Se você está pensando em dar continuidade aos estudos, este é o momento de prestar atenção nas diferenças entre os termos pós-graduação, especialização e MBA para saber qual das alternativas é a mais adequada para o seu momento. Vamos lá?
Neste artigo você verá:
Especialização, mestrado, MBA: que é pós-graduação e quais são os principais tipos
Pós-graduação é todo tipo de formação acadêmica que você só pode fazer depois de terminar a graduação. A pós-graduação pode ser uma especialização, que é um tipo de curso mais focado no mercado de trabalho, ou um mestrado ou doutorado, que envolvem pesquisa e, no final, entregam título de mestre ou doutor. Há também a opção de fazer um MBA, que é o tipo de pós-graduação focado em administradores e executores na área de gestão de empresas, marketing e negócios.
A escolha entre os tipos de pós-graduação não é simples, até porque há uma oferta imensa de cursos no mercado brasileiro. Por isso, é preciso entender o que cada um oferece e como pode complementar a sua formação. A seguir vamos entender melhor o que é cada um.
O que é especialização
Especialização é um tipo de pós-graduação chamada lato sensu. Essa expressão em latim significa (literalmente) “em sentido amplo”. Em geral, a especialização é uma formação voltada para o mercado de trabalho. O que isso significa? Que ela é focada nas necessidades das pessoas que atuam (ou querem atuar) em empresas.
Para quem a especialização é a melhor opção
A especialização é o curso ideal para quem trabalha em uma área e quer se especializar em algum assunto específico. Por exemplo, se você cursou marketing há algum tempo, é possível que não tenha visto na graduação muitas das ferramentas utilizadas hoje em marketing digital (o que é totalmente compreensível porque tudo muda muito rápido o tempo todo). A mesma lógica vale para quem se formou em qualquer curso relacionado à Tecnologia da Informação. Para se manter atualizado e se especializar em alguma linguagem de programação, por exemplo, você pode investir em um curso de especialização.
Em geral, este tipo de pós-graduação tem duração mínima de 360 horas (18 meses, em média). No final, você recebe um certificado de conclusão que pode ser um diferencial importante para sua carreira.
O que é mestrado e quais são os principais tipos
Mestrado é uma pós-graduação stricto sensu, o que significa “sentido estrito”. Existem basicamente dois tipos de mestrado no Brasil: o Mestrado Profissional e o Mestrado Acadêmico.
O que é Mestrado profissional
O Mestrado Profissional enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. É esta a única diferença em relação ao Acadêmico, mas é ela que facilita sua atuação tanto na área acadêmica quanto no mercado de trabalho. Sua duração mínima é de 24 meses e engloba cursos de administração, engenharias, ensino e áreas interdisciplinares. Ao terminar o curso, você recebe diploma e título de mestre, e pode, com isso, partir para o doutorado.
O que é Mestrado Acadêmico
O Mestrado Acadêmico funciona como uma porta de entrada para a área de pesquisa. Ao iniciar os estudos, sob a orientação de um doutor na área escolhida e durante um período, usualmente de 24 meses, o aluno realiza pesquisas que deverão resultar em uma dissertação sobre um determinado assunto escolhido, com metodologia adequada ao desenvolvimento do trabalho, este inserido em todas as áreas do conhecimento. É indicado para os graduados que desejam seguir uma vida acadêmica, aprofundando as pesquisas após o primeiro contato na faculdade. Ainda assim, nada impede você de fazer um Mestrado Acadêmico e continuar atuando no mercado de trabalho, ok? Ao concluir o curso, você recebe diploma e título de mestre, e pode seguir para o doutorado, se for o caso.
O que é MBA
Sigla do inglês Master Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios), o MBA é uma pós-graduação destinada a administradores e executores na área de gestão de empresas, marketing e negócios. Sua duração, em média, é de 18 meses, e o concluinte não recebe título de mestrado (devido a uma mudança na lei em 2001, que colocou o MBA na categoria de Pós-graduação Lato Sensu), mas um certificado de conclusão – também bastante valorizado pelo mercado.
Para quem o MBA é o curso mais indicado
Em geral, o MBA é indicado para aqueles que já têm experiência profissional e querem se preparar tanto para liderar pessoas quanto para entender os negócios de uma forma macro.
Ele também pode ser muito útil para a carreira de quem tem graduação em alguma área técnica (engenharia, enfermagem, medicina, direito) e quer seguir uma carreira de gestão, assumindo uma diretoria e liderando pessoas, por exemplo.
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário