segunda-feira, 31 de agosto de 2020

O que é e como montar um portfólio?


Veja como criar uma vitrine para mostrar seus melhores trabalhos a recrutadores e potenciais clientes

A melhor forma de mostrar e valorizar o seu trabalho é criar um tipo de vitrine para ele. E, para fazer isso, nada melhor do que descobrir como montar um portfolio. Quer saber por onde começar? Explicamos tudo neste post. Confira!

O que é um portfólio?

Se você trabalha em áreas de criação, publicidade, jornalismo e tecnologia – uma boa forma de mostrar o que você faz é criando um portfólio. 

De forma geral, o portfólio profissional é uma reunião de amostras dos melhores trabalhos que você já fez. Ele precisa ser criado com muito cuidado para atrair a atenção de quem vai ler e também deve ser compreensível para qualquer pessoa, principalmente para quem não participou desses trabalhos com você. Por isso, é importante que ele seja do tipo “auto explicativo”, seguindo uma lógica e oferecendo pequenas explicações do que se trata cada entrega.

Quando você está buscando emprego ou tentando conquistar um cliente, é o portfólio que mostra o que você é capaz de fazer. Ele mostra, na prática, suas habilidades e sua experiência. 

Hora extra: veja como calcular (até no home office)

 

Entenda o que diz a lei que limita a jornada de trabalho e faça as contas

Ampliar a jornada, trabalhar mais por dia não tem problema algum, desde que essa hora extra seja paga. A empresa produz e o trabalhador certamente ganha. Se ele trabalha mais, recebe mais. Ninguém perde, certo? Errado!

Como funciona a hora extra?

Horas extras são horas que você trabalha além da quantidade combinada com a empresa em seu contrato de trabalho. A lei que obriga o pagamento das horas extras existe para evitar abusos dos empregadores e também para proteger a saúde física e mental do empregado. 

Quando trabalha sem parar – e sem descanso –  você faz muitas horas extras e, consequentemente, ganhar mais no final do mês.  O que não percebemos,  pelo menos não tão cedo, é que deixamos de lado lazer,  convívio familiar, estudo, prática esportiva e até alimentação e higiene. Mais ou cedo ou mais tarde, nossa saúde vai pagar a conta por tudo isso. É nesse sentido que a lei protege o trabalhador inclusive dele mesmo.

O que a lei diz?

Precisa tirar Carteira de Trabalho? Siga estes passos


Documento registra sua atividade profissional e garante direitos trabalhistas como aposentadoria e FGTS

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que pode ser emitido para cidadãos brasileiros, que nasceram no Brasil ou foram naturalizados, que tenham 14 anos ou mais.

Ela é utilizada para registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Nela ficam registadas data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.

São esses registros que garantem ao trabalhador direitos trabalhistas como aposentadoria, seguro-desemprego e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Como e onde tirar Carteira de Trabalho?

A Carteira de Trabalho pode ser emitida de forma física ou digital. 

A versão física – em papel – é emitida nas sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), na Gerência Regional do Trabalho, nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou em postos de atendimento e prestação de serviços ao cidadão conveniados com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), como o Poupatempo (em São Paulo), o Ganha Tempo (em Goiás), a Casa do Cidadão (no Ceará), Unidade de Atendimento Integrado (em Minas Gerais).

Vagas de segunda-feira 31/08/2020 a sexta-feira 04/09/2020

 







































FONTE DAS IMAGENS: FONTE PRÓPRIA.