Entenda como se aproximar e estabelecer uma relação de confiança
Você já reparou que muitas vezes tem mais contato com as pessoas do trabalho do que com sua família ou seus amigos no dia a dia? É por isso que manter um bom relacionamento com seu chefe pode ser o caminho para trabalhar mais feliz – ou, pelo menos, com menos estresse -, ser mais produtivo e se desenvolver na carreira.
Neste artigo você verá:
Como desenvolver um bom relacionamento com seu chefe
Não existe uma fórmula mágica que vá fazer com que vá se relacionar bem com seu chefe, principalmente se não existe afinidade entre vocês. O que existe – e aqui, sim, nós podemos ajudar – são maneiras de se aproximar dele para descobrir afinidades e criar sentimento de confiança entre vocês. Quer ver como? Vamos lá.
1. Crie o hábito de fazer reuniões semanais
Conversar com seu chefe para atualizá-lo sobre os projetos que você está tocando é uma excelente forma de começar a se aproximar dele. Você pode criar o hábito de fazer reuniões semanais. E não precisa ser uma reunião longa, não. É aquele bate-papo informal que não atrapalha a agenda de ninguém. E, se não for possível fazer isso uma vez por semana, que seja uma vez por mês.
2. Demonstre entusiasmo e iniciativa
Demonstrar que você está entusiasmado para assumir novas atividades e que tem ideias para melhorar processos ou de alguma forma inovar na empresa também é um excelente caminho para estreitar o relacionamento com o chefe. Especialmente se você tiver um chefe sobrecarregado, vale a pena demonstrar que você pode assumir mais responsabilidades e que ele pode contar com você.
3. Pergunte como ele está, como foi o final de semana
Se houver abertura para isso, é importante fazer aos chefes as perguntas básicas que devemos fazer a todos com quem nos relacionamos. “Como você está?” ou “Como foi o final de semana?” são perguntas importantes, que demonstram que você consegue vê-lo não apenas como chefe, mas como pessoa. É importante, porém, que você seja verdadeiro ao perguntar e que tenha de fato interesse em ouvir o que ele tiver para responder.
4. Seja sincero sobre você
Se você estiver passando por uma situação pessoal complicada que esteja afetando sua produtividade no trabalho, é importante fazer o seu chefe saber disso. Você não precisa entrar em detalhes e nem abrir totalmente o coração, mas pode sinalizar se algo não vai bem e, principalmente, se algo pode ser melhorado no trabalho. Por exemplo, se seu horário de trabalho vem causando problemas familiares. Será que chegar mais cedo para sair mais cedo resolveria isso? Conversar como chefe pode ajudar a encontrar uma solução boa para todos.
O que você não deve fazer para manter um bom relacionamento com seu chefe
Agora que falamos sobre o que você pode fazer para ter um bom relacionamento com seu chefe, vamos listar algumas atitudes que você deve evitar para não forçar a amizade e acabar prejudicando a relação, em vez de melhorá-la.
O que não fazer:
- forçar a intimidade. Se o seu chefe for uma pessoa fechada, que não gosta de falar de sim, não insista;
- piadas preconceituosas. Em situação alguma essas piadas fazem sentido, muito menos ao falar com o chefe. Lembre-se disso mesmo se você se sentir tentado a fazer uma gracinha para “quebrar o gelo”;
- pedir amizade nas redes sociais. Redes sociais profissionais são exceção e estão liberadas;
- falar demais. Não tome mais tempo do que o necessário ao conversar com seu chefe. Entendemos que você queira criar uma proximidade, mas prolongar demais uma conversa sem necessidade pode causar incômodo e irritação. Bom senso é a palavra-chave.
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