segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Resumo profissional: dicas e modelos para destacar seus diferenciais

 Saiba como preencher esse campo tão importante do currículo e aumentar suas chances

Homem preenche currículo no notebook

Preencher o resumo profissional de forma adequada, com um texto bem escrito, que utilize as melhores palavras para definir sua atuação, é importante para ser identificado pela triagem automática e para fisgar a atenção do recrutador. Neste post, vamos mostrar como preencher esse campo de forma correta e atrativa. Vamos lá?

Neste artigo você verá:

Quem deve usar resumo profissional?

Todo profissional deve preencher seu resumo profissional para fornecer ao recrutador uma ideia clara de quem ele é, o que já fez e o que pode fazer. Mesmo quem não tem experiência profissional precisa criar um texto que demonstre seu potencial. 

Como o resumo profissional deve ser? 

O resumo profissional deve ser bem escrito. O ideal é resumir todas as informações do currículo em poucas palavras. Veja a seguir quais as principais características que seu resumo  profissional deve ter.

Objetivo 

Destaque suas principais experiências, formação, conhecimento em softwares e em outros idiomas.

Focado 

Tenha em mente que esse campo deve trazer evidências que reforcem seu objetivo profissional.

Otimizado 

Um em cada 2 currículos lidos pelos recrutadores têm um resumo profissional entre 101 e 500 caracteres (foque nas palavras-chave dos anúncios da sua área, saiba mais em Dicas de SEO para currículo: veja como ser encontrado).

Original 

Seu resumo profissional precisa ser único. Ou seja, não vale fazer “copiar” e “colar” do resumo de outra pessoa. Seja original. 

Como fazer resumo profissional 

Veja a seguir exemplos de resumo profissional para três vagas de emprego e observe como montar o texto com todas as informações necessárias.

Tempo de experiência

No resumo profissional, você precisa deixar clara a experiência que tem na área, principalmente quando esse é um requisito do anúncio da vaga. Não vale mentir (nem aumentar), mas é preciso cumprir o requisito e ter objetividade ao dar essa informação. 

Exemplos: 

Resumo para se candidatar ao cargo de Assistente Administrativo: Experiência de 2 anos em rotinas administrativas

 Resumo para se candidatar ao cargo de Analista Financeiro Pleno: Experiência de 5 anos em rotinas financeiras

 Resumo para se candidatar ao cargo de Coordenador de Recursos Humanos: Experiência de 12 anos em RH

Áreas em que trabalhou

Resumir as áreas em que você já trabalhou dá uma ideia do tipo de experiência que você tem e do que pode entregar à empresa. Se você ainda não passou por várias áreas, vale detalhar as atividades que já realizou. 

Exemplos: 

Resumo para se candidatar ao cargo de Assistente Administrativo:  Experiência de 2 anos em rotinas administrativas, como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança.

 Resumo para se candidatar ao cargo de Analista Financeiro Pleno: Experiência de 5 anos em rotinas financeiras, como conciliação, lançamentos bancários e contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento pessoal).

 Resumo para se candidatar ao cargo de Coordenador de Recursos Humanos: Experiência de 12 anos em RH, com atuação nas áreas de R&S, T&D e BP. Experiência em projetos de DHO, implantação de programas de incentivo, pesquisa de clima e avaliação 360º. Vivência em empresas nacionais e multinacionais na área de bens de consumo.

Formação profissional 

Quanto mais experiência você tiver, menos destaque precisa dar para sua formação. O contrário também é válido: se você ainda não tem experiência profissional, o “ouro” do seu resumo deve ser a sua formação. 

Resumo para se candidatar ao cargo de Assistente Administrativo:  Experiência de 2 anos em rotinas administrativas, tais como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança. Curso a noite o Técnico de Administração de Empresas pelo Centro Paula Souza (dez/2018).

Resumo para se candidatar ao cargo de Analista Financeiro Pleno: Experiência de 5 anos em rotinas financeiras, tais como conciliação, lançamentos bancários e contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento pessoal). Sou Tecnólogo em Gestão Financeira pela Universidade Anhanguera (dez/2015), atualmente estou cursando MBA em Gestão Financeira pela FGV (jul/2019). 

Resumo para se candidatar ao cargo de Coordenador de Recursos Humanos: Experiência de 12 anos em RH, com atuação nas áreas de R&S, T&D e BP. Experiência em projetos de DHO, implantação de programas de incentivo, pesquisa de clima e avaliação 360º. Vivência em empresas nacionais e multinacionais na área de bens de consumo. Sou Psicóloga formada pela Mackenzie (dez/2009), Coach pelo IBC (jul/2013) e curso MBA em Gestão Empresarial pela FGV (dez/2018).

Softwares, ferramentas e idiomas 

Ainda no resumo profissional você pode destacar outros requisitos do anúncio que possa cumprir. Conhecimento de softwares e idiomas, por exemplo, entram aqui. 

Resumo para se candidatar ao cargo de Assistente Administrativo:  Experiência de 2 anos em rotinas administrativas, tais como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança. Curso a noite o Técnico de Administração de Empresas pelo Centro Paula Souza (dez/2018) e possuo conhecimento intermediário no sistema de ERP da TOTVS e no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word).

 Resumo para se candidatar ao cargo de Analista Financeiro Pleno: Experiência de 5 anos em rotinas financeiras, tais como conciliação, lançamentos bancários e contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento pessoal). Sou Tecnólogo em Gestão Financeira pela Universidade Anhanguera (dez/2015), atualmente estou cursando MBA em Gestão Financeira pela FGV (jul/2019). Possuo inglês nível intermediário (cursando) e conhecimento avançado com softwares de ERP (TOTVS e SAP) e Excel.

Resumo para se candidatar ao cargo de Coordenador de Recursos Humanos: Experiência de 12 anos em RH, com atuação nas áreas de R&S, T&D e BP. Experiência em projetos de DHO, implantação de programas de incentivo, pesquisa de clima e avaliação 360º. Vivência em empresas nacionais e multinacionais na área de bens de consumo. Sou Psicóloga formada pela Mackenzie (dez/2009), Coach pelo IBC (jul/2013) e curso MBA em Gestão Empresarial pela FGV (dez/2018). Tenho conhecimento avançado em PowerPoint e Excel, falo inglês fluentemente.

Certificados e informações complementares 

Para finalizar, cite certificados e outras informações que sejam realmente relevantes para o cargo que você quer ocupar. 

Resumo para se candidatar ao cargo de Assistente Administrativo

Experiência de 2 anos em rotinas administrativas, tais como emissão de notas fiscais, gestão de contratos, atendimento ao cliente e cobrança. Curso a noite o Técnico de Administração de Empresas pelo Centro Paula Souza (dez/2018) e possuo conhecimento intermediário no sistema de ERP da TOTVS e no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word). Em maio/2018 fiz um curso de Apresentação do Sistema Tributário pela FGV (5 horas-online).

Resumo profissional para se candidatar ao cargo de Analista Financeiro Pleno

Experiência de 5 anos em rotinas financeiras, tais como conciliação, lançamentos bancários e contato com fornecedores externos (contabilidade e departamento pessoal). Sou Tecnólogo em Gestão Financeira pela Universidade Anhanguera (dez/2015), atualmente estou cursando MBA em Gestão Financeira pela FGV (jul/2019). Possuo inglês nível intermediário (cursando) e conhecimento avançado com softwares de ERP (TOTVS e SAP) e Excel. (não tem certificados para incluir, ok)

Resumo profissional para se candidatar ao cargo de Coordenador de Recursos Humanos

Experiência de 12 anos em RH, com atuação nas áreas de R&S, T&D e BP. Experiência em projetos de DHO, implantação de programas de incentivo, pesquisa de clima e avaliação 360º. Vivência em empresas nacionais e multinacionais na área de bens de consumo. Sou Psicóloga formada pela Mackenzie (dez/2009), Coach pelo IBC (jul/2013) e curso MBA em Gestão Empresarial pela FGV (dez/2018). Tenho conhecimento avançado em PowerPoint e Excel, falo inglês fluente (TOEFL) e fiz um intercâmbio para o Canadá em 2011.

O que colocar no resumo profissional se nunca trabalhei? 

Se você nunca trabalhou, deve utilizar sua experiência acadêmica e voluntária para escrever o texto, seguindo a mesma ordem proposta acima. 

Modelos de resumo profissional

Veja a seguir alguns exemplos de resumo profissional para se inspirar e criar o seu. 

Vendedor

Experiência de 5 anos em vendas de calçados, trabalhando em lojas de rua e shopping. Tenho graduação em Administração de Empresas pela Faculdades Unidas (dez/2018) e possuo conhecimento em sistemas de vendas (CRM) e no Pacote Office (Excel, PowerPoint e Word).

Desenvolvedor

Experiência de 3 anos em programação com conhecimentos de C#, C++ e Python. Graduada em TI na Faculdades Unidas. Meu TCC recebeu nota máxima da banca examinadora. Faço trabalho voluntário como desenvolvedora de games para a Associação das Crianças Felizes. Também tenho conhecimento em SQL, Unix Shell Scripts, Node JS e Java Script. Tenho inglês intermediário e curso espanhol duas vezes por semana para terminar o nível básico (A2) até o final do ano. 

Enfermeiro

Tenho experiência de 15 anos no atendimento a pacientes internados em unidades de tratamento intensivo. Sou graduada em Enfermagem pela Unifesp e tenho pós graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva. Também tenho experiência em atendimento ambulatorial, atenção básica de saúde, saúde da família, emergência e urgência. 

Advogado

Sou graduado em Direito pela Universidade São Judas e tenho 4 anos de experiência em contencioso empresarial no segmento de construção civil. Sou familiarizado com atuação em tribunais. Tenho conhecimento avançado de Francês e inglês intermediário. 

Recepcionista

Experiência de 4 anos em recepção de consultório médico atendendo clientes, organizando agenda, preparando recibos e fazendo contato com laboratórios. Curso o último ano da graduação em Contabilidade na Universidade Mackenzie no período noturno. Tenho inglês básico e conhecimento avançado em Excel e pacote Office em geral. 

Jovem aprendiz

Apesar de nunca ter trabalhado profissionalmente, há 2 anos faço parte de uma ONG e ajudo na organização da festa junina e Natal. Sou responsável pela venda das rifas e consigo gerar cerca de R$ 1 mil de lucro por evento. 

Estou cursando o último ano do Ensino Médio no período matutino e tenho conhecimento nível intermediário do pacote office (Excel, PowerPoint e Word). Tenho muito interesse na área comercial e em jul/2018 fiz um curso de especialização no SENAC (A Arte de Encantar o Cliente, 8 horas).

Recursos humanos

Durante dois anos trabalhei no RH de empresas do segmento automotivo, atuando em processos de R&S, T&D, Remuneração, Endomarketing, Benefícios e Folha de pagamento. Sou graduado em Psicologia pela Uninove (dezembro/2017) e tenho conhecimento de sistemas de RH e conhecimento avançado de Excel. 

Técnico de logística

Tenho 17 anos de experiência em logística, liberando e corrigindo paletes, imprimindo etiquetas, fazendo conferência e realizando procedimento de segurança do trabalho. Tenho Ensino Médio completo, conhecimento intermediário em Excel e cursos técnicos em Eletrotécnica e Eletrônica.


fonte:

https://www.vagas.com.br/profissoes/resumo-profissional-qualificacoes-e-diferenciais/

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