segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Como conseguir mais adaptabilidade no trabalho

 Imagem de funcionários em uma mesa de reunião trabalhando e conversando

A adaptabilidade no trabalho é cada vez mais importante para a sobrevivência e a evolução no mercado de trabalho. E não é para menos. Quer ver só?

O mundo dos negócios está passando por uma rápida transformação devido a fatores como automação, inteligência artificial, globalização e mudanças nas necessidades das empresas e dos consumidores.

Essas mudanças têm criado desafios significativos para os trabalhadores e as organizações, tornando a adaptabilidade uma competência fundamental para o sucesso no mercado de trabalho atual.

Tanto é que o Fórum Mundial Econômico destaca consistentemente a habilidade de adaptação como uma competência crítica no futuro do trabalho.

Em seus relatórios, o Fórum frisa a importância da aprendizagem contínua, do desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, e da capacidade de os trabalhadores de se ajustarem a mudanças em um mercado de trabalho em rápida evolução.

Saiba que a capacidade de adaptação pode ser desenvolvida por todo profissional que queira adequar seu perfil às novas exigências do mercado. Quer saber como? Continue lendo esse nosso post! 

Veja também: Aprenda o que são soft skills, conheça a importância e saiba como desenvolver!

Neste artigo você verá:

O que é adaptabilidade no trabalho?

A adaptabilidade no trabalho é a capacidade de profissionais e organizações de se ajustarem e responderem rapidamente às mudanças no ambiente de negócios e do trabalho, tais como automação, inteligência artificial, globalização e mudanças sociais

Trata-se de uma habilidade importante no mundo empresarial em constante evolução e dinâmico e que envolve as seguintes características: 

  • resiliência;
  • flexibilidade;
  • abertura à mudança.  

O que é um profissional adaptável?

Um profissional adaptável é alguém que possui a capacidade e a disposição para se ajustar e responder eficazmente a mudanças constantes no ambiente de negócios e de trabalho. Mas o que exatamente caracteriza esse tipo de profissional?  

Esse perfil costuma buscar soluções criativas para problemas e desafios que surgem no local de trabalho. Ele também é um profissional versátil, resiliente e orientado para a aprendizagem contínua. 

Além do mais, profissionais com esse tipo de perfil são ativos em sua busca por novas oportunidades de crescimento e são capazes de se ajustar a uma variedade de situações de trabalho, mantendo um alto nível de desempenho e eficácia. 

Se ainda assim o conceito de adaptabilidade ficou vago. Convidamos você a assistir ao filme “Os Estagiários”. Estrelado por Vince Vaughn e Owen Wilson, o filme aborda de forma divertida muitos aspectos importantes da adaptabilidade no mercado de trabalho.Ele destaca como profissionais de diferentes origens e idades podem se adaptar às mudanças, aprender novas habilidades e contribuir para empresas inovadoras.

Qual a importância da adaptabilidade dentro do ambiente de trabalho?

A adaptabilidade é uma habilidade fundamental para qualquer funcionário, pois permite que ele permaneça produtivo e eficiente mesmo diante de obstáculos inesperados. Essas competências tornam este tipo de perfil profissional altamente valorizado em um ambiente de trabalho em constante evolução.

Por que a adaptabilidade é uma soft skill requisitada no mercado de trabalho?

A adaptabilidade no trabalho é cada vez mais valorizada pelos empregadores, pois as organizações enfrentam um ambiente de negócios em constante mudança, impulsionado pela tecnologia, pela globalização e por outras forças. 

Embora algumas pessoas sejam naturalmente mais adaptáveis do que outras, é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo do tempo com a prática. 

Para os empregadores, a contratação de funcionários adaptáveis pode ajudar a reduzir a rotatividade e criar uma força de trabalho mais flexível. Aqui estão outros benefícios da adaptabilidade no local de trabalho:

  • agilidade organizacional: profissionais adaptáveis permitem que as empresas sejam mais ágeis na resposta a mudanças nas condições de mercado, regulamentações e demandas dos clientes;
  • inovação: perfis adaptáveis são frequentemente inovadores. Eles estão dispostos a pensar de forma criativa e a buscar soluções originais para problemas do dia a dia;
  • eficiência: os profissionais com essa característica são bons em encontrar maneiras de fazer as coisas de forma mais eficaz e em se adaptar a novos processos ou tecnologias;
  • gestão de mudanças: os profissionais podem desempenhar um papel crucial na transição suave para novas diretrizes, processos ou estratégias.

Veja também: Exemplos de autoavaliação profissional: 19 perguntas para se fazer

Como o mercado busca por esses profissionais?

Não é fácil, em um primeiro olhar, identificar se o candidato possui ou não o perfil adaptável. Como, então, os recrutadores conseguem identificar essa característica nos profissionais?

Existem várias ferramentas e abordagens de recrutamento e seleção que podem ajudar a identificar profissionais adaptáveis durante o processo de contratação, aqui estão algumas delas:

Entrevistas comportamentais

Durante as entrevistas, os recrutadores podem fazer perguntas que avaliam a capacidade do candidato de se adaptar a situações de mudança. Por exemplo, podem perguntar sobre experiências anteriores em que o candidato teve que enfrentar mudanças inesperadas e como ele lidou com isso.

Testes de personalidade

Alguns testes de personalidade, como o teste DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade) podem ajudar a identificar traços de personalidade relacionados à adaptabilidade, como abertura a novas experiências, flexibilidade e tolerância à incerteza.

Testes de resolução de problemas

Testes que apresentam cenários de resolução de problemas complexos podem ajudar a identificar como os candidatos abordam e se adaptam a desafios inesperados.

Avaliação de competências

Utilizar avaliações de competências específicas relacionadas à adaptabilidade pode ser útil. Por exemplo, testes de resolução de problemas, tomada de decisão sob pressão e criatividade podem revelar a capacidade de um candidato de se adaptar a desafios e mudanças.

Entrevistas situacionais 

Nesse tipo de entrevista, os candidatos são apresentados a situações figurativas e são solicitados a descrever como agiriam. Isso pode revelar como eles se adaptariam a desafios específicos.

É importante lembrar que a adaptabilidade não é uma característica única e pode se manifestar de várias maneiras. Portanto, uma combinação de várias ferramentas e abordagens é frequentemente mais eficaz para avaliar essa qualidade em candidatos. 

Como desenvolver a adaptabilidade no trabalho?

Agora que você conhece o significado, os benefícios e como o mercado busca por profissionais com adaptabilidade, vamos ver agora de que forma você consegue adquirir essa habilidade.

Aqui estão algumas dicas para crescer, construir, melhorar ou refinar suas habilidades de se adaptar a diversas circunstâncias:

Aprenda com os outros

Observe pessoas que você admira no local de trabalho e aprenda com sua forma de se expressar e entregar resultados. 

Alguém da área financeira, por exemplo, sabe como apresentar resultados negativos com uma mensagem positiva para o futuro? Aprenda com ele. 

Alguém de TI consegue reunir pessoas de equipes diferentes para pensar em soluções inovadoras? Use isso para se inspirar.

Esteja confiante e aberto a melhorias

Você precisa conhecer as lacunas entre seus níveis de desempenho reais e aqueles desejados. Esse insight impulsiona a mudança de comportamento. Mas lembre-se: você deve equilibrar autoconsciência com autoconfiança. Sem autoconfiança, o aumento das necessidades de conscientização pode ser desanimador e desmotivador.

Busque qualificação

Reavaliar e requalificar sua carreira é essencial para que você consiga se adaptar às novas exigências da sua área e ampliar seu repertório. Mas de que forma isso ajuda você a se adaptar?

A requalificação desempenha um papel essencial na conquista da adaptabilidade no mercado de trabalho, te preparando para enfrentar mudanças e desafios. É uma estratégia eficaz para te ajudar a se manter relevante e a contribuir de maneira significativa para sua organização.

Veja o lado bom de situações delicadas

Nem sempre é fácil encontrar pontos positivos em projetos que não saem conforme o planejado, mas saber tirar algo de bom dessas situações é um excelente exemplo de capacidade de se adaptar às mudanças. Por quê?  

Isso porque exige que você reformule seu foco, muitas vezes dando um passo atrás e vendo as coisas de forma menos crítica e objetiva. 

Se encontrar pontos positivos for realmente impossível, tente pelo menos listar o que você aprendeu quando as coisas não saíram conforme o planejado.

Permita-se errar

Cometer erros pode ser frustrante, porém, gerenciar as consequências de um erro pode ajudar a melhorar suas habilidades de adaptabilidade. Se você aprender com seus erros, compartilhar novos conhecimentos e testar soluções alternativas, tem grande chances de tirar desses erros as mais importantes lições da sua vida profissional.

Faça perguntas

Questionar é uma ótima maneira de aprender mais e desafiar formas estabelecidas de fazer as coisas, um componente-chave para ser adaptável. Grandes líderes não nascem prontos e nem conseguem fazer tudo sozinhos.

Para se destacar no mercado de trabalho atual, é fundamental desenvolver e demonstrar sua capacidade de se adaptar às mudanças. Isso pode envolver a busca ativa por oportunidades de aprendizado, a disposição para assumir novos desafios e a demonstração de resiliência e criatividade em seu trabalho. A adaptabilidade é uma qualidade que não apenas ajuda na empregabilidade, mas também contribui para o sucesso profissional e pessoal a longo prazo.


fonte:

https://profissoes.vagas.com.br/adaptabilidade-no-trabalho/

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