Veja como manter seus contatos trabalhando em home office e seguindo a recomendação de isolamento social
Neste momento, em que ultrapassamos um ano sob a recomendação geral de isolamento social e trabalho remoto, precisamos falar sobre networking digital.
Neste período, é bem provável que você tenha se desdobrado para desenvolver algumas competências que nem imaginava alcançar um dia. Possivelmente sua autodisciplina e sua capacidade de manter o foco tenham aumentado.
No entanto, também é muito provável que você tenha trabalhado de forma cada vez mais isolada e até “descuidada” da sua rede de contatos.
Lembra daquela época em que a regra era convidar um ex-colega para tomar um café periodicamente ou, de vez em quando, combinar aquele almoço com o ex-chefe ou o amigo da faculdade?
A teoria continua válida: para crescer profissionalmente você precisa manter seus contatos, demonstrar interesse pelas pessoas, contar a elas o que você anda fazendo e quais os seus planos. O que mudou é a forma como devemos fazer isso neste momento. As conversas online devem substituir as idas ao café ou ao restaurante. É claro que o olho no olho faz falta, mas há formas de driblar essa questão e tornar seu networking online bastante eficiente. Quer ver?
Neste artigo você verá:
O que é networking digital?
Networking digital é a prática de manter conversas periódicas com colegas, ex-colegas, chefes, ex-chefes, amigos de escola e de faculdade por meio da internet, seja pela redes sociais, pelo Whatsapp, ou combinando um happy hour por Meet ou Zoom.
Até antes da pandemia, era bastante comum que os profissionais trocassem mensagens dessa forma, porém, com as restrições de contato social, também os encontros “online” vêm se tornando frequentes e – pode acreditar – bastante eficientes para manter a atividade.
Como fazer networking online
Confira nossas dicas para fazer seu networking pela internet de forma eficiente para não perder contatos profissionais e nem deixar as relações esfriarem demais.
1. Crie presença online
Para começar a fazer networking digital, você precisa criar presença na internet. Ou seja, se ainda não tem perfil nas principais redes sociais, agora, mais do que nunca, é imprescindível estar presente nelas. Escolha duas ou três com as quais você mais simpatiza, crie e alimente seu perfil com informações interessantes.
2. Interaja com as pessoas pelas redes
Pelas redes sociais, você deve interagir com pessoas que você já conhece ou, se ainda não conhece, percebe que pode ter afinidade profissional. LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram… todas contam.
Nas interações, é importante ter o cuidado de fazer comentários relevantes e não ofensivos. Certas brincadeiras e piadas que tenham potencial para magoar ou ofender devem ser evitadas.
3. Converse com seus contatos
Para pessoas mais próximas, com quem você mantém conversas pelo whatsapp ou mensagem direta, por exemplo, o melhor é falar diretamente.
Vale a pena enviar mensagens periodicamente para saber como elas estão, o que têm feito e, claro, também contar sobre você.
4. Ofereça-se para ajudar
Newtorking é sempre via de mão dupla. Seus contatos podem ajudar a conseguir uma indicação ou fechar um projeto. Da mesma forma, você deve se prontificar a ajudá-los quando eles precisarem. Você pode ser expert em algum assunto ou pode saber se uma vaga com o perfil daquele ex-colega. Não guarde a informação para você. Demonstrar disposição e capacidade de ajudar faz parte da estratégia.
5. Combine “cafés” e “happy hours” online
É verdade que a rotina no home office esgota a nossa capacidade de fazer reuniões online e interagir pela tela do computador. Porém, enquanto essa for a única forma de nos mantermos seguros, esforce-se para combinar conversas informais pelas ferramentas de videoconferência. Pode parecer estranho (e até cansativo) no início, mas é bem provável que você pegue o jeito e até se divirta nesses “eventos”.
6. Alterne entre os contatos
No home office, é comum estabelecermos uma rotina com poucos contatos não essenciais. No entanto, para que o networking online seja realmente eficiente, você precisa se organizar para dar atenção a todas as pessoas que fazem parte da sua rede.
Não adianta falar uma vez por semana com cinco colegas e achar que está tudo resolvido. É importante considerar pessoas com as quais você não fala desde que tudo isso começou. Como elas estão?
Observar o que elas postam nas redes sociais pode valer um bom gancho para puxar uma conversa e se aproximar.
7. Tenha e demonstre empatia
Neste momento, muito mais do que em qualquer outro, as pessoas de forma geral têm passado por situações complicadas. Por isso, ao estabelecer contato, é importante entender o que cada um está vivendo antes de simplesmente cumprir a agenda do networking. Empatia é uma competência essencial para o momento. Se quiser saber mais sobre isso, confira nosso post 3 maneiras de aumentar a empatia no trabalho.
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