Neste artigo você verá:
Habilidades interpessoais no trabalho facilitam a comunicação entre equipes. Elas são importantes para melhorar o relacionamento com seu chefe, seus colegas, clientes e fornecedores, criando um ambiente de trabalho agradável a todos.
Habilidades interpessoais são valorizadas no mercado de trabalho para as mais diversas funções e em qualquer tipo de empresa. Isso porque tanto profissionais que passam a maior parte do dia montando planilhas quanto aqueles que atendem clientes o tempo todo precisam saber se relacionar com pessoas.
O que são habilidades interpessoais?
Habilidades interpessoais são qualidades ou capacidades que tornam o relacionamento entre as pessoas mais fácil e eficiente.
Quando falamos de habilidades interpessoais para o trabalho, estamos falando da forma como nos portamos e nos comunicamos com colegas, chefes, equipe, clientes e fornecedores para criar um ambiente de trabalho em que todos se sintam motivados e seguros.
Tipos de habilidades interpessoais
Existem vários tipos de habilidades interpessoais. Algumas estão relacionadas à capacidade de comunicação, outras são mais ligadas à liderança. Todas elas, porém, estão relacionadas à forma como você consegue se relacionar com as pessoas.
Alguns tipos de habilidades interpessoais:
- comunicação;
- liderança;
- relacionamento;
- trabalho em equipe.
Habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho
Confira a seguir algumas das habilidades interpessoais mais valorizadas no mercado de trabalho e entenda por que as empresas querem profissionais com essas qualidades.
Assertividade
É a capacidade de ser objetivo nas suas falas e se fazer entender. Muita gente confunde assertividade com a capacidade de acertar alguma coisa, mas um termo não está relacionado a outro.
Um profissional com assertividade consegue passar a mensagem desejada de forma mais rápida e eficiente do que alguém que se perde no que está falando e dá muitas voltas para chegar ao assunto principal.
Capacidade de ouvir
Parece brincadeira, mas não é. A capacidade de ouvir o que as pessoas falam é uma habilidade interpessoal valiosa e em falta no mercado. Quem sabe ouvir agiliza a troca de informações, aprende mais e ainda evita erros.
Quer saber mais sobre isso? Confira 7 dicas para aprender a ouvir mais do que falar.
Colaboração
Na era da conexão, trabalhar de forma colaborativa é muito importante, seja por meio de uma ferramenta online ou assumindo uma postura de colaboração com os colegas para o planejamento ou a execução de qualquer tarefa.
As empresas em geral vêm valorizando mais as pessoas que conseguem agregar valor às equipes do que aquelas que enxergam todos os outros como potenciais concorrentes.
Atitude positiva
A atitude positiva é aquela habilidade que faz um profissional olhar para um desafio e dizer “não é fácil, mas vamos lá” em vez de simplesmente falar “é impossível”.
É também essa habilidade que torna uma pessoa capaz de ver o lado positivo das coisas, o que contribui indiretamente para um ambiente de trabalho mais agradável e harmônico.
Entende por que as empresas estão buscando pessoas com esse tipo de postura?
Autocontrole
Você pode não estar num dia bom, pode receber uma bronca que não merecia ou pode ter toda razão em uma discussão com o colega. Se você tiver autocontrole, nenhuma dessas situações fará com que você grite com alguém ou saia da reunião batendo a porta.
Empatia
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro para entender o que a pessoa sente e o que ela quer dizer. É uma capacidade importante porque aumenta o entendimento e o senso de pertencimento, o que faz que todos se sintam mais seguros.
Quer saber mais? Veja 3 maneiras de aumentar a empatia no trabalho.
Como desenvolver habilidades interpessoais
Para desenvolver habilidades interpessoais, siga estes passos:
- identifique as habilidades que você tem e as que precisa melhorar;
- foque seus esforços no segundo grupo;
- crie situações em que você possa treinar essas habilidades. Por exemplo, tente praticar a escuta ativa durante uma conversa informal no café ou tente dar uma orientação mais prática (assertiva, lembra?) quando for ajudar alguém;
- observe pessoas que têm as habilidades que você precisa desenvolver e inspire-se nelas;
- analise sua evolução de tempos em tempos. Se achar interessante, peça feedbacks às pessoas mais próximas profissionalmente.
Como dispor as habilidades interpessoais no currículo
Citar suas habilidades interpessoais no currículo não é uma tarefa muito simples. O currículo, afinal, deve ser um documento objetivo que conta a sua história profissional. Não é exatamente o lugar para você declarar que é uma pessoa empática ou assertiva quando precisa.
O ideal, então, é que você demonstre que tem essas características quando detalhar suas funções em determinados cargos ou no seu resumo profissional.
Por exemplo, você não deve dizer no currículo que se relaciona bem com as pessoas porque tem uma atitude positiva. O que você pode escrever é que aceitou determinado desafio e obteve resultados (descrevendo o desafio e os resultados).
Você também pode explicar que trabalhava de forma colaborativa com diversas pessoas ou equipes.
O que falar sobre habilidades interpessoais na entrevista
Na entrevista de emprego, por outro lado, se o(a) recrutador(a) perguntar, você pode falar abertamente sobre suas habilidades interpessoais.
É possível, por exemplo, que ele pergunte como você se relacionava com seu ex-chefe ou seus colegas de trabalho. O que ele quer saber é se você tem o perfil adequado para ocupar a vaga em questão e trabalhar com as pessoas que compõem aquela equipe.
A dica? Para responder da melhor forma, você pode citar suas habilidades e em seguida fornecer exemplos reais de situações que demonstraram a habilidade em ação.
Quais habilidades interpessoais você já tem e quais você acredita que precisa desenvolver? Se quiser se desenvolver, confira dicas que vão ajudar a melhorar a sua comunicação no trabalho!
fonte:
https://www.vagas.com.br/profissoes/habilidades-interpessoais/
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