Entenda por que deixar esses conhecimentos de fora pode eliminar suas chances no processo seletivo
Seja qual for a nossa profissão, todos precisamos de algumas habilidades de informática para conseguir um emprego hoje em dia.
Um erro comum que muitos profissionais cometem, no entanto, é o de não incluir essa informação no currículo. Isso porque muita gente acha que é óbvio que todos tenham algum conhecimento de Microsoft Office, por exemplo, ou que, se esse conhecimento não é requisito para a vaga, ele não precisa ser detalhado.
Resultado: se a empresa colocar como filtro “conhecimento em Excel” na pré-seleção de currículos, esses profissionais que não incluíram a informação no documento podem simplesmente ficar de fora do processo seletivo – tendo ou não conhecimento da ferramenta.
Neste artigo você verá:
Quais habilidades de informática devem estar no currículo
Para evitar que você caia nesse erro, criamos uma lista bem prática das principais habilidades de informática que, se você tiver, precisa incluir no currículo. Vamos lá?
Sistemas operacionais
A maioria dos profissionais costuma trabalhar em PCs com sistema operacional Windows. Algumas empresas, no entanto, utilizam equipamentos com sistema operacional macOS, da Apple, ou Linux e, se você estiver familiarizado com algum deles, pode ganhar pontos na seleção porque a empresa entende que não precisará investir no seu treinamento.
Google Drive e Microsoft Office
Não, não é todo mundo que sabe trabalhar com essas ferramentas e por isso muitas vezes essa habilidade pode ser utilizada como filtro na triagem dos currículos. Preste atenção na nomenclatura correta e detalhe o seu conhecimento em cada ferramenta.
Por exemplo:
- Google Drive: conhecimentos avançados em Google Docs, Google Sheets, Google Forms, Google Slide;
- Microsoft Office: Word (conhecimento básico), Excel (conhecimento avançado), Power Point (conhecimento básico).
Se você ainda não souber usar o Google Drive, aqui vão algumas dicas para começar a usar o Google Docs.
Social Media ou Redes Sociais
Se você domina ferramentas como Twitter, Facebook, Instagram, YouTube é muito interessante dizer isso no currículo porque, hoje em dia, mídia social é importante para qualquer empresa. Se você já trabalhou diretamente com isso, vale a pena relatar os resultados que você alcançou. Por exemplo, quadruplicar o número de seguidores no Twitter em um mês ou multiplicar por 20 as curtidas mensais no Instagram no perfil da empresa em que você trabalhava.
Vale o cuidado, no entanto, de esclarecer seu nível de conhecimento de cada ferramenta com sinceridade. Manter uma conta pessoal no Facebook e usá-la para compartilhar memes não significa ter conhecimento da ferramenta para uso profissional, ok? Valorize o conhecimento que você tem de verdade, mas não caia na tentação de dar aquela “aumentadinha”.
Google Analytics
Você sabe usar o Google Analytics (ou alguma ferramenta do tipo) acompanhar os resultados de um site ou de uma campanha publicitária veiculada nas redes sociais? Essa habilidade pode ser muito valiosa independentemente do cargo a que você esteja se candidatando. Capriche na sua descriçã no currículo.
SEO
Conhecimentos em Search engine optimization (SEO) também são muito bem-vindos e devem ser valorizados no currículo. Se você não estiver familiarizado com o termo e estiver curioso, SEO é um conjunto de estratégias criadas para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados não pagos do Google ou de outros buscadores. Aqui no VAGAS Profissões, já demos dicas de SEO para o currículo. Confira!
Onde incluir habilidades de informática no currículo
Seus conhecimentos de informática podem ser listados no campo Informações complementares do currículo em sites como VAGAS.com.br. Se você estiver criando um currículo no Word (ou no Google Docs), por exemplo, e tiver muita coisa para listar, pode até criar um tópico específico “Habilidades de informática” para destacar ainda mais seus conhecimentos.
fonte:
https://www.vagas.com.br/profissoes/habilidades-de-informatica-curriculo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário