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Coach e ex-gestora de RH conta como aprendeu a se organizar para cumprir suas metas diárias.
Depois
de passar 15 anos como gestora de RH em grandes empresas como Marriott
International, Dessault Systemes e Ermenegildo Zegna, Lilian Caires, de
39 anos, enfrentou o maior desafio de sua carreira: organizar a agenda
para conseguir fazer tudo o que precisava. “Ao me tornar empreendedora,
descobri que eleger prioridades é essencial para precisa ser mais produtivo”, diz ela.
Essa mudança ocorreu há 3 anos,
quando Lilian foi demitida do cargo de gerente de recursos humanos da
Ermenegildo Zegna ao retornar da licença-maternidade. “Eu sabia que isso
iria acontecer porque a empresa passava por uma reestruturação”, conta
ela. “Aproveitei a oportunidade para tirar da gaveta o projeto de me
tornar coach”, diz ela.
No início da nova vida, Lilian se
deparou com o enorme desafio de ter flexibilidade de horários.
“Empreender é muito diferente da vida corporativa, em que você tem mais
ou menos horário para tudo e vai driblando o tempo entre uma reunião e
outra”, explica. Isso sem contra um agravante e tanto para a agenda –
agora ela tinha um filho para cuidar e precisava lidar com todos os
tipos de imprevisto que a maternidade traz.
Aconteceu que Lilian, como muitos
outros profissionais, tinha ânsia de resolver tudo o mais rápido
possível e, por isso, colocava dez compromissos na agenda logo para o
período da manhã. “Eu simplesmente não considerava os tempos de
deslocamento, por exemplo”, afirma. O resultado não é difícil imaginar.
Ela vivia ocupada, correndo contra o tempo, mas sem dar conta de
resolver tudo o que tinha proposto para o dia. “Eu estava sempre
atrasada. Ou adianta demais”, diz ela.
Como ser mais produtivo (mesmo tendo flexibilidade de horário)
Na época, Lilian estava fazendo coach
e, em uma das sessões, percebeu que o que mais faltava na sua nova vida
profissional era aprender eleger prioridades. Foi o que fez. “Descobri
que se não utilizasse técnicas de agenda e organização não chegaria a
lugar algum”, diz ela.
Desde então, sua técnica é organizar
os horários fazendo contas de trás para frente, como ela diz. Ou seja,
se ela tem uma reunião na Av Paulista às 10 horas, considera o trânsito
que pode pegar, o tempo para estacionar o carro e obter o crachá. Tudo
cronometrado.
Outro aprendizado valioso foi o de
aproveitar o tempo – quando sobra. “Eu não sinto mais que estou sempre
devendo”, afirma. “Quando sobram 10 minutos, eu leio, ouço rádio, vejo
notícias”, afirma. “Não loto mais a agenda de compromissos porque
entendi que não dá para vestir a capa de Mulher Maravilha o dia
inteiro”, afirma. E, agora que tem a agenda mais organizada, Lilian faz
um alerta: “A gente tem o hábito de se colocar metas impossíveis para
provar que é melhor ou maior do que qualquer coisa”, diz ela. “Isso é
bobagem”, garante. “Os maiores CEOs do mundo têm dois ou três
compromissos para cada dia. O resto é improviso.”
Sua dica, para quem ainda vive
loucamente ocupado e sempre correndo atrás da produtividade perdida, é
entender o que é prioridade para você. A partir desse entendimento, a
recomendação é organizar a agenda em função dessas prioridades – ou
seja, daquilo que de qualquer forma precisa ser realizado naquele dia.
Vale tentar, não?
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/acontece/no-mercado/aprender-priorizar-e-primeiro-passo-para-ser-mais-produtivo/
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