar o livro.
1. Foco, Daniel Goleman, Editora Objetiva
“A capacidade de manter o foco é uma competência fundamental para o sucesso na carreira”, diz o coach Silvio Celestino, que recomenda o livro para quem quer crescer na carreira.
Ele lembra, no entanto, que somos bombardeados por uma quantidade gigantesca de informação e solicitações que chegam por todas as formas de comunicação. Elas vêm por e-mail, pipocam no whatsapp etc. “Isso causa inúmeras interrupções e uma grande dificuldade de concentração em tarefas cruciais para o sucesso na carreira”, explica.
A solução, então, é se tornar capaz de manter o foco de maneira constante e consistente. Claro que não é fácil, mas, segundo o coach, este livro é um recurso para desenvolver essa capacidade.
2. Pense como um Freak, Stephen Dubner e Steven Levitt, Editora Record
“As três palavras menos usadas pelos profissionais em suas decisões de carreira e dentro da empresa são: eu não sei”, diz Celestino.
E sabe o que mais? “É uma pena, porque muitos problemas seriam evitados se as pessoas fizessem as perguntas apropriadas para descobrir e diferenciar fatos de opiniões e crenças”, afirma.
Segundo o coach, este livro provoca o leitor a buscar a verdade por meio de perguntas objetivas, dados e números que ajudam a ver os fatos e tomar decisões mais seguras. “Principalmente quando pensamos em definições para a carreira que nos afetam no longo prazo, pensar de forma profunda e com base faz toda a diferença”.
3. Davi e Golias – A Arte de Enfrentar Gigantes, Malcolm Gladwell, Editora Sextante
Celestino lembra que muitas pessoas limitam suas carreiras por conta dos obstáculos e adversidades que encontram pelo caminho. “Isso provoca muita frustração, desilusão e uma sensação de incapacidade de ir além dos limites que a realidade impõe”.
A causa disso estaria em um olhar fixo para as adversidades e para o negativo em uma determinada situação que não pode ser mudada. Este livro, segundo o coach, mostra que a realidade pode ser vista de forma diferente e mais profunda, indicando caminhos que são improváveis mas, ao mesmo tempo, importantes de serem trilhados.
“É uma reflexão relevante principalmente para aqueles que sentem que estão em uma situação desfavorável para atingir o sucesso em suas carreiras”.
4. Beating the Impostor Syndrome (ainda sem tradução para o português), Portia Mount e Susan Tardanico, Editora Center for Creative
Alguns profissionais bem-sucedidos se consideram impostores e tendem a achar que algum dia alguém descobrirá a verdade a seu respeito e saberá que eles são uma farsa – é a chamada síndrome do impostor.
“O indivíduo começa a pensar que não merece o sucesso que conquistou e essa sensação de estar enganando as pessoas gera muito estresse, ansiedade e angústias para o profissional”, explica o coach. Este livro fala sobre essa síndrome e mostra como lidar com ela para não prejudicar o sucesso na carreira e a qualidade de vida
5. Mindset: A nova psicologia do sucesso, Carol S. Dweck e S. Duarte, Editora Objetiva
Carol S. Dweck, é ph.D. e professora de psicologia na Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Especialista internacional em sucesso e motivação, ela afirma que a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o nosso sucesso. E, no livro, ela revela como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos.
6. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, Marshall Rosenberg, Editora Ágora
Este livro é um manual prático e didático para melhorar relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. A metodologia que ensina a se comunicar se causar conflitos – a chamada comunicação não-violenta – pode ser aplicada em muitas situações, inclusive, é claro, no ambiente de trabalho.
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/livros-para-crescimento-profissional/
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