Os valores da empresa são um conjunto de regras que todos devem cumprir para atingir determinados resultados. Valores também podem ser definidos como ética ou motivações de uma empresa. Veja a seguir como descobrir quais são esses valores e de que forma você pode traduzir isso para a vida real.
Como descobrir quais são os valores da empresa
1. Defina seu foco
Pense em algumas empresas em que gostaria de trabalhar ou que têm vagas abertas para profissionais como você. Para começar, duas ou três já bastam.
2. Pesquise o site institucional da empresa
Veja como ela se apresenta. É possível que, no próprio site, você encontre o que ela chama de “Nossos valores”. A leitura vale como um bom ponto de partida.
3. Leia atentamente o anúncio da vaga
Se você estiver interessado em uma vaga que a empresa está anunciando, leia atentamente o que diz o anúncio. Quais são os pré-requisitos, o escopo do trabalho, a linguagem utilizada.
Isoladamente, essas informações podem não ser tão relevantes, mas, no conjunto da sua pesquisa, podem revelar os valores da empresa. Por exemplo, se ela divulga que preza a qualidade de vida dos funcionários com horários flexíveis e no anúncio pede pessoas com disponibilidade total de horários você já pode começar a desconfiar que algo não faz sentido.
4. Observe os benefícios que a empresa oferece
“Por exemplo, se uma empresa diz que valoriza a saúde e o bem estar dos funcionários e, entre os benefícios, está uma academia de ginástica… Já é uma boa razão para acreditar, né?”, afirma Gustavo Café, especialista em Employer Branding & Recruitment Marketing.
5. Pesquise o que vem sendo publicado sobre a empresa
Essa é uma excelente forma de investigar sua reputação e saber se os seus valores são aplicados de fato ou ficam apenas no discurso. Você pode se deparar, por exemplo, com notícias sobre um escândalo envolvendo corrupção ou desastre ambiental. Ou ações sensacionais para uma comunidade carente. Informação é tudo.
6. Analise as mídias sociais da empresa, veja como ela se posiciona
Acompanhe o perfil no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no Instagram e onde mais ela estiver oficialmente. Pesquise também em mídias profissionais mais especializadas. Investigue o que as pessoas dizem sobre a companhia.
É bem provável que você não encontre funcionários fazendo comentários negativos abertamente, claro, porque essa é uma atitude prejudicial à carreira de qualquer um, mas você pode encontrar elogios (que já contam alguns pontos) e comentários de pessoas não tão diretamente ligadas à empresa.
7. Preste atenção também no que os consumidores dizem
Nas mídias sociais, a opinião de um cliente costuma ser bem mais isenta do que a de um funcionário. E, você sabe, a forma como uma empresa trata seus clientes também diz muito sobre seus valores.
8. Converse com pessoas que trabalham onde você sonha em estar
Essa é, de longe, a melhor forma de saber como é de fato o clima de trabalho de uma empresa. Se você não conhece ninguém lá de dentro, recorra à sua rede de contatos. Sempre vai existir alguém que conhece alguém que tem um amigo…
Aí o melhor é explicar a situação e pedir para trocar algumas ideias. Se a pessoa topar, tente conversar pessoalmente para tirar suas dúvidas. Pergunte como é trabalhar lá etc. Se não for possível, uma conversa rápida por Skype (e afins) também vale.
Descubra se a empresa é para casar
Depois de todo esse exercício investigativo, é hora de saber se a empresa tem ou não a ver com você. “Ao se deparar com os valores, você pode se perguntar o quanto eles o inspiram a tomar decisões em seu dia a dia, mesmo fora da empresa”, explica Renata Magliocca, gerente de inovação da Cia de Talentos.
Por exemplo, se você pensa em trabalhar na Ernst & Young, e, ao investigar o site institucional da empresa, descobriu que lá trabalham “Pessoas que demonstram integridade, respeito e trabalho em equipe. Pessoas com energia, entusiasmo e coragem para liderar. Pessoas que constroem relacionamentos fazendo a coisa certa”, mas prefere trabalhar sozinho, em silêncio, sem ter de se relacionar muito com os colegas e muito menos liderar pessoas… talvez seja o caso de pensar melhor no assunto.
Óbvio que você não precisa (e nem deve) descartar uma empresa apenas pelo que ela diz serem os seus “valores”. Mas você pode fazer um trabalho de reflexão e imaginar como se sairia desempenhando funções daquela forma.
É possível que você descubra potencialidades novas ou veja que não seria tão ruim fazer coisas diferentes do que está acostumado. Pode ser também que você chegue à conclusão de que aquilo de fato não é para você. O que vale, em ambos os casos, é percorrer esse caminho de autoconhecimento, que será útil para qualquer processo de seleção.
Por fim, se você se identificou com os valores da empresa e agora está se preparando para uma entrevista, aproveite o momento para falar de situações e momentos que deixam claro esse alinhamento. “Você pode questionar o recrutador sobre como aqueles valores se expressam no dia a dia da empresa afirmando a identificação que teve”, recomenda Renata, da Cia de Talentos.
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/voce-entende-o-que-sao-os-valores-da-empresa/
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