6 comportamentos que emperram sua promoção
Confira o que você pode fazer para ser promovido em 2018.
por João Xavier*
Se você está buscando uma promoção, eu tenho uma boa
notícia. Você pode conquistá-la a qualquer momento, inclusive agora,
nesta situação econômica aparentemente desfavorável.
IMAGEM: VAGAS.COM |
Minha experiência me mostrou que promoções nunca deixam de ocorrer –
seja porque em momentos de recessão as empresas precisam demitir um
gestor com salário alto
para promover alguém da equipe com salário mais baixo, seja porque, em
momentos de aquecimento da economia, as empresas precisam promover
rapidamente um profissional pleno (ou júnior) para assumir a posição
deixada pelo gestor sênior que saiu para ganhar mais no concorrente.
O que você precisa ter em mente, se estiver mesmo disposto a lutar
por um cargo mais alto, é que as empresas têm critérios para escolher
quem vai ser promovido avalia a postura e as atitudes
dos potenciais candidatos à promoção o tempo todo.
Isso significa, sim,
que uma escorregada aqui ou ali pode acabar com as suas chances, mesmo
que seu desempenho seja bom e que você definitivamente esteja vestindo a
camisa da empresa.
Quer saber quais são os comportamentos que mais emperram uma promoção?
Confira já!
Comportamentos que dificultam sua promoção
1. Ter problemas de relacionamento
Este é o primeiro da lista, afinal, como pode uma equipe funcionar
bem se o próprio gestor tem problemas para se relacionar com os
funcionários? E esse tipo de dificuldade é mais visível do que
imaginamos.
Se você tiver um problema desse tipo pode acreditar que até o
chefe do seu chefe ficará sabendo. Como este normalmente é o primeiro indicador levado em conta, minha dica é evitar desavenças, aparar as arestas e pensar muito antes de criar inimizades.
2. Não mostrar disponibilidade
Como anda sua disponibilidade para a empresa? Estou me referindo
àquela que sai da norma, que excede as 44 horas semanais. Claro que
fazer hora extra quase todos os dias é sinal de que há algo errado, mas
ficar até mais tarde durante o fechamento de um mês turbulento, por
exemplo, é bastante comum.
Dedicar um fim de semana a um projeto importante também é parte da
carreira daquele que cresce. E podemos ir além: você está disponível
para viagens? Para atender a um cliente no sábado? E para realizar
alguma tarefa de um colega que teve dificuldade ou mesmo se ausentou? O gestor tem que estar sempre à disposição
– do chefe, da equipe, da empresa.
E você não pode esperar ser
promovido para então se tornar disponível. Esse é um pré-requisito.
3. Bancar o bonzinho
Um gestor muitas vezes tem que tomar decisões impopulares. Às vezes
tem de fazer escolhas difíceis, tem que se preocupar com assuntos de
maior complexidade. Não dá para ser aquele paizão queridinho. Ser justo,
correto e ético já basta.
4. Ser mesquinho
O profissional mesquinho é aquele que contabiliza tudo. “Ontem
cheguei 7:55, tenho 5 minutos de crédito na casa!” É aquele que 2 anos
depois ainda joga na cara do chefe aquele dia perdido – quando teve de
antecipar sua volta de férias. É aquele que mede tudo, e depois cobra.
Mede até o esforço do colega: “eu trabalho mais do que ele”. É aquele
que nunca tira férias no final do ano (ou no carnaval), pois “perderia”
os feriados.
Tenho uma má notícia para quem pensa assim. Quanto mais alto na
hierarquia, menor o descanso – gerentes, por exemplo, aqueles com cargo
de confiança, não têm hora extra! O problema é que, amanhã, quando se
tornar um gestor, será sua vez de pedir esses dias, essas horas, esse
esforço a mais da sua equipe. Então, muito provavelmente, você cairá em
uma das duas armadilhas: 1) não achará justo pedir, afinal não achava
justo quando lhe pediam; ou 2) não terá moral para pedir.
5. Exagerar nas brincadeiras
Assim como no item “Bondade”, aqui também me refiro ao excesso,
afinal, criar um ambiente alegre e divertido é competência de um bom
gestor. O problema é deixar coisa fugir do controle e fazer tudo virar
brincadeira.
É difícil medir o quanto um profissional é brincalhão –
qualquer piadinha, por menor que seja, pode ser mal interpretada por um
chefe mal-humorado. Portanto, a dica é manter a neutralidade. Seja cordial e tenha leveza de espírito. Guarde as piadas para os amigos mais íntimos, longe da chefia.
6. Demonstrar falta de conhecimento
Para ser um bom gestor, você terá que conhecer muito bem sua empresa,
sua equipe, seu departamento, seu trabalho.
De outra forma, como poderá
orientar, oferecer suporte ou cobrar sua equipe se não souber
exatamente como o trabalho deve ser feito? Quem busca uma promoção deve
ter postura de aprendiz. Pode parecer paradoxal, mas temos que ter
domínio de muito conhecimento e ao mesmo tempo lembrarmos que ainda não sabemos tudo.
FONTE: VAGAS.COM
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