segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Vale a pena fazer um estágio não remunerado?

 Entenda como funciona essa modalidade e se ela pode (ou não) ajudar a sua carreira

Muitos estudantes que estão ansiosos para começar a vida profissional em algum momento consideram a possibilidade de fazer estágio, ainda que seja um estágio não remunerado. A grande questão é: será que vale a pena? Afinal, embora seja um estágio voluntário, o estudante precisará dedicar algumas horas do seu dia e bastante energia para conquistar a confiança e não prejudicar a sua imagem. 

Sabemos que cada caso é um caso, porém, se você estiver enfrentando essa dúvida neste momento, aqui temos algumas informações que podem esclarecer algumas questões e ajudar a tomar a melhor decisão. Vamos lá? 

Neste artigo você verá:

Estágio não remunerado é permitido pela lei?

O estágio não remunerado é permitido por lei quando faz parte da grade curricular do curso. Ou seja, para se formar, o estudante precisa comprovar que cumpriu determinadas horas de estágio durante a graduação. 

Ou seja, se você cursa uma graduação que não exige cumprimento de horas de estágio, a lei não permite que você faça um estágio não remunerado. 

Nessa situação, o que você pode buscar é algum tipo de trabalho voluntário, que não seja definido como estágio, em que você possa colocar em prática o que aprende em sala de aula. 

Em quais áreas o estágio não remunerado é mais comum?

Diversos cursos exigem estágio para entregar o diploma ao estudante. Entre eles, é comum que exista estágio não remunerado nestas áreas:

  • licenciatura (em diversas áreas como letras, matemática, física etc);
  • administração;
  • direito;
  • farmácia;
  • nutrição;
  • fisioterapia;
  • enfermagem.

Como funciona?

O estágio não remunerado ou estágio obrigatório deve ser feito na sua área de formação e suas atividades devem obrigatoriamente estar relacionadas a sua área de estudo e ser desenvolvidas sob supervisão de um professor ou de profissionais da área. 

De forma geral, o estágio não remunerado segue basicamente as mesmas regras do estágio remunerado. Ou seja, o contrato de estágio não deve ultrapassar 6 horas diárias ou 30 horas semanais de trabalho e deve ter duração máxima de 2 anos. 

No final do contrato ou a cada seis meses, seu desempenho deve ser avaliado de um relatório que detalha sua atuação nas funções propostas. Esse relatório deve ser assinado pela empresa ou instituição contratante e pela instituição de ensino.

Vale a pena fazer?

A resposta é sim, vale a pena fazer estágio, ainda que ele seja obrigatório e não remunerado. E a resposta é sim também para quem não tem obrigatoriedade de cumprir horas de estágio para se formar e considera a possibilidade de fazer um trabalho voluntário na sua área de formação. 

Isso porque, mesmo que financeiramente você não receba nada, a experiência profissional oferece muitos ganhos para sua carreira. Confira os principais deles a seguir. 

Experiência prática

Você já deve saber que conseguir emprego na sua área sem ter experiência é um desafio e tanto, certo? Aqui está um dos maiores benefícios do estágio não remunerado ou do trabalho voluntário. Você começa a trabalhar na sua área, de forma prática, e iniciando sua trajetória e experiência profissional. 

Upgrade para o currículo

O fato de você realizar um estágio e ser bem avaliado pelas funções exercidas nesse período conta pontos para o currículo e é um excelente tópico para abrir sua “experiência profissional”. O mesmo vale para um trabalho voluntário, que também pode ser detalhado no currículo. Para saber mais, confira Quais os benefícios de incluir trabalho voluntário no CV?.  

Supervisão profissional

No estágio não remunerado, suas funções são obrigatoriamente supervisionadas por profissionais da área. Ou seja, é o melhor dos mundos para o seu aprendizado prático. Você tem a oportunidade de trabalhar e aprender com quem já tem experiência e possivelmente já passou pelo que você está passando agora. 

Competências comportamentais 

Outra vantagem clara do estágio ou do trabalho voluntário é oferecer oportunidade de você desenvolver competências comportamentais que dificilmente são desenvolvidas na instituição de ensino. Foco em resultados, flexibilidade, capacidade de adaptação, de trabalhar sob pressão e se comunicar com profissionais de diversas áreas são algumas delas. 

Rede de contatos

Na vida profissional, sua rede de contatos é tão importante quanto um bom currículo e uma boa formação. O estágio é uma excelente oportunidade de começar a construir a sua rede profissional, conhecendo pessoas da sua área, mostrando que você é competente e confiável e mantendo contato com elas mesmo depois de deixar a empresa. 


fonte:

https://www.vagas.com.br/profissoes/estagio-nao-remunerado-vale-a-pena/

Nenhum comentário:

Postar um comentário