segunda-feira, 21 de março de 2022

Conheça 20 expressões corporativas muito utilizadas no trabalho

 Preparamos um glossário para você não se sentir estrangeiro nas reuniões

O mundo do trabalho é cheio de expressões corporativas que acabam formando idiomas específicos de determinadas áreas ou segmentos. Em muitos casos, não são apenas os recém-chegados que se sentem estrangeiros quando participam de uma reunião. É comum que quem atua em engenharia, por exemplo, não entenda várias expressões do time de RH  – e vice-versa. Se você já se sentiu um pouco perdido, não precisa se desesperar. Nós podemos ajudar!

Glossário: o que significam as expressões corporativas mais utilizadas nas empresas

Para se tornar fluente na linguagem dos colegas de trabalho, confira o que significam algumas das expressões corporativas que você mais vai ouvir nas empresas. 

ASAP

Quando alguém pedir para você fazer alguma coisa ASAP, pode entender o pedido como uma urgência. ASAP é a sigla para “as soon as possible”, que em português quer dizer “o mais rápido possível”.

Avaliação 360 graus

O nome é estranho, mas não representa um grande risco para ninguém. A avaliação 360 graus é um método de análise de funcionários que algumas empresas utilizam para obter uma análise completa, ou seja, “sob todos os ângulos” (daí o nome 360 graus). Nesse método, cada pessoa faz uma auto-avaliação e também recebe avaliações de pares, chefes, subordinados (se for o caso). 

B2B, BtoB, B2C, B2B2C e variações

Essas siglas indicam se um negócio é feito para outras empresas (B2B, ou seja, business to business) ou para consumidor final (B2C). A mais recente delas é a B2B2C, que indica os dois passos no mesmo negócio. 

Backoffice

Significa o pessoal responsável pela área de suporte, que não tem contato direto com clientes da empresa. 

Benchmarking

Há alguns anos, benchmarking era uma febre nas empresas. O termo já não é mais tão queridinho, mas ainda é bastante utilizado. O que quer dizer? É uma comparação entre empresas do mesmo segmento. Sua empresa pode fazer um benchmarking com as concorrentes para ver onde elas são melhores e o que é possível aprender com elas. 

Brainstorming

A “tempestade de ideias”, na tradução literal (mas atenção porque ninguém usa esse termo em português, ta?) nada mais é do que uma reunião informal em que as pessoas podem dar ideias livremente, sem se preocupar tanto em saber se fazem ou não sentido. O objetivo é mesmo o de estimular a criatividade para buscar soluções “fora da caixa” (sim, também temos este termo, está ali embaixo). 

Briefing

Briefing são as informações iniciais que uma pessoa recebe para realizar algum trabalho. Por exemplo, você pode receber um briefing para saber o que deve ou não colocar no relatório semanal que entrega para os colegas. É simples mesmo. 

Budget

Esta pode ser traduzida literalmente para o português. Budget significa orçamento – e, sim, você pode usar qualquer um dos termos porque ambos são bem utilizados e compreendidos nas empresas. 

Call to action

É literalmente uma “chamada para ação”, mas, na prática, call to action significa instigar o usuário a fazer alguma coisa. Exemplo? Aqui no final do nosso post, temos um call to action para você cadastrar seu currículo na Vagas. É isso. 

Compliance

Outra expressão corporativa que está em alta. Compliance quer dizer seguir os regulamentos internos e externos da empresa. Ou seja, fazer tudo certinho, como deve ser feito, sem quebrar regras. 

Core Business

É o negócio principal da empresa. 

Disrupção

É uma grande transformação ou uma mudança completa provocada por alguma inovação. 

Downsizing

Nas empresas, normalmente significa reduzir o número de funcionários. 

ESG

Prepare-se porque você ainda vai ouvir falar muito nesta sigla que resume os termos Environmental, Social and Corporate Governance (ambiente, social e governança empresarial). Na prática, o ESG representa uma série de critérios que indicam se uma empresa é ou não responsável ambiental, social e financeiramente. Ou seja, se ela cumpre critérios de conduta em relação ao meio ambiente, às pessoas (entre elas seus colaboradores, fornecedores, clientes e também a comunidade em torno dela) e às regras de tributação, remuneração, liderança etc. E vale observar que, apesar de ser uma sigla em inglês, aqui nós pronunciamos as três letras em português: ê-ésse-gê. 😉 

Fora da caixa

Pensar ‘fora da caixa’ significa ter ideias incomuns que possam trazer alguma inovação para a empresa ou a área. 

Insight

Já ouviu alguém dizer que a reunião trouxe insights? Um insight é uma ideia que surge de repente a partir de uma conversa ou uma observação. 

KPI

KPI (também usado no plural KPIs) é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, o que quer dizer indicador de desempenho. Ajudou? Não muito, né? KPI é um conjunto de critérios para avaliar a performance de um negócio (ou uma área, um produto etc). Exemplos são tempo de espera no atendimento, taxa de cancelamento de pedidos, capacidade de produção, ociosidade etc. 

Market share

É a parte do mercado que a empresa tem. Por exemplo, a fabricante A de geladeira, que é líder de mercado, domina 45% das vendas do produto no país. Já a fabricante B, sua concorrente direta, tem 28%, e assim por diante. 

MVP

Muito utilizada no vocabulário das startups, a sigla indica Minimum Viable Product – ou, em português, produto viável mínimo. Quer dizer criar uma versão Versão mais simples de um produto que pode ser lançada com o menor investimento de esforço e desenvolvimento.

Omnichannel

Omnichannel é o termo que indica “todos os canais ao mesmo tempo”. Ele pode estar relacionado tanto à estratégia de comunicação, atendimento ao cliente ou vendas. Uma estratégia de comunicação omnichannel, por exemplo, pode ser uma campanha de marketing que envolve TV, internet e jornal impresso. O atendimento omnichannel é aquele em que o consumidor começa o contato por email, vai para o chat e termina pelo telefone sem que tenha de repetir toda a sua história porque a empresa tem um sistema integrado que reconhece o consumidor independentemente do canal que ele esteja utilizando. Venda omnichannel segue a mesma lógica: o consumidor pode comprar online e retirar na loja, comprar na loja e receber em casa, ou devolver na loja o produto que recebeu em casa com toda simplicidade do mundo. 


fonte:

https://www.vagas.com.br/profissoes/expressoes-corporativas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário