IMAGEM: VAGAS.COM.BR |
Executiva da VAGAS, que faz home office há 5 anos, dá dicas para trabalhar em casa
Em meio à crise da Covid-19, uma das principais medidas corporativas
adotadas foi solicitar aos profissionais que eles trabalhassem à
distância. Notícias sobre coronavírus e home office começaram a circular
freneticamente essa semana. Mas poucos informavam, na prática, como
estabelecer um ambiente de trabalho em casa.
Se a sua organização solicitou que você trabalhasse home office e, de
uma hora para outra, sem qualquer treinamento, você teve de estabelecer
um ambiente de trabalho em sua casa, fique atento às dicas desse
artigo.
Na matéria, vamos te explicar como você vai manter o foco no trabalho
mesmo com todas as distrações de casa e como conservar a conexão com os
colegas e parceiros de trabalho, mesmo que à distância.
As informações contidas nesse mini manual de como fazer home office
foram extraídas a partir da experiência de nossa colaboradora Andreza
Nogueira, gerente de novos negócios, que desde 2015 trabalha a
distância.
Confira o vídeo a seguir:
Coronavírus e home office: E agora, o que faço?
O home office hoje é um dos grandes temas do futuro do trabalho
e, dado o caos em decorrência da atual pandemia, as empresas resolveram
usar esse instrumento para tentar evitar o contágio da doença, mantendo
ainda a produtividade no trabalho.
E, como muitas pessoas não estão acostumadas a trabalhar nesse tipo
de ambiente, destacamos, abaixo, os pontos importantes que o
profissional precisa saber sobre o trabalho home office.
Crie um planejamento
Para se manter produtivo, tenha um planejamento completo de suas
tarefas domésticas e do trabalho. Mantenha também listas detalhando o
horário de cada uma de suas obrigações.
“Faça duas listas: uma de suas atividades profissionais e outra de
seus afazeres domésticos”, explica Andreza. Ela relata que, no começo,
sem esse planejamento, a pessoa pode ficar tentada a querer fazer alguma
tarefa doméstica em horário de trabalho ao ver um chão sujo, uma louça
para lavar.
“Não faça isso. Tente separar os horários e trabalhe com listas de
tarefas, para que você mantenha o foco e a produtividade”, adverte.
Escolha a estação de trabalho
Onde vou trabalhar em casa? Essa é a primeira pergunta de quem nunca
atuou nessas circunstâncias. Nossa especialista no tema sugere que seja
num lugar confortável e silencioso. “Tente fugir do seu sofá gostoso, da
sua cama confortável. Eu já fiz isso [trabalhar no sofá ou na cama] e,
às vezes, não dá certo. Procure um lugar confortável e silencioso”.
Outra dica importante de Andreza é que, antes de começar o home
office, certifique-se que o seu computador tenha todos os programas que
você precisa para trabalhar a distância e uma internet que comporte o
envio de dados de sua área de atuação.
A profissional também explica que, antes de começar a trabalhar,
tenha todos os instrumentos de trabalho que você vai precisar próximos a
você.
Silêncio no trabalho
Andreza destaca que o ambiente de trabalho deve também ser
silencioso. “Desligue a TV e o som. Como em home office a gente usa fone
[de ouvido] para fazer as reuniões [virtuais], qualquer som externo
pode atrapalhá-las”, explica.
Mantenha a rotina
“Se, no seu dia a dia, você acordava às 6h, tomava banho e, café da
manhã para, então, ir ao trabalho, continue fazendo isso”, opina
Andreza. Para ela, essa rotina ajuda a manter o foco.
A executiva da VAGAS também destaca que o profissional deve se
arrumar como se estivesse num ambiente de trabalho para atuar em casa.
“Não precisa colocar um salto alto, mas também não fique de pijama. É
muito ruim se você tiver de abrir a câmera para entrar numa reunião e
está de pijama, despenteado, com uma cara de sono. Isso não é legal”.
Respeite os horários
“Cuidado com o horário de almoço”, adverte a profissional. Ela conta
que já caiu muito na armadilha de mergulhar no trabalho e esquecer de
almoçar.
Para ela, almoçar muito tarde é ruim pois os demais colegas de
trabalho e clientes vão te procurar justo no momento em que você está
almoçando. “Coloque, portanto, no seu celular um lembrete para tentar
manter o horário de entrada, almoço e de saída do trabalho”, alerta.
Visibilidade
É preciso que você converse de forma transparente com os líderes e
pares de sua organização para estar a par das informações relevantes
sobre mudanças na operação durante esse período.
“Dê visibilidade”, acrescenta Andreza. Ela adverte que as pessoas não
estão te vendo na sua estação de trabalho. Portanto, elas precisam
saber minimamente onde você está e como te achar.
“Se você vai sair para almoçar, para fazer alguma coisa extra,
converse com a sua equipe, com seu chefe, com quem você se reporta e dê
visibilidade. Isso é super importante”, alerta.
Família em casa
Marido e filhos em casa. Essa é uma situação muito comum nessa crise
que estamos vivendo. Apesar do caos, sempre há solução. “Nessa situação,
a primeira dica do planejamento é que ele seja feito em conjunto com o
seu parceiro”, destaca.
Ela explica que é preciso estabelecer horários em família para que as
reuniões importantes de ambos profissionais, pai e mãe, não sejam
prejudicadas. Andreza explica ainda que, se as crianças forem maiores,
elas devem participar desse planejamento de tempo em família.
Por fim, sublinha a gerente de novos negócios, “disciplina é
liberdade”.
Na visão dela, se você conseguir ser disciplinado, vai
terminar o job num tempo adequado para curtir sua família, amigos e
fazer outras coisas que não sejam obrigações de seu trabalho.
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/coronavirus-home-office-como-lidar/
Nenhum comentário:
Postar um comentário