A seção de informações adicionais do seu currículo serve para incluir
itens que não se encaixam nas outras seções, mas que são relevantes
para a vaga. A seguir, algumas dicas sobre como tratar essas informações
para causar um bom impacto.
Confira!
1. Personalize o título
Por
se tratar de uma seção comum nos currículos, o título “informações
adicionais” pode acabar por não chamar a atenção do recrutador. Procure
usar a imaginação e crie um título único, capaz de se destacar no meio da multidão.
Alguns exemplos de títulos alternativos para a seção de informações adicionais:
- Palestras e workshops realizados
- Artigos publicados
- Atividades como voluntário
- Prêmios e reconhecimentos conquistados
- Atividades como afiliado
2. Procure condensar informações repetidas
Se você possui um número elevado de itens relacionados para colocar nas informações adicionais, procure citar os totais em vez de listar um por um. Assim, você aproveita melhor o espaço sem perder informação.
Se
participou cinco vezes em um trabalho voluntário onde desenvolveu
competências de relacionamento interpessoal, evite indicar em detalhe
cada uma das vezes. Cite o total de vezes acompanhado do período em que
elas ocorreram. Por exemplo:
5 vezes voluntário na arrecadação de recursos para a ONG Abecedário entre 2011 e 2013.
3. Inclua palestras realizadas
Se a sua profissão exige a
oratória, incluir uma lista com as palestras realizadas pode adicionar
grande valor ao CV. As empresas valorizam a capacidade de comunicação e a habilidade de falar em público.
Indique
o tema apresentado, a data de realização, o local e, se possível,
quantas pessoas assistiram. Se existirem resultados alcançados com a
palestra, cite-os de forma resumida.
4. Cite suas publicações
Se
durante a sua carreira você de alguma forma publicou algum artigo, pode
mencionar na seção de informações adicionais. Dependendo do caso, isso
pode pesar positivamente para a sua candidatura.
Um profissional com artigos publicados tende a ser visto como um expert na sua área de atuação, mesmo que tenha publicado por conta própria. Pode ser um e-book (livro digital) ou artigo em blog ou site.
5. Adicione depoimentos
Você pode aproveitar para incluir alguns depoimentos a respeito da sua atuação como profissional.
Peça
para alguns colegas darem um depoimento a respeito do período em que
trabalharam com você. Limite o texto a apenas uma linha para não ficar
extenso. Solicite a autorização deles para incluir nome e e-mail no seu
currículo.
Não exagere nas informações adicionais
É comum
encontrar profissionais que incluem a seção de informações adicionais
apenas para deixarem o currículo mais visualmente atrativo. Como se o
design do documento pudesse garantir uma vaga.
Se você incluiu a seção de informações adicionais porque o CV estava
pequeno, pondere a respeito de remover a informação. Use sempre o bom
senso na hora de redigir seu currículo.
As informações adicionais devem sempre agregar valor para a vaga alvo.
FONTE:
https://www.todacarreira.com/informacoes-adicionais-curriculo/
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