Independente da atividade exercida, existe um conjunto de habilidades
que são consideradas imprescindíveis para qualquer profissão. Podemos
afirmar que estas habilidades são expectativas comuns, tanto dos
recrutadores como dos líderes.
Não restam dúvidas que a maior
garantia de sucesso das empresas está na presença destas habilidades
entre seus colaboradores. Portanto, fique atento à lista que preparamos
para ajudar na autoavaliação.
1. Autoconhecimento
Procurar se conhecer o melhor possível deve ser um objetivo que todo ser humano deve perseguir durante a vida.
Descobrir
o que o motiva, quais são os valores que o guiam, bem como reconhecer o
que o faz realizado, saber que tipo de impressão você deixa nas
pessoas, quais são seus pontos fortes e fracos. Estes são apenas algumas
dos temas que ampliam nosso autoconhecimento.
Por que o autoconhecimento é imprescindível?
Um
elevado nível de autoconhecimento entre os colaboradores permite
diminuir as perdas de tempo e energia. Quando a pessoa se conhece, menor
a probabilidade de concordar com algo que não está alinhado com seu
sistema de valores, por exemplo.
2. Cooperação
A capacidade de agir de forma conjunta com outras pessoas para
alcançar um objetivo assume uma importância cada vez maior no mercado de
trabalho.
Pessoas que colocam seus interesses acima do interesse
do grupo tendem a perder pontos em ambientes onde a liderança é mais
participativa ou liberal.
Por que a cooperação é imprescindível?
Com
estruturas cada vez menores por conta de avanços tecnológicos ou
otimização de custos, a garantia de sobrevivência das empresas está na
capacidade de cooperação.
3. Empatia
Uma habilidade resultante da inteligência emocional, a empatia
permite que o indivíduo seja capaz de compreender o estado emocional das
outras pessoas.
Esta é uma das habilidades mais importantes para
quem deseja desenvolver sua capacidade de liderança. Indiferente da área
de atuação, a sensibilidade às necessidades dos outros sempre faz
diferença no ambiente de trabalho.
Por que a empatia é imprescindível?
Seja
qual for a sua profissão, é muito provável que você trabalhe
interagindo com outras pessoas. A empatia é uma competência essencial
para o convívio social equilibrado. Nenhum ambiente se sustenta
emocionalmente com colaboradores que não conseguem se colocar no lugar
do outro.
4. Autocontrole
Outra habilidade resultante da inteligência emocional, o
autocontrole emocional permite que a pessoa passe por situações de
estresse mantendo o equilíbrio. Todo tipo de trabalho possui seus
momentos mais difíceis. Saber controlar a própria reatividade é a chave
para desenvolver o autocontrole.
Por que o autocontrole é imprescindível?
Independente
da área de atuação, não é agradável conviver com alguém que perde a
cabeça e se descontrola diante das adversidades. As lideranças encaram a
ausência de autocontrole como um problema sério. Isto porque pode gerar
ambientes de trabalho tóxicos, com baixos níveis de produtividade.
5. Relacionamento interpessoal
Quanto melhor a habilidade de relacionamento interpessoal de um
indivíduo, mais fácil e harmonioso será seu convívio com outras
pessoas.Esta habilidade é definida como a forma pela qual nós trocamos
experiências e sentimentos.
Por que o relacionamento interpessoal é imprescindível?
A
qualidade da interação entre as pessoas no ambiente profissional define
o clima organizacional. Existe uma relação direta entre ambientes mais
harmônicos e o aumento da produtividade, potencial para inovação e
melhoria dos resultados.
6. Comunicação
O desenvolvimento da habilidade de comunicação serve para que o
indivíduo alcance clareza e objetividade. Seja através da linguagem
verbal ou escrita, através de uma boa comunicação nos tornamos capazes
de trocar informações com os outros de forma eficiente.
Por que a comunicação é imprescindível?
Vivemos
em uma época em que as formas de comunicação se multiplicam dia após
dia. Ser capaz de utilizar da melhor maneira a linguagem verbal, escrita
e até a corporal é a garantia de que somos compreendidos.
Quando a comunicação não flui dentro de um ambiente profissional, maior é a tendência a erros, retrabalho e atrasos.
7. Integridade
Em termos simples, a integridade é a capacidade que uma pessoa
possui de não se fragmentar. Em outras palavras, não se espera que um
indivíduo íntegro diga uma coisa e faça outra, por exemplo.
A integridade também tem relação com o código de conduta que conduz a vida da pessoa.
Por que a integridade é imprescindível?
Um
dos maiores obstáculos para o desenvolvimento de equipes é a falta de
integridade. Quando um ou mais indivíduos demonstram que não se importam
em manter a palavra ou cumprir com o que foi estabelecido, cria-se um
ambiente de desconfiança e baixa motivação. O que causa um enorme
impacto na produtividade.
8. Flexibilidade
Flexibilidade é a capacidade de estar aberto para a mudança e
novas ideias. Também tem relação com a adaptação diante de novos
cenários. Na natureza, observamos a flexibilidade como a capacidade de
se dobrar sem se quebrar.
Por que a flexibilidade é imprescindível?
Por
causa dos rápidos avanços tecnológicos, os tempos atuais são marcados
por constantes transformações, mudanças e inovações. Pessoas inflexíveis
tendem a apresentar dificuldades diante dessa realidade.
9. Assertividade
Uma pessoa é dita assertiva quando se expressa de forma
afirmativa, sem deixar dúvidas a respeito de sua intenção a respeito do
assunto abordado.
Por que a assertividade é imprescindível?
Saber se expressar de forma objetiva, transparente e honesta é uma expectativa comum dos ambientes profissionais.
Nada
pior do que um colaborador que usa a ironia e sarcasmo para tentar
expressar sua insatisfação. Isto pode tornar o clima organizacional
pesado e afetar as relações interpessoais.
10. Autoconfiança
Autoconfiança é a habilidade de confiar em si mesmo e, desta
maneira, agir com segurança. Diretamente relacionada com a autoestima e a
capacidade de persistência, a autoconfiança é fruto da história de vida
da pessoa.
É através da autoconfiança que a pessoa fortalece sua coragem para realizar projetos na vida.
Por que a autoconfiança é imprescindível?
Indivíduos autoconfiantes acabam por servir como fonte de inspiração para os outros colaboradores da equipe.
Assim,
os níveis de motivação tendem a aumentar sensivelmente. Esta é uma das
habilidades básicas necessárias para os cargos de liderança. Um líder
sem autoconfiança é incapaz de passar o mínimo de segurança para a sua
equipe.
FONTE:
https://www.todacarreira.com/habilidades-imprescindiveis/
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