Confira o que é necessário para ser promovido a um cargo de gestão
Quem quer crescer na carreira tem basicamente duas alternativas: desenvolver competências para se tornar um líder e ser promovido para um cargo de gestão ou seguir um caminho de especialista. Se você quer investir na primeira opção, este post é para você. Vamos nessa?
Neste artigo você verá:
O que é necessário para ser um líder?
Para ser um líder você precisa desenvolver algumas competências importantes para se comunicar bem e influenciar as pessoas com sua forma de pensar e agir. Confira quais são as principais capacidades que um líder deve ter.
Boa comunicação
Tudo começa com comunicação. Quem quer liderar pessoas precisa saber se fazer entender e também precisa ouvir para entender o que as pessoas querem dizer.
Capacidade de assumir responsabilidades
Essa é outra competência indispensável para cargos de liderança. Quanto mais alto é o seu cargo, mais responsabilidades você tem de assumir. Um gestor não pode ter medo de ser responsável pelas suas decisões e pela equipe – e nem pelos erros que a sua equipe possa cometer.
Saber reconhecer méritos
Quando alguém da equipe acerta ou, ainda que não acerte, se esforça para acertar, é função do líder reconhecer o mérito e premiar o esforço, mesmo que seja com um e-mail de agradecimento ou um elogio.
Ser um bom exemplo
Um bom líder é aquele que inspira as pessoas a tentar ser com ele. Se você quer liderar, precisa servir de modelo, inspirar confiança e agir de tal forma que o time queira seguir os seus passos para aprender a ser como você.
Colocar a mão na massa
Aquela figura do líder distante da equipe que só dá ordens está totalmente ultrapassada. O líder moderno é aquele que coloca a mão na massa com o time para que todos trabalhem juntos para alcançar o objetivo da empresa ou da área em que estão.
Saber delegar
O gestor não deve tentar dar conta de tudo sozinho. Saber delegar tarefas e confiar na capacidade de entrega da sua equipe também é um aprendizado importante para quem assume cargos de gestão.
Como se preparar para se tornar um líder?
A preparação para se tornar um líder inclui trabalhar seriamente e fazer com que o seu trabalho apareça para os gestores da empresa.
Algumas dicas para que isso aconteça são:
- entender a importância do que você faz;
- compartilhar seus resultados sempre que possível;
- agradecer aos envolvidos nos projetos que foram bem sucedidos;
- estabelecer uma comunicação periódica com chefes e colegas;
- pedir orientações específicas sobre liderança para seu líder.
Para saber mais, confira nosso post completo Como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente.
Como conseguir uma promoção para um cargo de liderança?
Ser promovido para um cargo de liderança é o sonho de muitos profissionais. Se esse for o seu caso, confira este passo a passo para colocar sua carreira no rumo certo para que isso aconteça.
1. Desenvolva as competências de liderança
Para começar a colocar seu plano em prática, você precisa entender quais são as competências comportamentais de liderança mais valorizadas na sua empresa. Uma boa dica é a lista de competências que apresentamos no início do artigo. Além delas, é importante checar se a sua empresa considera alguma outra indispensável para cargos de gestão. Por exemplo, foco em resultados e capacidade de adaptação podem ser importantes.
2. Identifique seus gaps técnicos
Todos os líderes da sua empresa falam inglês fluentemente e você ainda está no nível intermediário? Este é claramente um ponto importante que você precisa resolver se quiser ser promovido para um cargo de gestão. Identifique quais são seus gaps técnicos – uma pós-graduação, uma vivência internacional, por exemplo – e corra atrás de resolvê-los antes que eles travem o seu desenvolvimento profissional.
3. Vista a camisa da empresa
Há anos as empresas procuram pessoas que trabalhem com sentimento de dono – ou que vistam a camisa da empresa, que é uma outra forma de dizer o mesmo. Empenhe-se no que você está fazendo, demonstre que tem todo interesse em fazer a empresa crescer. É esse o tipo de gestor que as corporações valorizam.
4. Desenvolva resiliência
Um bom líder é capaz de enfrentar os desafios mais complexos sem sair do seu “normal”. Isso significa que você não deve “explodir” e nem se deixar “destruir” em momentos de tensão. Um bom gestor sabe como passar por esses momentos mantendo a produtividade, a boa comunicação e a boa relação com a equipe. Para saber mais sobre resiliência, veja Resiliência profissional: o que é e como desenvolvê-la.
5. Estude tudo sobre a empresa e o mercado em que ela atua
Esta lição de casa – bastante comum para pessoas que estão em busca de emprego – cabe perfeitamente para você que quer ser promovido a um cargo de liderança. Estude a empresa, conheça seus concorrentes, saiba o que está acontecendo em seu mercado. Esse entendimento é muito importante para guiar as decisões que pessoas com cargos de gestão precisam tomar.
6. Crie um bom relacionamento com outras áreas da empresa
Por fim, criar um bom relacionamento com outras áreas da empresa, conhecer os gestores dessas áreas e se fazer conhecido por eles também é importante para quem quer ser promovido a um cargo de liderança. Lembre-se de que ao assumir uma posição de gestor você precisará se relacionar bem e interagir com todas as esferas da empresa.
fonte:
https://www.vagas.com.br/profissoes/como-se-tornar-um-lider/
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