segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Dúvidas para escolher uma carreira? Veja orientações para uma boa decisão

 

Escolher a carreira que combina com o que você vai ser no futuro – já que a ideia é que ela se desenvolva com o tempo – é tarefa complicada para todo mundo. Uma boa notícia é que seguindo um processo estruturado para tomar essa decisão você tem mais chances de acertar. Outra boa notícia é que essa decisão pode (e até deve) ser revista sempre que você achar necessário. 

Neste artigo você verá:

Como escolher a carreira

O primeiro passo para escolher a carreira que você vai seguir é se conhecer. Antes de qualquer coisa, você deve avaliar quais são seus pontos fortes, o que consegue fazer com mais facilidade e o que faz com mais vontade. Tudo isso ajuda não apenas na escolha, mas também na realização das atividades profissionais que você deve assumir ao longo da vida.

Passo a passo para escolher a carreira

Criamos um passo a passo para ajudar a tomar melhor decisão possível para você neste momento. Vamos lá?

1. Identifique o que você mais gosta de fazer

Você prefere ler, fazer contas, conversar com desconhecidos ou assistir a um documentário sobre a vida selvagem? Claro que a vida profissional não se resume a essas possibilidades, mas saber o que você gosta é o primeiro passo para escolher a carreira mais adequada para você. 

2. Faça um teste vocacional (se necessário)

Se você nunca pensou sobre isso e está com dificuldade de identificar o que mais gosta de fazer, um teste vocacional pode ser uma opção para identificar seus interesses profissionais. Para saber mais, confira nosso post O que é teste vocacional e o que ele pode fazer por você.

3. Liste atividades que você tem facilidade de executar

Quando dizemos que alguém tem habilidade com números estamos querendo falar que aquela pessoa costuma fazer contas com facilidade, de um jeito mais rápido (e menos sofrido) do que é para a maioria. Na hora de escolher uma carreira, vale a pena levar em conta as suas habilidades. São elas que ajudam o profissional a ter facilidade de fazer uma coisa ou outra. Se as suas habilidades combinarem com aquilo que você mais gosta de fazer (item 1), você já tem uma direção para a escolha da carreira. 

4. Pesquise profissões que têm futuro 

Ninguém quer estudar para, no final do curso, descobrir que não tem mercado de trabalho, certo? O melhor é logo no início pesquisar quais são as chamadas “profissões do futuro”, ou seja, aquelas que devem ser valorizadas e ter alta demanda nos próximos anos. 

5. Faça uma lista com algumas opções de carreira

Depois de descobrir o que você gosta de fazer, o que você leva jeito para fazer, é hora de criar uma lista das possíveis carreiras que você pode seguir. Para orientar essa lista, vale a pena considerar as opções identificadas no item 4 (se de alguma forma elas combinarem com você, é claro). 

6. Mergulhe nas suas pesquisas para escolher a carreira

Com a lista pronta, é hora de mergulhar na pesquisa das carreiras. Tente entender como trabalham esses profissionais, quanto eles ganham, o que eles estudam, que atividades realizam. Uma dica? Use o VAGAS.com.br como fonte de informação. Pesquise as oportunidades relacionadas às carreiras que você está pesquisando e confira “principais atividades” e “requisitos” das vagas. 

7. Converse com pessoas que trabalham na área

Você pensa em seguir carreira em tecnologia? Procure alguém que trabalhe nessa área para conversar. Vale a pena tirar todas as suas dúvidas, principalmente sobre a prática da profissão, os horários e a carga de trabalho, os benefícios etc. 

8. Avalie pontos positivos e negativos de cada carreira 

Depois de muita pesquisa, você pode listar pontos positivos e negativos de cada carreira que estiver considerando seguir. Neste momento, é bem provável que você já tenha se identificado mais com uma ou outra opção. Seja realista na análise e selecione alguns finalistas. 

9. Imagine você mesmo daqui a dez anos 

Como você se imagina daqui a dez anos” é uma pergunta típica de entrevista de emprego, sabia? Na hora de escolher a carreira, no entanto, a resposta você precisa dar para si mesmo. Você se imagina nessa carreira daqui a dez anos? E o que você imagina está alinhado com os seus planos? Por exemplo, seu sonho é trabalhar remotamente em uma praia, com horários flexíveis e um bom salário. Ou, pelo contrário, você quer ter um horário fixo para separar vida pessoal e profissional o máximo possível. Quais das carreiras da sua lista permitem que seu sonho se realize? 

Depois de pensar em tudo isso, esperamos que este post tenha ajudado a tomar a melhor decisão possível. E, como dissemos ali no início, a escolha da carreira pode e deve ser revista sempre que você achar necessário. Tudo muda o tempo todo – inclusive nós mesmos. Não é? Boa sorte!


fonte:

https://www.vagas.com.br/profissoes/escolher-uma-carreira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário