quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

5 dicas para aumentar a capacidade de inovação no trabalho

 Buscar novos conhecimentos e ter um networking são caminhos para começar

As empresas cada vez mais buscam profissionais com capacidade de inovação no trabalho. Elas procuram pessoas capazes de pensar diferente e apresentar ideias para melhorar processos, produtos e serviços. O grande problema é que nem todo profissional tem essa competência. Muitas pessoas, mesmo que cheias de boas intenções – muitas vezes não sabem de onde tirar uma nova forma de pensar.  Se esse for o seu caso, este post pode ajudar! Reunimos aqui algumas dicas essenciais para começar a ser mais inovador profissionalmente. Vamos a elas?

Neste artigo você verá:

Como aumentar sua capacidade de inovação no trabalho

Para começar a ser mais inovador você precisa ampliar a forma de buscar e analisar informações. Ainda que estejamos falando em inovação, ou seja, em algo que ninguém criou até então, nenhuma ideia surge do vazio. Você precisa se abrir para explorar informações, pesquisar mercados, buscar referências em assuntos diversos. E tudo isso não é necessariamente uma mudança completa de comportamento. É possível aumentar sua capacidade de inovação no trabalho dando pequenos passos de cada vez. Vamos a eles. 

1. Invista em autoconhecimento

Para começar, a inovação está diretamente ligada à autoconfiança. Você precisa acreditar que é capaz de pensar diferente e propor ideias ousadas. Para tanto, uma boa estratégia é investir em autoconhecimento. Sabendo bem quem você é, quais são seus pontos fortes e quais são os pontos que você ainda precisa aprimorar, você deve ganhar autoconfiança para apostar na sua criatividade. 

2. Procure novos conhecimentos 

A inovação no trabalho muitas vezes surge de novos aprendizados ou da busca por conhecimentos em novas áreas ou mercados. A dica é fazer cursos, dos mais variados tipos, desde um curso rápido em uma área do seu interesse em que você nunca tenha trabalhado até um curso de criatividade, que ensina a pensar fora da caixa. Os novos conhecimentos aumentam suas referências e, consequentemente, aumentam também a sua segurança para apostar que aquelas ideias meio malucas podem se tornar geniais se forem bem conduzidas. Quer ajuda? Confira esta lista de cursos online gratuitos.

3. Inovação no trabalho depende de buscar informações

Quem quer inovar precisa estar antenado no que acontece – ou vai correr o risco de achar inovador algo que já é largamente conhecido. Leia notícias, acompanhe blogs e especialistas nos assuntos do seu interesse. Estar atualizado é indispensável.

4. Amplie o networking

Conversar com pessoas é uma ótima forma de aprender a pensar de forma diferente. Ouça o que elas dizem e aprenda tudo o que puder. Além de ativar seu networking, a troca de ideias com profissionais interessantes pode exercitar seu cérebro. Tem dificuldade para começar? Este post pode ajudar bastante: Aprenda como fazer networking com 15 dicas práticas.

5. Tenha uma postura proativa

Esse é o item mais importante. Quem quer ser mais inovador não pode ficar sentado esperando uma ideia sensacional cair do céu. É preciso ir atrás de tudo o que falamos nos itens anteriores para ir aumentando aos poucos a sua capacidade de inovar no trabalho. 


fonte:

https://www.vagas.com.br/profissoes/inovacao-no-trabalho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário