Incluir o trabalho voluntário no currículo é uma forma de demonstrar que você está desenvolvendo competências e ganhando experiência para buscar seu primeiro emprego ou para conquistar um cargo melhor. Isso porque atividades voluntárias expõem as pessoas a desafios, soluções de problemas, cumprimento de metas, relacionamento interpessoal, necessidade de liderança. E tudo isso acrescenta experiências ao currículo e histórias interessantes para contar nas entrevistas de emprego.
O que é trabalho voluntário e como funciona?
Trabalho voluntário, como o nome sugere, é um trabalho não remunerado que você faz para ajudar determinadas causas ou determinadas comunidades.
Você pode realizar uma atividade voluntária por meio de uma ONG, por exemplo. E essa atividade pode ser realizada em diversas áreas. Você pode fazer voluntariado em creches, asilos, hospitais, escolas, comunidades carentes etc.
Quais são os exemplos de trabalho voluntário?
Como a ideia do voluntariado é doar tempo para ajudar pessoas que precisam de ajuda, existem muitos tipos de trabalho voluntário.
Você pode, por exemplo, visitar idosos para conversar e ouvir suas histórias. Parece muito simples, mas esse tipo de atenção pode fazer muita diferença na vida de pessoas que se sentem abandonadas ou esquecidas pelos familiares.
Outro tipo de trabalho voluntário é organizar a arrecadação de roupas e alimentos para população de rua. Há também quem realize o trabalho de escuta dessa população. A ideia é a mesma do parágrafo acima, mas, em vez de ir a residências de idosos, você pode ir às ruas em grupos que são organizados para dar atenção a essa população.
Também existe muito espaço para trabalho voluntário em hospital. Muitas ONGs se organizam para levar atividades lúdicas a crianças que estão internadas e também a seus familiares.
Há também muitas pessoas que praticam voluntariado com animais, incentivando a adoção e resgatando aqueles que estão em perigo.
Além de tudo isso, você também pode fazer trabalho voluntário na sua área de formação ou de atuação. Se você cria sites, por exemplo, pode fazer isso voluntariamente para ONGs que precisam atrair mais doações ou até mais pessoas para sua causa. Opções não faltam.
Como inserir trabalho voluntário no currículo?
O trabalho voluntário no currículo deve entrar no campo informações complementares. Ele existe exatamente para que você possa destacar realizações que não cabem em outras partes do currículo, como cursos de curta duração, intercâmbio etc.
Normalmente, ele não oferece funções ou cargos específicos. As tarefas e atividades são distribuídas de acordo com as necessidades mais urgentes. Por isso, antes de escolher um trabalho voluntário, considere quais projetos têm mais a ver com sua área de atuação, quais são as atividades ou responsabilidades que você tem melhores condições de exercer/assumir.
Conseguir alinhar sua trajetória de carreira às necessidades da organização seria o cenário ideal. Se estiver difícil de encontrar tudo isso junto, procure algo que você tenha prazer em fazer, ainda que não agregue muito à sua carreira.
Qual é a importância do trabalho voluntário para sua carreira?
O voluntariado faz com que você conheça muitas pessoas, o que aumenta sua rede de relacionamentos. Esse é um dos principais benefícios que o trabalho voluntário empresta para sua vida profissional.
Deixar uma marca positiva para a maior quantidade possível de pessoas é uma boa estratégia de crescimento profissional. Para isso, a dica é tratar o voluntariado com profissionalismo. Sempre.
O trabalho voluntário também desenvolve algumas competências que têm impacto muito positivo nas organizações. Alguns exemplos são humildade e gratidão, que têm influência direta na liderança. Essas competências desenvolvem o cérebro, o espírito e as relações intra e interpessoais.
Aprender com os erros e/ou problemas dos outros, conhecer problemas iguais e/ou piores do que os seus, sentir-se útil ou contributivo para os outros – tudo isso é capaz de alterar a forma como percebemos e agimos no mundo. Como disse Elbert Green Hubbard, filósofo e escritor norte-americano: “O amor que nós damos é o único amor que mantemos”.
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/veja-como-incluir-trabalho-voluntario-no-curriculo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário