As competências podem ser definidas como um conjunto de habilidades
que foram aprendidas e desenvolvidas pelo profissional, que caracterizam
uma função específica.
As competências incluem tanto aspectos técnicos, como comportamentais. Assim, os aspectos técnicos (hard skills) não são suficientes para definir uma competência. Cada vez mais as empresas valorizam os aspectos comportamentais (soft skills).
Como distinguir as competências
Os
aspectos técnicos de uma competência podem ser avaliados através da
experiência profissional, formação acadêmica e costumam estar
registrados em diplomas e certificados. Mas as habilidades
comportamentais são mais difíceis de comprovar.
A seguir, destacamos os aspectos comportamentais que as empresas mais valorizam.
Resiliência
Associada a capacidade de adaptação às mudanças, a resiliência também está relacionada com suportar pressões e retornar ao seu estado normal em tempo viável.
Em ambientes onde a mudança é constante, ser resiliente pode determinar o sucesso profissional de um colaborador.
Para quem trabalha com atendimento ao público, é possível enfrentar níveis de frustração elevados. Saber retornar ao equilíbrio se torna essencial para manter a continuidade do trabalho e para o seu bem estar.
Negociação
Muito
apreciada na área de vendas, a habilidade de negociação permite que o
profissional saiba interagir com os outros, visando os melhores
interesses da instituição. Geralmente em situações de acordos ou
contratos.
É comum que as pessoas que apresentem esta capacidade sejam bons ouvintes. E que também possuam um raciocínio rápido na tomada de decisões e sejam donas de um alto controle emocional.
Relacionamento interpessoal
Podemos definir um bom nível de relacionamento interpessoal,
como a capacidade que um indivíduo possui de interagir entre duas ou
mais pessoas. Sempre de forma assertiva e não violenta.
No ambiente corporativo, a falta da habilidade de relacionamento
interpessoal pode gerar um ambiente tóxico e nocivo. Afetando
sensivelmente a produtividade e promovendo um alto índice de turnover.
O principal motivador para alcançar um bom relacionamento interpessoal, está na capacidade de autoconhecimento. Quando entendemos melhor as nossas emoções, somos capazes de entender melhor o outro.
Comunicação
A habilidade de comunicação não diz respeito apenas a falar. Saber ouvir com atenção
também faz parte desta habilidade. Além disso, é necessário que o
profissional saiba se comunicar de forma lógica e estruturada para expor
suas ideias com clareza.
O foco também é um
componente importante desta habilidade. Por exemplo, sem manter o foco
em uma reunião, fica difícil absorver qualquer informação relevante que
possa ter sido passada.
O hábito de repetir uma informação dada para verificar se foi corretamente compreendida, também faz parte desta habilidade.
Liderança
Exercer influência sobre outras pessoas da equipe, ao mesmo tempo em que se passa confiança são
características da liderança. Um líder também é capaz de motivar os
outros colaboradores, alinhando seus esforços para alcançar os objetivos
da empresa.
Um bom líder sabe delegar tarefas e desenvolve os outros colaboradores através desta prática. Este profissional também dá autonomia para os membros da equipe criarem suas próprias soluções, incentivando a evolução da carreira de cada um.
Raciocínio lógico
A capacidade de estruturar o pensamento de acordo com lógica,
permite alcançar uma conclusão ou solucionar um problema. Esta
capacidade de organização mental é uma ferramenta necessária para
argumentar e analisar as situações.
Os processos seletivos costumam utilizar testes de raciocínio lógico para avaliar os candidatos nesta habilidade. O mesmo acontece em alguns tipos de concursos públicos.
Inteligência emocional
A
inteligência emocional pode ser caracterizada pela capacidade de gerir
as próprias emoções de maneira equilibrada. Dentro deste contexto, a empatia também possui relevância, como a capacidade de se colocar no lugar do outro.
Associado
à forma como o indivíduo interage com os outros, um alto nível de
inteligência emocional permite o desenvolvimento de relacionamentos
saudáveis com os outros colaboradores. Além de contribuir para aliviar o
próprio estresse.
Persuasão
A
capacidade de persuasão permite que o profissional obtenha apoio e
resultados dentro da equipe. Esta habilidade está intimamente
relacionada com a capacidade de ouvir os outros com atenção.
Profissionais que são coerentes e íntegros,
tendem a possuir uma capacidade de persuasão maior. Isso ocorre porque
os outros colaboradores passam a acreditar na capacidade de
comprometimento e acabam por depositar confiança na pessoa.
Automotivação
A automotivação diz respeito a ser capaz de criar a vontade de agir, independente das circunstâncias externas. Assim, estes são capazes de demonstrar maior proatividade do que outros colaboradores.
Com
a crescente valorização da autonomia dos colaboradores dentro de
equipes enxutas, a automotivação ganha cada vez mais valor nos processos
seletivos. A pessoa que encontra dentro de si mesma os motivos para
entrar em ação, sai na frente da disputa por uma vaga.
Como valorizar as competências
Valorizar
as competência individuais é imprescindível para a boa gestão de
equipes. Atualmente o capital humano é considerado um dos principais
ativos de uma empresa. Portanto, realizar uma gestão eficaz deste ativo
aumenta o valor e a competitividade da organização no mercado.
Podemos definir o capital humano como o conjunto de competências
desenvolvidas ou em potencial de todos os colaboradores. Apenas através
da gestão das competências é possível ultrapassar obstáculos que impedem
o desenvolvimento das equipes.
Destacamos a seguir algumas estratégias usadas para desenvolver as competências dos colaboradores.
- Investir em líderes motivadores
- Manter um plano de desenvolvimento individual (PDI)
- Estruturar um plano de carreira
- Contratar serviços de coaching ou mentoring
- Dar autonomia para os colaboradores
- Oferecer treinamento específico
FONTE:
https://www.todacarreira.com/competencia-principais/
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