segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Por que colocar identidade de gênero no currículo? Saiba mais sobre essa forma de inclusão

 VAGAS.com.br oferece novas opções para pessoas se identificarem

O VAGAS.com.br, maior site de empregos do Brasil, tem uma notícia para você. A partir de agora, todos os usuários têm novas opções para indicar sua identidade de gênero no currículo. 

A novidade tem como objetivo principal a aceitação e a inclusão de pessoas de diversas identidades de gênero, especialmente os transgêneros, que sofrem muitas barreiras para conseguir um emprego. Segundo pesquisa publicada pela revista Ciência & Saúde Coletiva em 2020, em uma amostra de 528 pessoas trans com trabalho no estado de São Paulo, apenas 16,7% estavam no mercado formal. Essa é uma das estatísticas que ilustram como a discriminação no mercado de trabalho cria condições para marginalizar pessoas trans, por exemplo.

A iniciativa faz parte de uma série de iniciativas que a VAGAS vem adotando para alcançar a diversidade dentro e fora da empresa. Entre elas estão ações de educação interna, adoção de práticas inclusivas nos processos de contratação e mudanças nos produtos e na forma de comunicar da VAGAS. Recentemente, houve o lançamento do campo de autodeclaração racial no currículo, que permite que empresas conduzam processos afirmamente inclusivos a partir do critério de raça.

Razões para declarar sua identidade de gênero no currículo

Muitas pessoas não compreendem por que razão devem declarar a identidade de gênero no currículo ou entendem que a inclusão dessa informação pode ser negativa de alguma forma.

Hoje, porém, muitas empresas conduzem programas de diversidade voltados para a inclusão de pessoas que historicamente foram discriminadas por sua identidade de gênero. No entanto, para que processos seletivos criados para esse fim possam acontecer, é necessário que a informação esteja visível no currículo.

Iniciativas desse tipo, que são criadas com a intenção de corrigir a histórica falta de igualdade que ocorre em determinados cenários, são chamadas de ações afirmativas. E para que ações afirmativas possam ser realizadas, as empresas precisam ter acesso a informações como identidade de gênero. É exatamente por isso que o VAGAS.com.br tem campos para o preenchimento desses dados no currículo.

Como colocar sua identidade de gênero no currículo 

A partir de agora, no VAGAS.com.br você pode selecionar as seguintes formas de identidade de gênero:

  • Homem cisgênero
  • Homem transgênero
  • Mulher cisgênero
  • Mulher transgênero
  • Outro
  • Prefiro não responder


Como você pode ver na imagem, a novidade acompanha algumas explicações:


Cisgênero: pessoa que se identifica com o gênero (homem/mulher) atribuído no nascimento.

Transgênero: pessoa que se identifica com algum gênero diferente do atribuído no nascimento.

Como a identidade de gênero no currículo será usada

Em breve, recrutadores e recrutadoras que conduzem processos de recrutamento e seleção com o VAGAS for business poderão utilizar o critério de identidade de gênero para a triagem de currículos. A intenção é permitir que os RHs possam beneficiar a inclusão de pessoas pertencentes a grupos discriminados. 


fonte:

https://www.vagas.com.br/profissoes/identidade-de-genero-no-curriculo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário