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Saiba o que dizer quando pegar o elevador com o CEO ou encontrar um novo colega no café.
Começar uma conversa
com o diretor no estacionamento da empresa pode fazer com que ele se
lembre de você – e isso faz toda diferença na sua carreira. Aproveitar a
oportunidade de fazer contato com o CEO no elevador também.
É por isso que Judith Humphrey, especialista em treinar profissionais
para se comunicar como líderes confiantes e convincentes, afirma que as
primeiras palavras que você troca com outra pessoa devem servir de ponte
para um novo relacionamento.
Em sua coluna na Fast Company, ela mostra como você poxa começar uma
conversa interessante em cinco situações bem comuns de trabalho.
Confira.
Aprenda a começar uma conversa interessante no trabalho
Encontro no corredor
A especialista sugere substituir o impessoal “tudo bem?” por algo que
faça a outra pessoa se sentir especial. Você pode dizer que estava
justamente pensando em procurar o colega para falar sobre alguma coisa
específica.
O assunto pode ser bem variado – desde alguma informação
sobre um cliente até comentários sobre seu time de futebol ou cidade
natal. Só tome cuidado para não puxar um assunto que possa render mais
tempo do que você tem à disposição. Interromper o colega também não vai
ser muito delicado.
Conversa de elevador
Quando você perceber que está no mesmo elevador que o VP que você
ouviu em palestra dias antes, tente se apresentar a ele e fazer algum
comentário positivo sobre a apresentação. Demonstre seu interesse
pelo assunto e mostre que anda pensando a respeito. É uma boa forma de
ser lembrado. “Conversas de elevador podem ajudar movimentações de
carreira” afirma Judith.
Reuniões como chefe
Quando tiver uma reunião com o chefe, prepare informações que possam
ser úteis para ele. Diga como anda cada projeto, mostre suas
iniciativas, demonstre interesse, proatividade e atenção.
Entrevistas de emprego
Poucas conversas são tão importantes quanto as entrevistas de emprego.
Segundo a especialista, é muito fácil para os candidatos a emprego se
concentrarem em si mesmos, mas isso não diferencia ninguém.
Sua dica
buscar o máximo de informação sobre a empresa contratante e o
entrevistador, se possível. “Agradeça a oportunidade, comente que leu
muito sobre a empresa e admira sua liderança no setor”, sugere ela.
“Quando você fala sobre a empresa que está entrevistando você, você está
se vendendo como um membro da equipe.”
Eventos de networking
Você decidiu participar de um evento de networking
e se viu diante de um estranho. E agora? “Conte sobre você” pode ser um
bom gancho. Um elogio sincero também vale. A dica principal da
especialista é focar a conversa no outro.
“Demonstre seu interesse por
eles e eles certamente vão querer saber mais sobre você. É simples
assim!”, afirma.
FONTE: VAGAS.COM
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