Relacionamento Interpessoal diz respeito ao conjunto de
comportamentos e habilidades que uma pessoa é capaz de desenvolver, que
favoreçam positivamente o seu convívio social. Quando bem desenvolvida,
esta habilidade pode contribuir para interações mais satisfatórias com
as outras pessoas.
No contexto organizacional, o relacionamento
interpessoal representa as interações que ocorrem entre as pessoas que
buscam atingir um objetivo em comum. A partir destas interações pode
surgir a cooperação e, consequentemente, o aumento da confiança entre os
membros da equipe.
Portanto, torna-se evidente que o
desenvolvimento de um bom relacionamento interpessoal no ambiente de
trabalho é tão importante quanto a capacitação técnica dos indivíduos da
equipe. Ele serve de condição primária para o alcance de resultados da
organização, de maneira consistente.
Inteligência Interpessoal
Segundo Daniel Goleman, autor pioneiro no tema da inteligência emocional, podemos definir inteligência interpessoal como a habilidade de entender as outras pessoas e suas respectivas motivações. Somente a partir desta compreensão podemos nos tornar capazes de trabalhar de forma cooperativa com elas.
Entre algumas habilidades que definem a inteligência interpessoal podemos destacar:
Capacidade de organizar grupos
Habilidade típica de quem é líder, atividade relacionada com a coordenação de um grupo de pessoas para atingir um objetivo.
Talento para mediar soluções
Característica presente
nas pessoas que possuem facilidade de lidar e gerir conflitos, fazendo
acordos onde todas as partes ganham, habilidade essencial para quem
pretende se tornar uma pessoa mais diplomata.
Criar ligações pessoais
É a facilidade de compreender os sentimentos dos outros e reagir de forma adequada.
Boa capacidade de análise social
Aptidão para detectar as preocupações e motivações dos outros, facilitando a criação de vínculos mais profundos (confiança).
Um
elevado nível de inteligência interpessoal serve de base para o sucesso
social de um indivíduo. Estas pessoas possuem a tendência de serem
emocionalmente estimulantes, fazendo com que os outros sintam-se bem ao
lado delas.
Além disso, é comum que elas dominem a forma de sintonizar com os sentimentos dos outros, adaptando-se conforme necessário.
Como a Inteligência Emocional afeta o Relacionamento Interpessoal
Ainda segundo o autor Daniel Goleman, o que determina a eficiência nos relacionamentos interpessoais é a capacidade de estabelecer uma sincronia entre as partes.
A habilidade de conseguir sintonizar com o estado de espírito das
outras pessoas promove interações emocionalmente mais satisfatórias.
Neste
contexto, a capacidade de empatia é considerada como o pilar principal
da inteligência emocional. Em qualquer área da vida, torna-se
fundamental compreender como o outro está se sentindo. Muitas vezes as
emoções não são expressas verbalmente e esta compreensão pode ocorrer em
níveis diferentes, mais tênues.
É muito comum que as pessoas que
possuem a capacidade de empatia consigam “ler” sinais não-verbais como:
mudanças na expressão facial; posturas; gestos e tom de voz.
Às vezes, esta habilidade de leitura é puramente intuitiva,
fazendo com que a pessoa não consiga explicar como foi capaz de
sintonizar com o outro.
As raízes do desenvolvimento da
empatia se encontram na infância, antes mesmo da criança conquistar
algum sentimento de individualidade. Pesquisadores do tema
constataram que, até os dois anos de idade, a capacidade dos bebês
sentirem o que o outro sente funciona através de um espelhamento físico e
motor.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pela empresa
americana de Recursos Humanos Businessolver, ficou demonstrado que 96%
dos entrevistados avaliaram a empatia como importante nas empresas. Este
número representa um aumento de 4% em relação a mesma pesquisa do ano
anterior.
Além disso, a pesquisa revelou que 92% dos entrevistados
acreditam que a empatia ainda é pouco valorizada no meio corporativo.
Cerca de 87% dos CEOs entrevistados acreditam que o desempenho
financeiro das empresas está diretamente associado à empatia no ambiente
de trabalho.
Outros dados da pesquisa demonstraram que a empatia
está cada vez mais valorizada no contexto profissional. Líderes e
funcionários concordam que o treinamento para a empatia deve se tornar
prioridade.
A conclusão da pesquisa, indica que a empatia aumenta positivamente a qualidade do relacionamento interpessoal
dentro das organizações. Este aumento é o fator chave para manter os
colaboradores motivados e o clima organizacional cooperativo.
FONTE:
https://www.todacarreira.com/relacionamento-interpessoal/
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