segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Maneiras de melhorar sua atenção aos detalhes

 

Você trabalha sob pressão, com milhares de entregas para fazer em um prazo super apertado, tendo de responder todo tipo de mensagem e solicitação que não para de chegar? E, se estiver em home office, ainda soma uma infinidade de tarefas domésticas a rotina diária? Se a resposta for positiva é bem possível que você esteja perdendo a atenção aos detalhes do seu trabalho. 

E qual o problema? A falta de atenção pode fazer com que você cometa mais erros, tenha mais dificuldade para cumprir prazos e não consiga enxergar com facilidade formas simples de melhorar o que você faz. 

Mas existe também – felizmente! – uma boa notícia. A atenção aos detalhes é uma competência que pode ser melhorada com algumas estratégias bem simples, como vamos mostrar a seguir.

Neste artigo você verá:

O que é atenção aos detalhes

A atenção aos detalhes é a capacidade de se concentrar completamente no que você está fazendo para evitar erros e fazer entregas de alto nível. 

Essa capacidade pode estar diretamente relacionada à sua função. Se você trabalha na área financeira ou em engenharia, a sua atenção pode ajudar a perceber um erro de cálculo. Se estiver em vendas, pode ser a capacidade de observar algum equívoco em um pedido de cliente. 

Como melhorar sua atenção aos detalhes

A capacidade de detectar erros e fazer entregas perfeitas pode ser melhorada com a prática. Aqui estão duas formas simples de desenvolver essa competência. 

Participe de atividades que exigem atenção fora do trabalho

Como você se prepara para correr 4 quilômetros? Se você nunca correu na vida, vai começar caminhando, depois correndo pequenas distâncias, certo? Com a atenção aos detalhes vale a mesma estratégia. Para treinar essa capacidade, uma sugestão é exercitar o cérebro com atividades que aumentem a sua concentração. Palavras cruzadas, xadrez, sudoku são boas alternativas. 

Desacelere para privilegiar a qualidade

No trabalho, a dica é de se organizar para conseguir fazer as entregas com qualidade – e não naquela correria insana. Claro que algumas tarefas surgem de última hora, com urgência, e não há muito o que fazer em relação a elas. A recomendação basicamente é para aquilo que você pode de alguma forma controlar para dar o máximo de atenção, privilegiando a qualidade da entrega. 

Evite a procrastinação

Procrastinar quer dizer deixar para depois o que você não necessariamente precisa fazer agora. Ou até precisa, mas não tem vontade. Essa mania atrapalha sua concentração porque, quando você percebe, já está atrasado com tudo. Portanto, uma forma de aumentar a concentração e a atenção aos detalhes é não deixar para depois o que você pode começar agora. Para saber mais sobre isso, confira nosso post completo Não deixe a procrastinação atrapalhar a sua vida.

Como demonstrar que você tem atenção aos detalhes na entrevista de emprego

A capacidade de prestar atenção aos detalhes é bastante valorizada por diversas empresas, embora a maioria dos entrevistadores não vá perguntar diretamente se você é atento. 

Se estiver na etapa de procurar emprego, aqui estão algumas dicas para demonstrar essa competência durante a entrevista de emprego:

  • inclua essa capacidade entre seus pontos fortes (se for o caso, claro), com exemplos práticos. Por exemplo, você reduziu a perda de produtos ou o retrabalho de alguma área. 
  • demonstre que você está atento à conversa retomando alguma fala importante do entrevistador. Por exemplo, se logo no início ele citou que a empresa tem um programa de voluntariado, você pode contar sobre a sua experiência começando por “Você comentou sobre o programa de voluntariado da empresa e isso me interessou bastante porque sou voluntário na ONG tal…”.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário