quinta-feira, 19 de março de 2020

Feedback: guia para pedir e evoluir na carreira



IMAGEM: VAGAS.COM.BR
Entenda o objetivo dessa conversa e aprenda a tirar o máximo proveito dela



O feedback é aquela conversa em que o seu gestor diz como você está se saindo e indica alguns pontos em que você precisa melhorar.


Para saber como pedir feedback e fazer dele um instrumento eficiente para o seu desenvolvimento, confira a seguir as dicas dos especialistas Alexandre Rangel e Fátima Motta.


O que é feedback?


Feedback é aquele “retorno” que o chefe dá ao subordinado para orientá-lo sobre sua performance e os pontos que devem ser melhorados.

Quando alguém recebe um, basicamente está recebendo uma opinião sobre o seu trabalho, com possíveis críticas, elogios e sugestões de melhorias.

O objetivo dele é orientar o desenvolvimento do profissional, seja ele um iniciante ou um veterano. Dar feedback para os colaboradores é uma das principais tarefas dos gestores.


Como dar um feedback


A ideia principal é que o feedback seja dado de forma direta e objetiva, com exemplos das ações realizadas pelo profissional que está recebendo o retorno do chefe. Também pode ser dado por um colega que acompanhe o seu trabalho.

De forma geral, a conversa deve reforçar comportamentos positivos do profissional e alertar sobre comportamentos negativos que podem atrapalhar sua performance.


7 dicas para pedir feedback 


Muitas pessoas têm dificuldade em dar feedback a um colega de trabalho, seja ele positivo, negativo ou algo para desenvolver. Mas, além disso, é difícil também pedir esse retorno.

Isso porque pode dar um frio na barriga em ouvir o que você não gostaria. Ou de achar que está faltando alguma coisa importante. O fato é que há diversas maneiras de pedir para um colega contribuir com seu trabalho.

Veja algumas delas:


1. Escolha o momento adequado


Quando você sente falta de receber um feedback, pode solicitar essa conversa. O ideal é escolher um momento em que o gestor ou colega esteja bem – nem com pressa, nem irritado, nem preocupado – e pedir uma meia hora para conversar com ele. “Não precisa ser imediatamente, você pode dizer que quer conversar hoje, amanhã ou na outra semana, quando ele tiver disponibilidade”, afirma Alexandre.


2. Avalie suas intenções


Ao pedir essa conversa, já antecipe quais são suas intenções. Diga, por exemplo, que quer falar sobre como se sente no trabalho e saber a opinião do chefe. Deixar a pessoa curiosa não é uma boa tática, porque pode gerar algum desconforto desnecessário.

Além disso, é interessante pensar em perguntas específicas sobre como você está sendo percebido e como os outros podem te ajudar.


3. Prepare-se para ouvir a verdade


Quando pedimos um feedback, normalmente queremos ouvir, formalmente, elogios e reconhecimentos.

No entanto, o objetivo final dessa conversa é de apontar caminhos para você melhorar como profissional. Portanto, não entenda o que a pessoa diz como crítica, mas como uma ajuda.


4. Faça anotações


Uma maneira interessante para esse momento é acolher o que é dito, anotar para valorizar a conversa e agradecer pela oportunidade. “Quem faz isso demonstra humildade para ser aconselhado”, afirma Alexandre. Fátima também recomenda que quem recebe o retorno confirme que entendeu o que foi dito.


5. Evite discussões


Discordar, nessa hora, é um erro grave. O gestor está dando uma dica para você melhorar em algum ponto, por isso não faz sentido discordar e transformar a conversa em uma discussão.

A única exceção é quando o feedback é uma avaliação de desempenho que estará condicionada a qualquer possibilidade de promoção. “Em situações assim, o profissional tem, sim, de ir à luta e se defender, inclusive por meio do próprio mecanismo de avaliação, que muitas vezes permite isso”, recomenda Alexandre.


6. Encare de forma madura


De acordo com Fátima, formas maduras de crescer e se desenvolver são ouvir e aceitar o feedback, encarando-o de maneira construtiva, como uma sugestão, algo positivo. Por quê? “Porque por mais que o feedback não seja dado de forma correra, existe a percepção de alguém que precisa ser levada em conta”, diz ela.

A intenção, afinal, é de que determinado resultado seja alcançado mediante a melhoria de certo comportamento ou atividade.


7. Crie um plano de ação


Depois da conversa, a recomendação é pegar as anotações e pensar como você pode resolver cada ponto. “Se o colega destacou que você costuma falar demais nas reuniões, entre na próxima já disposto a falar menos e não ser o primeiro a abrir a boca, por exemplo”, afirma Alexandre.







FONTE:

https://www.vagas.com.br/profissoes/aprenda-a-pedir-feedback/

Nenhum comentário:

Postar um comentário